O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659 |
Resumo: | Este artigo, fundamentado na perspectiva sociológica de Bourdieu, discute os conceitos de habitus e de campo da teoria bourdieusiana, considerando que, a partir da referida conceituação, é possível situar os professores de Língua Portuguesa desenvolvendo sua atividade profissional em um campo de saber específico, ou seja, esse professor é um agente social que transita no campo lingüístico. O ponto de reflexão centra-se em compreender quais habitus mobilizam a prática do professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio e se há especificidades em relação aos habitus em se tratandoà da profissãoà professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio. |
id |
PUC_GO-4_9d8cd297579ef6579acfb6828982067f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/659 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
O Habitus Professoral e o Campo LingüísticoEste artigo, fundamentado na perspectiva sociológica de Bourdieu, discute os conceitos de habitus e de campo da teoria bourdieusiana, considerando que, a partir da referida conceituação, é possível situar os professores de Língua Portuguesa desenvolvendo sua atividade profissional em um campo de saber específico, ou seja, esse professor é um agente social que transita no campo lingüístico. O ponto de reflexão centra-se em compreender quais habitus mobilizam a prática do professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio e se há especificidades em relação aos habitus em se tratandoà da profissãoà professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio.EDITORA DA PUC GOIÁS2009-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65910.18224/educ.v11i1.659Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 1 (2008); 61-831983-77711415-049210.18224/educ.v11i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659/511Pozzobon, Maria Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-25T14:43:23ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
title |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
spellingShingle |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico Pozzobon, Maria Margarete |
title_short |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
title_full |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
title_fullStr |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
title_full_unstemmed |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
title_sort |
O Habitus Professoral e o Campo Lingüístico |
author |
Pozzobon, Maria Margarete |
author_facet |
Pozzobon, Maria Margarete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozzobon, Maria Margarete |
description |
Este artigo, fundamentado na perspectiva sociológica de Bourdieu, discute os conceitos de habitus e de campo da teoria bourdieusiana, considerando que, a partir da referida conceituação, é possível situar os professores de Língua Portuguesa desenvolvendo sua atividade profissional em um campo de saber específico, ou seja, esse professor é um agente social que transita no campo lingüístico. O ponto de reflexão centra-se em compreender quais habitus mobilizam a prática do professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio e se há especificidades em relação aos habitus em se tratandoà da profissãoà professor de Língua Portuguesa de Ensino Médio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659 10.18224/educ.v11i1.659 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v11i1.659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/659/511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 1 (2008); 61-83 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v11i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661420380160 |