O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652 |
Resumo: | A estrutura arquitetônica da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR) foi orga-nizada para instituir o sistema Escola-Fazenda, metodologia que buscava conciliar educação, trabalho e produção. A estrutura física da EAFUR foi um fator que alicer-çou a implantação do sistema. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura institucional e sua contribuição para implantação das práticas formativas desenvolvidas na Instituição de ensino que favoreceram o desenvolvimento de uma cultura escolar agrícola no período em que a EAFUR foi gerida pela Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI). A metodologia utilizada é documental, por meio de documentos localizados no arquivo do IF Goiano – Câmpus Urutaí. O suporte teórico contou com as contribuições de: Magalhães (2004), Buffa (2007), Escolano (2000), Viñao Frago (1995), Escolano e Viñao Frago (1998). A origem e o processo de instalação da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR), no período estudado, foram considerados para compreender o seu papel para a formação de uma cultura escolar agrícola. |
id |
PUC_GO-4_6ddacda891c4b9e4733d6ae1a207928a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6652 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar AgrícolaHistória da EducaçãoArquitetura Escolar; Cultura Escolar; História de Instituição Escolar.História de Instituições EscolaresA estrutura arquitetônica da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR) foi orga-nizada para instituir o sistema Escola-Fazenda, metodologia que buscava conciliar educação, trabalho e produção. A estrutura física da EAFUR foi um fator que alicer-çou a implantação do sistema. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura institucional e sua contribuição para implantação das práticas formativas desenvolvidas na Instituição de ensino que favoreceram o desenvolvimento de uma cultura escolar agrícola no período em que a EAFUR foi gerida pela Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI). A metodologia utilizada é documental, por meio de documentos localizados no arquivo do IF Goiano – Câmpus Urutaí. O suporte teórico contou com as contribuições de: Magalhães (2004), Buffa (2007), Escolano (2000), Viñao Frago (1995), Escolano e Viñao Frago (1998). A origem e o processo de instalação da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR), no período estudado, foram considerados para compreender o seu papel para a formação de uma cultura escolar agrícola.EDITORA DA PUC GOIÁSCaixeta Issa, Silvia Aparecida2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/665210.18224/educ.v22i1.6652Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e66521983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652/4653Direitos autorais 2020 Silvia Aparecida Caixeta Issainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T20:00:39ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
title |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
spellingShingle |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola Caixeta Issa, Silvia Aparecida História da Educação Arquitetura Escolar; Cultura Escolar; História de Instituição Escolar. História de Instituições Escolares |
title_short |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
title_full |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
title_fullStr |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
title_full_unstemmed |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
title_sort |
O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola |
author |
Caixeta Issa, Silvia Aparecida |
author_facet |
Caixeta Issa, Silvia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caixeta Issa, Silvia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Arquitetura Escolar; Cultura Escolar; História de Instituição Escolar. História de Instituições Escolares |
topic |
História da Educação Arquitetura Escolar; Cultura Escolar; História de Instituição Escolar. História de Instituições Escolares |
description |
A estrutura arquitetônica da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR) foi orga-nizada para instituir o sistema Escola-Fazenda, metodologia que buscava conciliar educação, trabalho e produção. A estrutura física da EAFUR foi um fator que alicer-çou a implantação do sistema. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura institucional e sua contribuição para implantação das práticas formativas desenvolvidas na Instituição de ensino que favoreceram o desenvolvimento de uma cultura escolar agrícola no período em que a EAFUR foi gerida pela Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI). A metodologia utilizada é documental, por meio de documentos localizados no arquivo do IF Goiano – Câmpus Urutaí. O suporte teórico contou com as contribuições de: Magalhães (2004), Buffa (2007), Escolano (2000), Viñao Frago (1995), Escolano e Viñao Frago (1998). A origem e o processo de instalação da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR), no período estudado, foram considerados para compreender o seu papel para a formação de uma cultura escolar agrícola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652 10.18224/educ.v22i1.6652 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v22i1.6652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652/4653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Silvia Aparecida Caixeta Issa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Silvia Aparecida Caixeta Issa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6652 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v22i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661809401856 |