Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788 http://hdl.handle.net/11449/122532 |
Resumo: | Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e investiga o processo de textualização verbo-visual e extraverbal em contexto de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Com base no conceito de letramentos acadêmicos, advindo dos Novos Estudos de Letramento, busca problematizar relação entre cor escolhida e imagem, no processo de produção do texto realizado por universitários (professores em formação), num Curso de Pedagogia semipresencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Procura, assim, contribuir com os estudos da linguagem no que se refere ao estabelecimento de critérios para investigação da integração entre semioses diversas na constituição de conceito de “texto” não restrito ao reconhecimento de sua base gráfica. |
id |
UNSP_63db0c6a986549d25f7db0d45adf4b01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122532 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencialLetramentoEscritaEaDEste trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e investiga o processo de textualização verbo-visual e extraverbal em contexto de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Com base no conceito de letramentos acadêmicos, advindo dos Novos Estudos de Letramento, busca problematizar relação entre cor escolhida e imagem, no processo de produção do texto realizado por universitários (professores em formação), num Curso de Pedagogia semipresencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Procura, assim, contribuir com os estudos da linguagem no que se refere ao estabelecimento de critérios para investigação da integração entre semioses diversas na constituição de conceito de “texto” não restrito ao reconhecimento de sua base gráfica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Ala 3 - Sala 11, Jardim Nazareth, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Komesu, Fabiana Cristina [UNESP]Gambarato, Renira Rampazzo2015-04-27T11:55:50Z2015-04-27T11:55:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article15-38application/pdfhttp://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788Revista Linguagem & Ensino, v. 16, n. 1, p. 15-38, 2013.1983-2400http://hdl.handle.net/11449/122532ISSN1983-2400-2013-16-01-15-38.pdf77185460113283020000-0002-3820-1559Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Linguagem & Ensinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:11:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122532Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:11:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
title |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
spellingShingle |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] Letramento Escrita EaD |
title_short |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
title_full |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
title_fullStr |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
title_full_unstemmed |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
title_sort |
Letramentos acadêmicos no ensino superior: aspectos verbo-visuais no processo de textualização em contexto semipresencial |
author |
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] |
author_facet |
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] Gambarato, Renira Rampazzo |
author_role |
author |
author2 |
Gambarato, Renira Rampazzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Komesu, Fabiana Cristina [UNESP] Gambarato, Renira Rampazzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Escrita EaD |
topic |
Letramento Escrita EaD |
description |
Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e investiga o processo de textualização verbo-visual e extraverbal em contexto de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Com base no conceito de letramentos acadêmicos, advindo dos Novos Estudos de Letramento, busca problematizar relação entre cor escolhida e imagem, no processo de produção do texto realizado por universitários (professores em formação), num Curso de Pedagogia semipresencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Procura, assim, contribuir com os estudos da linguagem no que se refere ao estabelecimento de critérios para investigação da integração entre semioses diversas na constituição de conceito de “texto” não restrito ao reconhecimento de sua base gráfica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-04-27T11:55:50Z 2015-04-27T11:55:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788 Revista Linguagem & Ensino, v. 16, n. 1, p. 15-38, 2013. 1983-2400 http://hdl.handle.net/11449/122532 ISSN1983-2400-2013-16-01-15-38.pdf 7718546011328302 0000-0002-3820-1559 |
url |
http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/788 http://hdl.handle.net/11449/122532 |
identifier_str_mv |
Revista Linguagem & Ensino, v. 16, n. 1, p. 15-38, 2013. 1983-2400 ISSN1983-2400-2013-16-01-15-38.pdf 7718546011328302 0000-0002-3820-1559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem & Ensino |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
15-38 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649699492659200 |