A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO: CONTRADIÇÕES E ALTERNATIVAS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p4
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Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
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Resumo: | O objeto deste ensaio é a formação do professor e do pesquisador no âmbito dos cursos stricto sensu em Administração. Em tese, os programas de pós-graduação stricto sensu devem contribuir para formar professores e pesquisadores críticos, capazes de refletir e compreender o processo educativo e a epistemologia do conhecimento, seus limites, métodos e possibilidades. Entretanto, eles estão prioritariamente voltados para a formação do pesquisador e visivelmente distantes da formação pedagógica. Tal lacuna na concepção do professor de Administração exige a reflexão sobre alternativas para sua formação pedagógica. Entre elas, reconhecendo o papel indutivo da avaliação da CAPES, propõe-se o estímulo à criação de linhas de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Administração. Também se reivindica maior atuação política dos professores, coordenadores de curso e associações que os representam, entre elas a ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. |
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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO: CONTRADIÇÕES E ALTERNATIVAS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p4Formação do professor. Formação do pesquisador. CAPES. Avaliação.O objeto deste ensaio é a formação do professor e do pesquisador no âmbito dos cursos stricto sensu em Administração. Em tese, os programas de pós-graduação stricto sensu devem contribuir para formar professores e pesquisadores críticos, capazes de refletir e compreender o processo educativo e a epistemologia do conhecimento, seus limites, métodos e possibilidades. Entretanto, eles estão prioritariamente voltados para a formação do pesquisador e visivelmente distantes da formação pedagógica. Tal lacuna na concepção do professor de Administração exige a reflexão sobre alternativas para sua formação pedagógica. Entre elas, reconhecendo o papel indutivo da avaliação da CAPES, propõe-se o estímulo à criação de linhas de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Administração. Também se reivindica maior atuação política dos professores, coordenadores de curso e associações que os representam, entre elas a ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Editora PUC Minas2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p410.5752/P.1984-6606.2014v14n34p4Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 4-291984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p4/6261Patrus, RobertoLima, Manolita Correainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6982Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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