Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530
Resumo: Resumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial.
id PUC_GO-4_c64edb61ece51ce80ad764afedcdfb1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2530
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de PedagogiaResumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/253010.18224/educ.v15i2.2530Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530/1576Penna, Marieta Gouvêa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2530Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.401Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
title Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
spellingShingle Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
title_short Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
title_full Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
title_fullStr Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
title_sort Pista para se Repensar a Formação Inicial do Professor da Educação Básica em Cursos de Pedagogia
author Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_facet Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial.
description Resumo: o objetivo neste artigo é contribuir com o debate sobra a formação docente para as séries iniciais da educação básica, a partir de investigação sobre necessidades formativas expressas por professores da rede pública estadual do Paraná. O material empírico analisado foi produzido por professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional ?? PDE (2007 e 2008) de formação continuada do Estado do Paraná, na área de Pedagogia. A análise do material permitiu verificar algumas tendências nas necessidades formativas expressas pelos professores, focadas nas práticas em sala de aula e em questões relacionadas ao funcionamento da escola. Palavras-chave: Currículo e formação de professores. Pedagogia. Formação inicial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530
10.18224/educ.v15i2.2530
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i2.2530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2530/1576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973932310528