DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1087 |
Resumo: | A presente disser tação tem como objet ivo invest igar e analisar o professor homem na educação infant il da rede municipal de ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. A invest igação orientou-se por questões como: existem muitos professores homens nesta etapa da educação básica? Como o professor homem se const itui/se constrói nesse espaço social que é composto majoritar iamente por mulheres? Como os pais de alunos(as) e colegas de t rabalho percebem o professor homem na educação infant il? Esta invest igação desenvolveu-se mediante estudo bibl iográf ico, anál ise documental , aplicação de quest ionár ios e entrevistas. Levantou-se dados sobre as inst ituições de educação infant il de Rio Verde, destacando o número de inst ituições e de professores e professoras que nelas atuam, por sexo. Pode-se dizer que se tornou um habitus o reconhecimento de mulheres nessa mesma função. Ident if icou-se que a atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde na educação infant il é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais. Constatou-se ainda que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de caracter íst icas da prát ica docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mant ido pela violência simból ica. Teve-se como suporte teór ico para esta pesquisa estudos que nos permit i ram conceituar e contextual izar gênero e docência real izados por autores(as) como Scot t (1995), Louro (2011), Assunção (1996), Carvalho (1999) e Rosemberg (2001). Os conceitos de Habitus e de violência simból ica, de Pierre Bourdieu (2011) , e os estudos sobre masculinidades, de Robert Connel (1995) , auxil iaram-nos no entendimento e na sustentação teórica para as questões que nos propomos a desenvolver . |
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DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).Educação Infant ilRelações Sociais e de GêneroDocência e GêneroNursery SchoolsSocial relat ions and genderTeaching and GenderCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente disser tação tem como objet ivo invest igar e analisar o professor homem na educação infant il da rede municipal de ensino de Rio Verde (GO) e como este é percebido pela comunidade escolar. A invest igação orientou-se por questões como: existem muitos professores homens nesta etapa da educação básica? Como o professor homem se const itui/se constrói nesse espaço social que é composto majoritar iamente por mulheres? Como os pais de alunos(as) e colegas de t rabalho percebem o professor homem na educação infant il? Esta invest igação desenvolveu-se mediante estudo bibl iográf ico, anál ise documental , aplicação de quest ionár ios e entrevistas. Levantou-se dados sobre as inst ituições de educação infant il de Rio Verde, destacando o número de inst ituições e de professores e professoras que nelas atuam, por sexo. Pode-se dizer que se tornou um habitus o reconhecimento de mulheres nessa mesma função. Ident if icou-se que a atuação docente dos professores homens do município de Rio Verde na educação infant il é marcada por relações de poder que permeiam as relações sociais e de gênero presentes nos espaços sociais. Constatou-se ainda que homens em espaços considerados historicamente como femininos apresentam a manutenção de caracter íst icas da prát ica docente associadas à masculinidade tradicional, como um habitus cultural mant ido pela violência simból ica. Teve-se como suporte teór ico para esta pesquisa estudos que nos permit i ram conceituar e contextual izar gênero e docência real izados por autores(as) como Scot t (1995), Louro (2011), Assunção (1996), Carvalho (1999) e Rosemberg (2001). Os conceitos de Habitus e de violência simból ica, de Pierre Bourdieu (2011) , e os estudos sobre masculinidades, de Robert Connel (1995) , auxil iaram-nos no entendimento e na sustentação teórica para as questões que nos propomos a desenvolver .The present dissertat ion aims at invest igat ing and analyzing how municipal - run nursery school male teachers f rom Rio Verde, State of Goiás, are seen by the school community. The study intended to answer the following quest ions: are there many nursery male teachers in basic educat ion? How does a male teacher consist himself in a social space that has mainly female teachers? How do the students´ parents and coworkers see male teachers in nursery schools? For this study, it was invest igated the inst itut ions and the number of male and female teachers that work in municipal - run nursery schools of Rio Verde. I t can be assumed that acknowledgement of women in this f ield of work became a habitus. I t was possible to ident ify that male teacher ´s pract ice in nursery schools in Rio Verde is expressed by power relat ions that run through social and gender relat ions in social spaces. Moreover, male teachers in places historical ly considered women´s spaces maintain t radit ional mascul inity in teaching pract ice, as cultural habitus kept by symbolic violence. The discussion and theor izat ion of gender and teaching were based on Scot t (1995), Louro (2011) , Assunção (1996), Carvalho (1999) and Rosemberg (2001). Bourdieu´s concepts of habitus and symbol ic violence and Robert Connel´s studies (1995) of mascul inity were used in order to understand and give theoret ical support to the invest igat ion.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Costa, Carmem Lúciahttp://lattes.cnpq.br/2260768637895317Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Nunes, Patrícia Gouvêa2016-07-27T13:52:56Z2013-10-162013-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Patrícia Gouvêa. DOCÊNCIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE O PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO VERDE (GO).. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T18:36:41Zoai:ambar:tede/1087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T18:36:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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