Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komesu, Fabiana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241
Resumo: De uma perspectiva teórica enunciativo-discursiva, este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição do texto em contexto digital, de maneira particularizada, por meio da problematização de modos e recursos semióticos atualizados na produção acadêmica do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Interessa investigar como o modelo de letramentos acadêmicos pode ser articulado ao estudo da multimodalidade, considerando-se que em ambiente eletrônico o universitário tem, por hipótese, acesso “ilimitado” a todo e qualquer texto, não apenas ao chamado “verbal”, comumente atribuído ao elemento gráfico. O conjunto do material é formado de textos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2010. 
id PUC_MINS-6_b8cb1a0c52b07a0c12d9e97471cf0770
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4241
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencialEscritaLetramentosDiscursoEducação a distânciaInternet.De uma perspectiva teórica enunciativo-discursiva, este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição do texto em contexto digital, de maneira particularizada, por meio da problematização de modos e recursos semióticos atualizados na produção acadêmica do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Interessa investigar como o modelo de letramentos acadêmicos pode ser articulado ao estudo da multimodalidade, considerando-se que em ambiente eletrônico o universitário tem, por hipótese, acesso “ilimitado” a todo e qualquer texto, não apenas ao chamado “verbal”, comumente atribuído ao elemento gráfico. O conjunto do material é formado de textos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2010. PUC Minas2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 75-90Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 75-902358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241/4394Komesu, Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4241Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:51:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
title Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
spellingShingle Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
Komesu, Fabiana
Escrita
Letramentos
Discurso
Educação a distância
Internet.
title_short Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
title_full Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
title_fullStr Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
title_full_unstemmed Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
title_sort Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
author Komesu, Fabiana
author_facet Komesu, Fabiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Komesu, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Letramentos
Discurso
Educação a distância
Internet.
topic Escrita
Letramentos
Discurso
Educação a distância
Internet.
description De uma perspectiva teórica enunciativo-discursiva, este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição do texto em contexto digital, de maneira particularizada, por meio da problematização de modos e recursos semióticos atualizados na produção acadêmica do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Interessa investigar como o modelo de letramentos acadêmicos pode ser articulado ao estudo da multimodalidade, considerando-se que em ambiente eletrônico o universitário tem, por hipótese, acesso “ilimitado” a todo e qualquer texto, não apenas ao chamado “verbal”, comumente atribuído ao elemento gráfico. O conjunto do material é formado de textos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2010. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241/4394
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 75-90
Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 75-90
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526949773312