Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64 |
Resumo: | Resumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia. |
id |
PUC_GO-4_5ffe0f289f65cf828a8c1866bf66ad76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2771 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar BrasileiraResumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-6410.18224/educ.v16i1.2771Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64/1693http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/118http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/119Zanatta, Beatriz A.info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-27T17:39:05ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
title |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
spellingShingle |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira Zanatta, Beatriz A. |
title_short |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
title_full |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
title_fullStr |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
title_sort |
Contribuições da Filosofia Educacional de John Dewey para a Geografia Escolar Brasileira |
author |
Zanatta, Beatriz A. |
author_facet |
Zanatta, Beatriz A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta, Beatriz A. |
description |
Resumo: este artigo é uma contribuição para o entendimento das formulações teóricas de John Dewey (1859-1952) acerca da educação e do ensino de Geografia. Busca-se analisar as ideias de Dewey que ainda na atualidade permeiam as práticas pedagógicas da Geografia Escolar, particularmente no que diz respeito aos procedimentos didáticos. O texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tomou como fontes essenciais obras tanto do pensamento educacional (Democracia e educação e Como pensamos, de John Dewey), quanto do pensamento geográfico (Metodologia do ensino geográfico: introdução aos estudos de Geografia Moderna, de Delgado de Carvalho), consideradas clássicas em nosso meio. As leituras indicaram que muitas das ideias e dos princípios de Dewey encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino de Geografia, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo. Palavras-chave: Teorias da educação. Didática. Práticas pedagógicas. ensino de Geografia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64 10.18224/educ.v16i1.2771 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v16i1.2771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/47-64/1693 http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/118 http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/47-64/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013) 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v16i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661751730176 |