Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gambarato, Renira Rampazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788
http://hdl.handle.net/11449/122532
Resumo: Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e investiga o processo de textualização verbo-visual e extraverbal em contexto de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Com base no conceito de letramentos acadêmicos, advindo dos Novos Estudos de Letramento, busca problematizar relação entre cor escolhida e imagem, no processo de produção do texto realizado por universitários (professores em formação), num Curso de Pedagogia semipresencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Procura, assim, contribuir com os estudos da linguagem no que se refere ao estabelecimento de critérios para investigação da integração entre semioses diversas na constituição de conceito de “texto” não restrito ao reconhecimento de sua base gráfica.
id UNSP_63db0c6a986549d25f7db0d45adf4b01
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122532
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencialLetramentoEscritaEaDEste trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e investiga o processo de textualização verbo-visual e extraverbal em contexto de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Com base no conceito de letramentos acadêmicos, advindo dos Novos Estudos de Letramento, busca problematizar relação entre cor escolhida e imagem, no processo de produção do texto realizado por universitários (professores em formação), num Curso de Pedagogia semipresencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Procura, assim, contribuir com os estudos da linguagem no que se refere ao estabelecimento de critérios para investigação da integração entre semioses diversas na constituição de conceito de “texto” não restrito ao reconhecimento de sua base gráfica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]Gambarato, Renira Rampazzo2015-04-27T11:55:50Z2015-04-27T11:55:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article15-38application/pdfhttp://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788Revista Linguagem & Ensino, v. 16, n. 1, p. 15-38, 2013.1983-2400http://hdl.handle.net/11449/122532ISSN1983-2400-2013-16-01-15-38.pdf77185460113283020000-0002-3820-1559Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Linguagem & Ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:11:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122532Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:11:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
title Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
spellingShingle Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Letramento
Escrita
EaD
title_short Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
title_full Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
title_fullStr Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
title_full_unstemmed Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
title_sort Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
author Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
author_facet Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Gambarato, Renira Rampazzo
author_role author
author2 Gambarato, Renira Rampazzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]
Gambarato, Renira Rampazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Escrita
EaD
topic Letramento
Escrita
EaD
description Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e investiga o processo de textualização verbo-visual e extraverbal em contexto de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Com base no conceito de letramentos acadêmicos, advindo dos Novos Estudos de Letramento, busca problematizar relação entre cor escolhida e imagem, no processo de produção do texto realizado por universitários (professores em formação), num Curso de Pedagogia semipresencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Procura, assim, contribuir com os estudos da linguagem no que se refere ao estabelecimento de critérios para investigação da integração entre semioses diversas na constituição de conceito de “texto” não restrito ao reconhecimento de sua base gráfica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-27T11:55:50Z
2015-04-27T11:55:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788
Revista Linguagem & Ensino, v. 16, n. 1, p. 15-38, 2013.
1983-2400
http://hdl.handle.net/11449/122532
ISSN1983-2400-2013-16-01-15-38.pdf
7718546011328302
0000-0002-3820-1559
url http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788
http://hdl.handle.net/11449/122532
identifier_str_mv Revista Linguagem & Ensino, v. 16, n. 1, p. 15-38, 2013.
1983-2400
ISSN1983-2400-2013-16-01-15-38.pdf
7718546011328302
0000-0002-3820-1559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Linguagem & Ensino
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15-38
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649699492659200