A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056 |
Resumo: | O objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação. |
id |
PUC_GO_9a0850a45f49be4b73620962fa0281ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1056 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIOprodução de textoensino médiolinguagemmediação do professortext productionsecondary schoolteacher s interventionlanguageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação.The objective of this research is to carry-out a reflexiuve analysis of a text production practice with students concluding their secondary school. The didactic-pedagogical proposal here consists of taking into class-room the practice of a specific text production methodology during the teaching terms of a year, with the objective to analyze the effect of the teacher s intervention in the students performance, through guided learning activities. Based on investigatory pedagogical action procedures, the plan was formated, and the didactic actions executed were observed and noted in the form of narrative, having in view the reflexive analysis of the proposed application. It was used the historical-cultural methodology approach with the contribution of Vygotsky, Leontiev, Davydov and Bakhtin. In the area of text production were used Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, among others, with the intention of promoting text production activities that might serve as tools to a conscious work in the textual production. Related to the research results, it s pointed out that the students production analysis shows the teacher s role importance as mediator in the practices of text production, being at the same time a helping element in the constitution of the student s subjectivity, leading to the authorship of their own texts. This essay was divided into three chapters. In chapter 1, was presented the details of the questions pertaining to text production processes, introducing some authors who approach this theme, as well as how came about the proposal of this text production methodology, aimed at improving students performance in writing through guiding activities. In chapter 2, was presented the methodology used in this research, which was a pedagogical investigation-action, turned to a qualitative socio-historical approach. In chapter 3, were made the considerations in respect to the efficacy of the teaching methodology proposed for writing classes. Key words: text production, secondary school teaching, language, teacher s mediation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Cupolillo, Mercedes Villahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9Souza, Agostinho Potenciano dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734499Z1Nicolodi, Elaine2016-07-27T13:52:37Z2005-12-082005-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T18:01:22Zoai:ambar:tede/1056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T18:01:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO Nicolodi, Elaine produção de texto ensino médio linguagem mediação do professor text production secondary school teacher s intervention language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
author |
Nicolodi, Elaine |
author_facet |
Nicolodi, Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Libâneo, José Carlos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9 Cupolillo, Mercedes Villa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9 Souza, Agostinho Potenciano de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734499Z1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolodi, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produção de texto ensino médio linguagem mediação do professor text production secondary school teacher s intervention language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
produção de texto ensino médio linguagem mediação do professor text production secondary school teacher s intervention language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-08 2005-08-22 2016-07-27T13:52:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056 |
identifier_str_mv |
NICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252547620864 |