O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeta Issa, Silvia Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652
Resumo: A estrutura arquitetônica da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR) foi orga-nizada para instituir o sistema Escola-Fazenda, metodologia que buscava conciliar educação, trabalho e produção. A estrutura física da EAFUR foi um fator que alicer-çou a implantação do sistema. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura institucional e sua contribuição para implantação das práticas formativas desenvolvidas na Instituição de ensino que favoreceram o desenvolvimento de uma cultura escolar agrícola no período em que a EAFUR foi gerida pela Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI). A metodologia utilizada é documental, por meio de documentos localizados no arquivo do IF Goiano – Câmpus Urutaí. O suporte teórico contou com as contribuições de: Magalhães (2004), Buffa (2007), Escolano (2000), Viñao Frago (1995), Escolano e Viñao Frago (1998). A origem e o processo de instalação da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR), no período estudado, foram considerados para compreender o seu papel para a formação de uma cultura escolar agrícola.
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