A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolodi, Elaine
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056
Resumo: O objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação.
id PUC_GO_9a0850a45f49be4b73620962fa0281ae
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1056
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIOprodução de textoensino médiolinguagemmediação do professortext productionsecondary schoolteacher s interventionlanguageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação.The objective of this research is to carry-out a reflexiuve analysis of a text production practice with students concluding their secondary school. The didactic-pedagogical proposal here consists of taking into class-room the practice of a specific text production methodology during the teaching terms of a year, with the objective to analyze the effect of the teacher s intervention in the students performance, through guided learning activities. Based on investigatory pedagogical action procedures, the plan was formated, and the didactic actions executed were observed and noted in the form of narrative, having in view the reflexive analysis of the proposed application. It was used the historical-cultural methodology approach with the contribution of Vygotsky, Leontiev, Davydov and Bakhtin. In the area of text production were used Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, among others, with the intention of promoting text production activities that might serve as tools to a conscious work in the textual production. Related to the research results, it s pointed out that the students production analysis shows the teacher s role importance as mediator in the practices of text production, being at the same time a helping element in the constitution of the student s subjectivity, leading to the authorship of their own texts. This essay was divided into three chapters. In chapter 1, was presented the details of the questions pertaining to text production processes, introducing some authors who approach this theme, as well as how came about the proposal of this text production methodology, aimed at improving students performance in writing through guiding activities. In chapter 2, was presented the methodology used in this research, which was a pedagogical investigation-action, turned to a qualitative socio-historical approach. In chapter 3, were made the considerations in respect to the efficacy of the teaching methodology proposed for writing classes. Key words: text production, secondary school teaching, language, teacher s mediation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Cupolillo, Mercedes Villahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9Souza, Agostinho Potenciano dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734499Z1Nicolodi, Elaine2016-07-27T13:52:37Z2005-12-082005-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T18:01:22Zoai:ambar:tede/1056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T18:01:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
title A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Nicolodi, Elaine
produção de texto
ensino médio
linguagem
mediação do professor
text production
secondary school
teacher s intervention
language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
title_full A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
title_sort A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
author Nicolodi, Elaine
author_facet Nicolodi, Elaine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9
Cupolillo, Mercedes Villa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9
Souza, Agostinho Potenciano de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734499Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolodi, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv produção de texto
ensino médio
linguagem
mediação do professor
text production
secondary school
teacher s intervention
language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic produção de texto
ensino médio
linguagem
mediação do professor
text production
secondary school
teacher s intervention
language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-08
2005-08-22
2016-07-27T13:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056
identifier_str_mv NICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252547620864