AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Elaine Abrahao
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1199
Resumo: Essa dissertação sobre a Avaliação do Desempenho objetiva contribuir para a discussão da natureza e aplicabilidade do instrumento de feedback em redes,nos cursos de graduação de Administração, dentro de uma proposta de avaliação interna, isto é, de auto-avaliação de cursos. Da dificuldade de realização do processo de auto-avaliação dos cursos superiores, emerge a questão-problema a ser pesquisada: em que sentido o instrumento de feedback em rede promove a qualidade da gestão de desempenho do Curso de Administração? Decide pelo estudo de caso múltiplo, de caráter descritivo e exploratório, como seu método de estudo em decorrência de três fatores: 1) a constatação de que existe pouco conhecimento acadêmico acerca do problema proposto; 2) a percepção de que a referida metodologia permite o estudo de fenômenos em profundidade no contexto; 3) a ampla difusão do feedback nas empresas brasileiras e, por outro lado, tem caráter inovador nas Instituições de Ensino Superior. Teoricamente, o projeto se sustenta nas contribuições de Taylor (1856-1915), com a administração científica; MacGregor (1906-1964), os estilos de liderança; Habermas (1987), a teoria da ação comunicativa; Enguita (1989), e as contradições do sistema capitalista presentes no contexto escolar e empresarial; Reis (2003), e o feedback em rede; Dias Sobrinho e Ristoff (2000), Trigueiro (2004), e a proposta de avaliação institucional para além da regulação. A pesquisa se desenvolveu em um Centro Universitário sediado em Minas Gerais e uma filial de uma Multinacional do ramo de telecomunicações, localizada em Goiânia-GO, que utilizam o feedback em rede para fazer a aproximação dessas realidades. O estudo foi conduzido por meio da pesquisa de campo (realização de entrevistas e aplicação de questionários), da revisão bibliográfica e da análise documental, analisados à luz do referencial teórico do SINAES. Os resultados revelaram uma convergência nas pesquisadas, favoráveis à validade do método para avaliação interna.
id PUC_GO_830bd73c62f26e354d633f98f050c450
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1199
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.Evaluation on school and entrepreneurial management performance and net feedback: a multiple case studyauto-avaliação de cursosfeedback em redegestão de desempenhoação comunicativaself evaluation of coursesnet feedbackmanagement performancecommunicative actionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEssa dissertação sobre a Avaliação do Desempenho objetiva contribuir para a discussão da natureza e aplicabilidade do instrumento de feedback em redes,nos cursos de graduação de Administração, dentro de uma proposta de avaliação interna, isto é, de auto-avaliação de cursos. Da dificuldade de realização do processo de auto-avaliação dos cursos superiores, emerge a questão-problema a ser pesquisada: em que sentido o instrumento de feedback em rede promove a qualidade da gestão de desempenho do Curso de Administração? Decide pelo estudo de caso múltiplo, de caráter descritivo e exploratório, como seu método de estudo em decorrência de três fatores: 1) a constatação de que existe pouco conhecimento acadêmico acerca do problema proposto; 2) a percepção de que a referida metodologia permite o estudo de fenômenos em profundidade no contexto; 3) a ampla difusão do feedback nas empresas brasileiras e, por outro lado, tem caráter inovador nas Instituições de Ensino Superior. Teoricamente, o projeto se sustenta nas contribuições de Taylor (1856-1915), com a administração científica; MacGregor (1906-1964), os estilos de liderança; Habermas (1987), a teoria da ação comunicativa; Enguita (1989), e as contradições do sistema capitalista presentes no contexto escolar e empresarial; Reis (2003), e o feedback em rede; Dias Sobrinho e Ristoff (2000), Trigueiro (2004), e a proposta de avaliação institucional para além da regulação. A pesquisa se desenvolveu em um Centro Universitário sediado em Minas Gerais e uma filial de uma Multinacional do ramo de telecomunicações, localizada em Goiânia-GO, que utilizam o feedback em rede para fazer a aproximação dessas realidades. O estudo foi conduzido por meio da pesquisa de campo (realização de entrevistas e aplicação de questionários), da revisão bibliográfica e da análise documental, analisados à luz do referencial teórico do SINAES. Os resultados revelaram uma convergência nas pesquisadas, favoráveis à validade do método para avaliação interna.This dissertation on Performance Evaluation has as its objective a contribution to the discussion of the nature and application of the feedback tool in the undergraduate courses of Administração (Administration). This feedback would be a proposal for internal evaluation, i.e., the self evaluation of courses. Out of the difficulty of a self evaluation process for the undergraduate courses, emerges a problem-question to be researched: in what way does the net feedback tool promote a management quality of the performance of the Administration course? The study of multiple case is chosen, having a descriptive, and exploratory character as its method of study due to three factors: 1) assuming the existence of little academic knowledge about the proposed problem, 2) the methodology allows the deep study of phenomena in context, 3) feedback in Brazilian companies is ample but it has an innovative character at the universities. Theoretically, the project supports itself from the contributions of: Taylor (1856 1915), with scientific administration; MacGregor (1906 1964), leadership styles; Habermas (1987), the communicative action theory; Enguita (1989), today s contradictions in the capitalist system; Reis (2003), net feedback; Dias Sobrinho e Ristoff (2000), Trigueiro (2004), institutional evaluation. The sample is taken from the observation of a University Center (MG) and a Mexican Multinational branch in the telecommunication field, located in Goiânia GO, which uses the net feedback to bring these realities close together. The study was done through in locus research, through a bibliographical review, documental analysis, interviews and questionnaire application.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoNonata, Antônia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/2277902850612522Amaral, Elaine Abrahao2016-07-27T13:54:06Z2008-06-252007-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARAL, Elaine Abrahao. Evaluation on school and entrepreneurial management performance and net feedback: a multiple case study. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T19:47:36Zoai:ambar:tede/1199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T19:47:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
Evaluation on school and entrepreneurial management performance and net feedback: a multiple case study
title AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
spellingShingle AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
Amaral, Elaine Abrahao
auto-avaliação de cursos
feedback em rede
gestão de desempenho
ação comunicativa
self evaluation of courses
net feedback
management performance
communicative action
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
title_full AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
title_fullStr AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
title_sort AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E EMPRESARIAL E O FEEDBACK EM REDE: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS.
author Amaral, Elaine Abrahao
author_facet Amaral, Elaine Abrahao
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nonata, Antônia Ferreira
http://lattes.cnpq.br/2277902850612522
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Elaine Abrahao
dc.subject.por.fl_str_mv auto-avaliação de cursos
feedback em rede
gestão de desempenho
ação comunicativa
self evaluation of courses
net feedback
management performance
communicative action
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic auto-avaliação de cursos
feedback em rede
gestão de desempenho
ação comunicativa
self evaluation of courses
net feedback
management performance
communicative action
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa dissertação sobre a Avaliação do Desempenho objetiva contribuir para a discussão da natureza e aplicabilidade do instrumento de feedback em redes,nos cursos de graduação de Administração, dentro de uma proposta de avaliação interna, isto é, de auto-avaliação de cursos. Da dificuldade de realização do processo de auto-avaliação dos cursos superiores, emerge a questão-problema a ser pesquisada: em que sentido o instrumento de feedback em rede promove a qualidade da gestão de desempenho do Curso de Administração? Decide pelo estudo de caso múltiplo, de caráter descritivo e exploratório, como seu método de estudo em decorrência de três fatores: 1) a constatação de que existe pouco conhecimento acadêmico acerca do problema proposto; 2) a percepção de que a referida metodologia permite o estudo de fenômenos em profundidade no contexto; 3) a ampla difusão do feedback nas empresas brasileiras e, por outro lado, tem caráter inovador nas Instituições de Ensino Superior. Teoricamente, o projeto se sustenta nas contribuições de Taylor (1856-1915), com a administração científica; MacGregor (1906-1964), os estilos de liderança; Habermas (1987), a teoria da ação comunicativa; Enguita (1989), e as contradições do sistema capitalista presentes no contexto escolar e empresarial; Reis (2003), e o feedback em rede; Dias Sobrinho e Ristoff (2000), Trigueiro (2004), e a proposta de avaliação institucional para além da regulação. A pesquisa se desenvolveu em um Centro Universitário sediado em Minas Gerais e uma filial de uma Multinacional do ramo de telecomunicações, localizada em Goiânia-GO, que utilizam o feedback em rede para fazer a aproximação dessas realidades. O estudo foi conduzido por meio da pesquisa de campo (realização de entrevistas e aplicação de questionários), da revisão bibliográfica e da análise documental, analisados à luz do referencial teórico do SINAES. Os resultados revelaram uma convergência nas pesquisadas, favoráveis à validade do método para avaliação interna.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-28
2008-06-25
2016-07-27T13:54:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Elaine Abrahao. Evaluation on school and entrepreneurial management performance and net feedback: a multiple case study. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1199
identifier_str_mv AMARAL, Elaine Abrahao. Evaluation on school and entrepreneurial management performance and net feedback: a multiple case study. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253372850176