Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental e seus desdobramentos para o ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiano Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5046
Resumo: Este estudo faz parte da linha de Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nele, sugerimos uma organização de ensino de Geometria para o cálculo de área de figuras planas, fundamentados na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para formação do pensamento teórico. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a formação do conceito do cálculo de área de figuras planas para alunos do sétimo ano de uma escola pública de Aparecida de Goiânia? Como objetivo geral, procuramos compreender, a partir da teoria de Davydov, os processos de ascensão do abstrato ao concreto realizados pelos alunos envolvidos no estudo, especificamente, como a atividade de estudo, externa, interpessoal e coletiva, se transforma em atividade interna, interpessoal e individual, com relação ao conceito do cálculo de figuras planas. Tomamos elementos que indicam mudanças qualitativas no desenvolvimento do pensamento do estudante a partir dos pressupostos fundantes da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a organização do ensino do conceito do cálculo de área de figuras geométricas planas. A tese consiste em apresentar um estudo inédito sobre a organização do ensino de cálculo de área, fato constatado na revisão bibliográfica realizada no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, realizamos um experimento didático formativo davydoviano, em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, com vinte e oito estudantes. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários, entrevistas, observação participativa e gravações em áudio e vídeo. O experimento didático formativo em questão traz uma síntese das observações do trabalho investigativo de Davydov desenvolvido nas escolas russas, durante vinte anos. Ele consiste no método de ascensão do abstrato ao concreto, procurando estabelecer os caminhos que os cientistas percorreram na determinação dos objetos teóricos das ciências, estabelecendo etapas fundamentais para atingir este fim, a saber: planejamento do professor para estabelecer o núcleo conceitual do objeto a ser ensinado, proposição de problemas investigativos para que o aluno encontre o núcleo conceitual, elaboração do modelo conceitual, estudar este modelo em forma pura, relacionando-o com suas formas sociais e culturais e estabelecendo sua relevância, acompanhamento do desenvolvimento da atividade pelo aluno e avaliação da aprendizagem. Com base em fatos, observação dos alunos em atividade, documentos e depoimentos, trazemos a análise dos dados, a qual revelou que a principal contribuição dessa pesquisa consistiu em mostrar um caminho alternativo de organização do ensino de matemática, pois, nas referidas análises, notou-se a emergência de conceitos científicos em detrimento do conhecimento empírico, a partir de uma mediação com base no caminho científico, elaborado ao longo do desenvolvimento humano, verificados a partir de uma análise do conhecimento prévio do aluno identificado em um diagnóstico no início da pesquisa que indicou ausência total do conhecimento de cálculo de área de figuras planas
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Como objetivo geral, procuramos compreender, a partir da teoria de Davydov, os processos de ascensão do abstrato ao concreto realizados pelos alunos envolvidos no estudo, especificamente, como a atividade de estudo, externa, interpessoal e coletiva, se transforma em atividade interna, interpessoal e individual, com relação ao conceito do cálculo de figuras planas. Tomamos elementos que indicam mudanças qualitativas no desenvolvimento do pensamento do estudante a partir dos pressupostos fundantes da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a organização do ensino do conceito do cálculo de área de figuras geométricas planas. A tese consiste em apresentar um estudo inédito sobre a organização do ensino de cálculo de área, fato constatado na revisão bibliográfica realizada no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, realizamos um experimento didático formativo davydoviano, em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, com vinte e oito estudantes. A coleta de dados envolveu aplicação de questionários, entrevistas, observação participativa e gravações em áudio e vídeo. O experimento didático formativo em questão traz uma síntese das observações do trabalho investigativo de Davydov desenvolvido nas escolas russas, durante vinte anos. Ele consiste no método de ascensão do abstrato ao concreto, procurando estabelecer os caminhos que os cientistas percorreram na determinação dos objetos teóricos das ciências, estabelecendo etapas fundamentais para atingir este fim, a saber: planejamento do professor para estabelecer o núcleo conceitual do objeto a ser ensinado, proposição de problemas investigativos para que o aluno encontre o núcleo conceitual, elaboração do modelo conceitual, estudar este modelo em forma pura, relacionando-o com suas formas sociais e culturais e estabelecendo sua relevância, acompanhamento do desenvolvimento da atividade pelo aluno e avaliação da aprendizagem. Com base em fatos, observação dos alunos em atividade, documentos e depoimentos, trazemos a análise dos dados, a qual revelou que a principal contribuição dessa pesquisa consistiu em mostrar um caminho alternativo de organização do ensino de matemática, pois, nas referidas análises, notou-se a emergência de conceitos científicos em detrimento do conhecimento empírico, a partir de uma mediação com base no caminho científico, elaborado ao longo do desenvolvimento humano, verificados a partir de uma análise do conhecimento prévio do aluno identificado em um diagnóstico no início da pesquisa que indicou ausência total do conhecimento de cálculo de área de figuras planasThis study is part of the line of Educational Theories and Pedagogical Processes of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. In it, we suggest an organization of Geometry teaching for calculating the area of plane figures, based on teaching theory Davydov's developmental approach to the formation of theoretical thought. To this end, we developed the following research problem: What are the contributions of Davydov's theory of developmental teaching to the formation of the concept of calculating the area of flat figures for seventh-year students at a public school in Aparecida de Goiânia? As a general objective, we seek to understand, based on Davydov's theory, the processes of ascension from the abstract to the concrete carried out by the students involved in the study, specifically, how the external, interpersonal and collective study activity is transformed into an internal, interpersonal activity. and individual, in relation to the concept of calculating flat figures. We take elements that indicate qualitative changes in the development of student thinking from the founding assumptions of Davydov's theory of developmental teaching for the organization of teaching the concept of calculating the area of flat geometric figures. The thesis consists of presenting an unprecedented study on the organization of area calculation teaching, a fact confirmed in the bibliographic review carried out in the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. To this end, we carried out a Davidovian formative didactic experiment, in a seventh-year elementary school class, with twenty-eight students. Data collection involved questionnaires, interviews, participatory observation and audio and video recordings. The formative didactic experiment in question brings a synthesis of observations from Davydov's investigative work carried out in Russian schools over twenty years. It consists of the method of ascension from the abstract to the concrete, seeking to establish the paths that scientists have followed in determining the theoretical objects of science, establishing fundamental steps to achieve this end, namely: teacher planning to establish the conceptual core of the object to be taught, proposition of investigative problems so that the student finds the conceptual core, elaboration of the conceptual model, studying this model in pure form, relating it to its social and cultural forms and establishing its relevance, monitoring the development of the activity by the student and evaluation of learning. Based on facts, observation of students in activity, documents and testimonies, we present data analysis, which revealed that the main contribution of this research consisted of showing an alternative way of organizing mathematics teaching, as, in the aforementioned analyses, it was noted -the emergence of scientific concepts to the detriment of empirical knowledge, based on mediation based on the scientific path, elaborated throughout human development, verified based on an analysis of the student's prior knowledge identified in a diagnosis at the beginning of the research which indicated a total lack of knowledge of calculating the area of flat figuresPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoVaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Miranda, Made Júniorhttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876Lopes, Suely Vieirahttp://lattes.cnpq.br/4813222715695683Souto, Leonardo Antoniohttp://lattes.cnpq.br/0718183911163124Oliveira, Márcia Mendes Marquez dehttp://lattes.cnpq.br/5457049805502714Santos, Cristiano Rodrigues dos2024-03-27T19:10:55Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, Cristiano Rodrigues dos. Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental e seus desdobramentos para o ensino de geometria. 2023. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-28T04:00:10Zoai:ambar:tede/5046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-28T04:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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