Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338 |
Resumo: | A gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa. |
id |
PUC_GO-4_7326618caf63dc304a58acbd76c4fc55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7338 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação DocenteEducaçãoGestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa.37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensinoA gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa.EDITORA DA PUC GOIÁSMoreira, Eveline da Silva GontijoQueiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/733810.18224/educ.v22i1.7338Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e73381983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338/4533Direitos autorais 2020 Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7338Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.997Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
title |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
spellingShingle |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente Moreira, Eveline da Silva Gontijo Educação Gestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa. 37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensino |
title_short |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
title_full |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
title_fullStr |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
title_full_unstemmed |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
title_sort |
Gestão Escolar: Enfoques Teóricos, Concepções e Formação Docente |
author |
Moreira, Eveline da Silva Gontijo |
author_facet |
Moreira, Eveline da Silva Gontijo Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Eveline da Silva Gontijo Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa. 37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensino |
topic |
Educação Gestão escolar. Enfoques e Concepções de gestão. Formação docente. Práxis educativa. 37.07 Aspectos relacionados com a gestão de instituições de ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa. |
description |
A gestão escolar é um trabalho de mediação com vistas ao cumprimento das finalidades educacionais, as quais podem assumir sentido destoante de uma orientação filosófica emancipadora. A reflexão sobre a gestão escolar torna-se importante contribuição aos processos de formação docente para o exercício desse trabalho. Entendemos que, sem a reflexão teórica e crítica, a gestão assume um caráter praticista e burocrático, alinhando-se facilmente à lógica neoliberal. Assim, a partir de uma perspectiva crítica, refletimos sobre a gestão escolar, abordando os enfoques teóricos e as concepções a eles associados e aspectos relevantes da formação docente para a efetivação da práxis educativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338 10.18224/educ.v22i1.7338 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v22i1.7338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7338/4533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Eveline da Silva Gontijo Moreira, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e7338 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v22i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974804725760 |