A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO: CONTRADIÇÕES E ALTERNATIVAS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrus, Roberto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Manolita Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p4
Resumo: O objeto deste ensaio é a formação do professor e do pesquisador no âmbito dos cursos stricto sensu em Administração. Em tese, os programas de pós-graduação stricto sensu devem contribuir para formar professores e pesquisadores críticos, capazes de refletir e compreender o processo educativo e a epistemologia do conhecimento, seus limites, métodos e possibilidades. Entretanto, eles estão prioritariamente voltados para a formação do pesquisador e visivelmente distantes da formação pedagógica. Tal lacuna na concepção do professor de Administração exige a reflexão sobre alternativas para sua formação pedagógica. Entre elas, reconhecendo o papel indutivo da avaliação da CAPES, propõe-se o estímulo à criação de linhas de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Administração. Também se reivindica maior atuação política dos professores, coordenadores de curso e associações que os representam, entre elas a ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração.
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