Revitalização do mercado central de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello, Alexandra Xavier de Campos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2298
Resumo: Este trabalho analisa como o Mercado Central de Goiânia transfigura-se em Patrimônio Cultural desta cidade, objetivando, pois, elaborar um projeto para a revitalização do Mercado Central, enquanto patrimônio cultural a ser valorizado e preservado, seja pela comunidade local, seja pelos turistas. Para tanto, é realizado um breve histórico da cidade de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás, analisando o desenvolvimento do estado desde as bandeiras até a Revolução nacional de 1930, que, por sua vez, é focada enquanto marco da história de Goiânia, a partir da qual investiu-se no movimento Marcha para o Oeste, imprescindível para a construção do município, analisando o conseqüente surgimento do Núcleo Pioneiro de Goiânia, criado sob a égide da cidade de Campinas/Goiás. Há, então, uma abordagem do Mercado Central de Goiânia, perpassando pelas questões de memória e identidade goianiense. Enfoca-se alguns mercados brasileiros, para, assim, analisar o Mercado Central, desde sua história, sua crise atual, chegando no proeminente projeto de sua revitalização. Para concretização de tal projeto é apresentada sua metodologia, bem como seu referencial teórico acerca de patrimônio e turismo cultural. Com isso, espera-se como resultado a revitalização de atividades culturais; maior número de visitas ao mercado; aumento das vendas e, como conseqüência, aumento dos lucros; novas oportunidades de emprego; melhoramento das dependências físicas; ocupação do terceiro piso; reconhecimento da população local do mercado como patrimônio; melhoramento da relação entre os moradores e os turistas; melhoria da qualidade da experiência turística local; aprimoramento da gestão local do patrimônio cultural; e estímulo na conservação e preservação da herança cultural através da arte local, tradição e costume.
id PUC_GO_c2d7e3b6eb06c64c945828764bde8280
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2298
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Revitalização do mercado central de GoiâniaMercadoMemória e IdentidadePatrimônio CulturalTurismoMarketMemory and IdentityCultural PatrimonyTourismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAEste trabalho analisa como o Mercado Central de Goiânia transfigura-se em Patrimônio Cultural desta cidade, objetivando, pois, elaborar um projeto para a revitalização do Mercado Central, enquanto patrimônio cultural a ser valorizado e preservado, seja pela comunidade local, seja pelos turistas. Para tanto, é realizado um breve histórico da cidade de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás, analisando o desenvolvimento do estado desde as bandeiras até a Revolução nacional de 1930, que, por sua vez, é focada enquanto marco da história de Goiânia, a partir da qual investiu-se no movimento Marcha para o Oeste, imprescindível para a construção do município, analisando o conseqüente surgimento do Núcleo Pioneiro de Goiânia, criado sob a égide da cidade de Campinas/Goiás. Há, então, uma abordagem do Mercado Central de Goiânia, perpassando pelas questões de memória e identidade goianiense. Enfoca-se alguns mercados brasileiros, para, assim, analisar o Mercado Central, desde sua história, sua crise atual, chegando no proeminente projeto de sua revitalização. Para concretização de tal projeto é apresentada sua metodologia, bem como seu referencial teórico acerca de patrimônio e turismo cultural. Com isso, espera-se como resultado a revitalização de atividades culturais; maior número de visitas ao mercado; aumento das vendas e, como conseqüência, aumento dos lucros; novas oportunidades de emprego; melhoramento das dependências físicas; ocupação do terceiro piso; reconhecimento da população local do mercado como patrimônio; melhoramento da relação entre os moradores e os turistas; melhoria da qualidade da experiência turística local; aprimoramento da gestão local do patrimônio cultural; e estímulo na conservação e preservação da herança cultural através da arte local, tradição e costume.This work analyzes as the Central Market of Goiânia, that one become in Cultural Patrimony of this city, objectifying, therefore, to elaborate a project for the revitalization of the Central Market, while cultural to be valued and preserved patrimony, either for the local community, either for the tourists. For this, is carried through a historical briefing of the city of Goiânia, capital of the Brazilian state of Goiás, analyzing the development of the state since the flags until the national Revolution of 1930, that, in turn, is focus as landmark of the history of Goiânia while, from which invested in the movement March for the West, essential for the construction of the city, analyzing the consequent sprouting of the Pioneering Nucleus of Goiânia, created under foundation of the city of Campinas/Goiás. It has, then, a boarding of the Central Market of Goiânia, passing for the questions of memory and goianiense identity. Focus some Brazilian markets, for, thus, analyzing the Central Market, since its history, its current crisis, arriving in the prominent project of its revitalization. For concretion of such project its methodology is presented, thus as its theoretical reference concerning patrimony and cultural tourism. With this, one expects as resulted the revitalization of cultural activities; bigger number of visits to the market; increase of vends e, as consequence, increase of the profits; new chances of job; improvement of the physical dependences; occupation of the third floor; recognition of the local population of the market as patrimony; improvement of the relation between the inhabitants and the tourists; improvement of the quality of the local tourist experience; improvement of the local management of the cultural patrimony; e stimulation in the conservation and preservation of the cultural inheritance through the local art, tradition and custom.Universidade Católica de GoiásInstituto Goiano de Pré-História e AntropologiaBRUCGPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio CulturalAlmeida, Márcia Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/1085631337892211Brenner, Eliane Lopeshttp://lattes.cnpq.br/8650694619719153Campos, Denise Teles Freirehttp://lattes.cnpq.br/5642728854615724Rebello, Alexandra Xavier de Campos2016-08-10T10:36:45Z2015-02-022006-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREBELLO, Alexandra Xavier de Campos. Revitalização do mercado central de Goiânia. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T22:16:35Zoai:ambar:tede/2298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T22:16:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Revitalização do mercado central de Goiânia
title Revitalização do mercado central de Goiânia
spellingShingle Revitalização do mercado central de Goiânia
Rebello, Alexandra Xavier de Campos
Mercado
Memória e Identidade
Patrimônio Cultural
Turismo
Market
Memory and Identity
Cultural Patrimony
Tourism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short Revitalização do mercado central de Goiânia
title_full Revitalização do mercado central de Goiânia
title_fullStr Revitalização do mercado central de Goiânia
title_full_unstemmed Revitalização do mercado central de Goiânia
title_sort Revitalização do mercado central de Goiânia
author Rebello, Alexandra Xavier de Campos
author_facet Rebello, Alexandra Xavier de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Márcia Bezerra de
http://lattes.cnpq.br/1085631337892211
Brenner, Eliane Lopes
http://lattes.cnpq.br/8650694619719153
Campos, Denise Teles Freire
http://lattes.cnpq.br/5642728854615724
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello, Alexandra Xavier de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado
Memória e Identidade
Patrimônio Cultural
Turismo
Market
Memory and Identity
Cultural Patrimony
Tourism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic Mercado
Memória e Identidade
Patrimônio Cultural
Turismo
Market
Memory and Identity
Cultural Patrimony
Tourism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description Este trabalho analisa como o Mercado Central de Goiânia transfigura-se em Patrimônio Cultural desta cidade, objetivando, pois, elaborar um projeto para a revitalização do Mercado Central, enquanto patrimônio cultural a ser valorizado e preservado, seja pela comunidade local, seja pelos turistas. Para tanto, é realizado um breve histórico da cidade de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás, analisando o desenvolvimento do estado desde as bandeiras até a Revolução nacional de 1930, que, por sua vez, é focada enquanto marco da história de Goiânia, a partir da qual investiu-se no movimento Marcha para o Oeste, imprescindível para a construção do município, analisando o conseqüente surgimento do Núcleo Pioneiro de Goiânia, criado sob a égide da cidade de Campinas/Goiás. Há, então, uma abordagem do Mercado Central de Goiânia, perpassando pelas questões de memória e identidade goianiense. Enfoca-se alguns mercados brasileiros, para, assim, analisar o Mercado Central, desde sua história, sua crise atual, chegando no proeminente projeto de sua revitalização. Para concretização de tal projeto é apresentada sua metodologia, bem como seu referencial teórico acerca de patrimônio e turismo cultural. Com isso, espera-se como resultado a revitalização de atividades culturais; maior número de visitas ao mercado; aumento das vendas e, como conseqüência, aumento dos lucros; novas oportunidades de emprego; melhoramento das dependências físicas; ocupação do terceiro piso; reconhecimento da população local do mercado como patrimônio; melhoramento da relação entre os moradores e os turistas; melhoria da qualidade da experiência turística local; aprimoramento da gestão local do patrimônio cultural; e estímulo na conservação e preservação da herança cultural através da arte local, tradição e costume.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-30
2015-02-02
2016-08-10T10:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REBELLO, Alexandra Xavier de Campos. Revitalização do mercado central de Goiânia. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2298
identifier_str_mv REBELLO, Alexandra Xavier de Campos. Revitalização do mercado central de Goiânia. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Cultural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202257483268096