Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241 |
Resumo: | De uma perspectiva teórica enunciativo-discursiva, este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição do texto em contexto digital, de maneira particularizada, por meio da problematização de modos e recursos semióticos atualizados na produção acadêmica do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Interessa investigar como o modelo de letramentos acadêmicos pode ser articulado ao estudo da multimodalidade, considerando-se que em ambiente eletrônico o universitário tem, por hipótese, acesso “ilimitado” a todo e qualquer texto, não apenas ao chamado “verbal”, comumente atribuído ao elemento gráfico. O conjunto do material é formado de textos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2010. |
id |
PUC_MINS-6_b8cb1a0c52b07a0c12d9e97471cf0770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4241 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencialEscritaLetramentosDiscursoEducação a distânciaInternet.De uma perspectiva teórica enunciativo-discursiva, este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição do texto em contexto digital, de maneira particularizada, por meio da problematização de modos e recursos semióticos atualizados na produção acadêmica do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Interessa investigar como o modelo de letramentos acadêmicos pode ser articulado ao estudo da multimodalidade, considerando-se que em ambiente eletrônico o universitário tem, por hipótese, acesso “ilimitado” a todo e qualquer texto, não apenas ao chamado “verbal”, comumente atribuído ao elemento gráfico. O conjunto do material é formado de textos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2010. PUC Minas2012-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 75-90Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 75-902358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241/4394Komesu, Fabianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4241Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:51:26Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
title |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
spellingShingle |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial Komesu, Fabiana Escrita Letramentos Discurso Educação a distância Internet. |
title_short |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
title_full |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
title_fullStr |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
title_full_unstemmed |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
title_sort |
Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial |
author |
Komesu, Fabiana |
author_facet |
Komesu, Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Komesu, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Letramentos Discurso Educação a distância Internet. |
topic |
Escrita Letramentos Discurso Educação a distância Internet. |
description |
De uma perspectiva teórica enunciativo-discursiva, este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição do texto em contexto digital, de maneira particularizada, por meio da problematização de modos e recursos semióticos atualizados na produção acadêmica do universitário que utiliza computador com acesso à internet no processo de Educação a Distância (EaD) semipresencial. Interessa investigar como o modelo de letramentos acadêmicos pode ser articulado ao estudo da multimodalidade, considerando-se que em ambiente eletrônico o universitário tem, por hipótese, acesso “ilimitado” a todo e qualquer texto, não apenas ao chamado “verbal”, comumente atribuído ao elemento gráfico. O conjunto do material é formado de textos produzidos por alunos do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2010. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4241/4394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 16 No 30 (2012): Scripta 30; 75-90 Scripta; v. 16 n. 30 (2012): Práticas de leitura e escrita na formação acadêmica e/ou na vida profissional; 75-90 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329526949773312 |