Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Suelem Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/8383
Resumo: Para o direito, o termo alimentos abrange tudo aquilo que é considerado indispensável à sobrevivência do indivíduo. A natureza jurídica da medida privativa de liberdade está atrelada ao conceito de alimentos. Tal medida é adotada como forma de coerção do indivíduo devedor de alimentos, assim como os fundamentos jurídicos para sua aplicação. A par disso, o estudo do tema regime de prisão civil do devedor alimentício, aliado ao estudo dos preceitos constitucionais que perpassam pela dignidade da pessoa humana, permite elencar as consequências jurídicas da não observação do aspecto moral e social implícito na medida privativa de liberdade. É nítida a necessidade que o instituto - prisão civil - apresenta em ser objeto de reflexão à luz de uma interpretação constitucional, não para negá-lo, mas para que sejam definidos critérios para sua aplicação. A discussão a respeito do atual modelo jurídico que trata sobre o regime de cumprimento da prisão civil deve observar as questões pertinentes aos direitos fundamentais elencados no texto da Constituição Federal de 1988, preocupando-se, principalmente, em promover a manutenção da dignidade da pessoa humana, considerando os aspectos morais e familiares dos sujeitos atingidos pelo instituto e garantindo a eficácia da prisão civil no plano prático.
id PUC_MINS-2_8a1b425e55ef17a40c9b52649a53eb29
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8383
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano práticoAlimentosDignidade da pessoa humanaTutela jurisdicionalEfetividade.Prisão civil por débito alimentarPara o direito, o termo alimentos abrange tudo aquilo que é considerado indispensável à sobrevivência do indivíduo. A natureza jurídica da medida privativa de liberdade está atrelada ao conceito de alimentos. Tal medida é adotada como forma de coerção do indivíduo devedor de alimentos, assim como os fundamentos jurídicos para sua aplicação. A par disso, o estudo do tema regime de prisão civil do devedor alimentício, aliado ao estudo dos preceitos constitucionais que perpassam pela dignidade da pessoa humana, permite elencar as consequências jurídicas da não observação do aspecto moral e social implícito na medida privativa de liberdade. É nítida a necessidade que o instituto - prisão civil - apresenta em ser objeto de reflexão à luz de uma interpretação constitucional, não para negá-lo, mas para que sejam definidos critérios para sua aplicação. A discussão a respeito do atual modelo jurídico que trata sobre o regime de cumprimento da prisão civil deve observar as questões pertinentes aos direitos fundamentais elencados no texto da Constituição Federal de 1988, preocupando-se, principalmente, em promover a manutenção da dignidade da pessoa humana, considerando os aspectos morais e familiares dos sujeitos atingidos pelo instituto e garantindo a eficácia da prisão civil no plano prático.PUC Minas2015-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/838310.5752/P.2236-0603.2015v5n9p169-206Percurso Acadêmico; v. 5 n. 9 (2015): RATIO JURIS: RAZÃO DO DIREITO, JAN./JUN. (2015); 169-2062236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/8383/8181Alves, Suelem Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T18:55:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8383Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:55:57Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
title Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
spellingShingle Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
Alves, Suelem Aparecida
Alimentos
Dignidade da pessoa humana
Tutela jurisdicional
Efetividade.
Prisão civil por débito alimentar
title_short Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
title_full Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
title_fullStr Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
title_full_unstemmed Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
title_sort Prisão civil do devedor de alimentos - natureza jurídica e eficácia no plano prático
author Alves, Suelem Aparecida
author_facet Alves, Suelem Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Suelem Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentos
Dignidade da pessoa humana
Tutela jurisdicional
Efetividade.
Prisão civil por débito alimentar
topic Alimentos
Dignidade da pessoa humana
Tutela jurisdicional
Efetividade.
Prisão civil por débito alimentar
description Para o direito, o termo alimentos abrange tudo aquilo que é considerado indispensável à sobrevivência do indivíduo. A natureza jurídica da medida privativa de liberdade está atrelada ao conceito de alimentos. Tal medida é adotada como forma de coerção do indivíduo devedor de alimentos, assim como os fundamentos jurídicos para sua aplicação. A par disso, o estudo do tema regime de prisão civil do devedor alimentício, aliado ao estudo dos preceitos constitucionais que perpassam pela dignidade da pessoa humana, permite elencar as consequências jurídicas da não observação do aspecto moral e social implícito na medida privativa de liberdade. É nítida a necessidade que o instituto - prisão civil - apresenta em ser objeto de reflexão à luz de uma interpretação constitucional, não para negá-lo, mas para que sejam definidos critérios para sua aplicação. A discussão a respeito do atual modelo jurídico que trata sobre o regime de cumprimento da prisão civil deve observar as questões pertinentes aos direitos fundamentais elencados no texto da Constituição Federal de 1988, preocupando-se, principalmente, em promover a manutenção da dignidade da pessoa humana, considerando os aspectos morais e familiares dos sujeitos atingidos pelo instituto e garantindo a eficácia da prisão civil no plano prático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/8383
10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p169-206
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/8383
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p169-206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/8383/8181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 5 n. 9 (2015): RATIO JURIS: RAZÃO DO DIREITO, JAN./JUN. (2015); 169-206
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046526668800