O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
DOI: | 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
Resumo: | O patrocínio tem assumido posição de destaque dentre as ferramentas de marketing esportivo. Com a crescente evolução, empresas entendem esta ação estratégica como uma abordagem adequada para melhorar o seu desempenho mercadológico. Este estudo tem como contexto o patrocínio do Figueirense Futebol Clube pela empresa Taschibra. O objetivo do trabalho realizado com membros de torcidas organizadas do clube foi verificar a eficácia do patrocínio no reconhecimento da marca. Como resultado, se conclui que o brand awareness da marca patrocinadora ocorre, principalmente, em função dos esforços de patrocínio relacionados ao clube de futebol; que este reconhecimento ainda tem amplo espaço de crescimento; e que a marca pode se posicionar como uma das referências do seu segmento de atuação. |
id |
PUC_MG-1_d383edf91a2ef034cec1c97c4fb0fb10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1497 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
spelling |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80Brand awareness. Patrocínio. Marketing esportivo. Futebol. ValorO patrocínio tem assumido posição de destaque dentre as ferramentas de marketing esportivo. Com a crescente evolução, empresas entendem esta ação estratégica como uma abordagem adequada para melhorar o seu desempenho mercadológico. Este estudo tem como contexto o patrocínio do Figueirense Futebol Clube pela empresa Taschibra. O objetivo do trabalho realizado com membros de torcidas organizadas do clube foi verificar a eficácia do patrocínio no reconhecimento da marca. Como resultado, se conclui que o brand awareness da marca patrocinadora ocorre, principalmente, em função dos esforços de patrocínio relacionados ao clube de futebol; que este reconhecimento ainda tem amplo espaço de crescimento; e que a marca pode se posicionar como uma das referências do seu segmento de atuação.Editora PUC Minas2010-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n23p8010.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 23 (2010): E&G - MAIO/AGO (2010); 80-991984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n23p80/2164Scharf, Edson Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1497Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
title |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
spellingShingle |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 Scharf, Edson Roberto Brand awareness. Patrocínio. Marketing esportivo. Futebol. Valor Scharf, Edson Roberto Brand awareness. Patrocínio. Marketing esportivo. Futebol. Valor |
title_short |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
title_full |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
title_fullStr |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
title_full_unstemmed |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
title_sort |
O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
author |
Scharf, Edson Roberto |
author_facet |
Scharf, Edson Roberto Scharf, Edson Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scharf, Edson Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brand awareness. Patrocínio. Marketing esportivo. Futebol. Valor |
topic |
Brand awareness. Patrocínio. Marketing esportivo. Futebol. Valor |
description |
O patrocínio tem assumido posição de destaque dentre as ferramentas de marketing esportivo. Com a crescente evolução, empresas entendem esta ação estratégica como uma abordagem adequada para melhorar o seu desempenho mercadológico. Este estudo tem como contexto o patrocínio do Figueirense Futebol Clube pela empresa Taschibra. O objetivo do trabalho realizado com membros de torcidas organizadas do clube foi verificar a eficácia do patrocínio no reconhecimento da marca. Como resultado, se conclui que o brand awareness da marca patrocinadora ocorre, principalmente, em função dos esforços de patrocínio relacionados ao clube de futebol; que este reconhecimento ainda tem amplo espaço de crescimento; e que a marca pode se posicionar como uma das referências do seu segmento de atuação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n23p80 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2010v10n23p80/2164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 10 n. 23 (2010): E&G - MAIO/AGO (2010); 80-99 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1822181330200297472 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80 |