EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/19909 |
Resumo: | Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública, ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena convivência em comunidade, incorporando a integração além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esse artigo, recorte da pesquisa de mestrado recém-concluída, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo discutir os conceitos de educação integral a partir da corrente de pensamento progressiva como principio de formação do individuo a partir da dinâmica da realidade social do território, reconhecendo sua capacidade experimental para as ações educadoras, de forma a ampliar os horizontes e a dimensão para a formação em sociedade e apresentar a experiência do Centro Integrado de Educação Pública – CEUs na cidade de São Paulo devido a sua importância conceitual que aproxima e agrupa as mais recentes e atuais metodologias de integração educacional e território educativo, com foco na formação integral da sociedade permitindo que se estabeleça uma relação entre a cidade, o espaço da escola pública e o território educativo. Para isso, o método utilizado foi a revisão bibliográfica baseada no estudo de casos. A pesquisa buscou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo, permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo. |
id |
PUC_MINS-8_4601b12f6f37c3e72e68bc433b473f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19909 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-8 |
network_name_str |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVOEducação Social. Educação Integral. Território Educativo. Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública, ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena convivência em comunidade, incorporando a integração além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esse artigo, recorte da pesquisa de mestrado recém-concluída, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo discutir os conceitos de educação integral a partir da corrente de pensamento progressiva como principio de formação do individuo a partir da dinâmica da realidade social do território, reconhecendo sua capacidade experimental para as ações educadoras, de forma a ampliar os horizontes e a dimensão para a formação em sociedade e apresentar a experiência do Centro Integrado de Educação Pública – CEUs na cidade de São Paulo devido a sua importância conceitual que aproxima e agrupa as mais recentes e atuais metodologias de integração educacional e território educativo, com foco na formação integral da sociedade permitindo que se estabeleça uma relação entre a cidade, o espaço da escola pública e o território educativo. Para isso, o método utilizado foi a revisão bibliográfica baseada no estudo de casos. A pesquisa buscou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo, permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo.Editora PUC Minas2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/1990910.5752/P.2316-1752.2019v26n38p162Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; v. 26 n. 38 (2019); 1622316-17521413-2095reponame:Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/19909/16321Copyright (c) 2019 Cadernos de Arquitetura e Urbanismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, ClodoaldoSantos Junior, Wilson Ribeiro dos2024-07-07T11:59:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19909Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/oaiwaleskacamposrabelo@gmail.com||waleskacamposrabelo@gmail.com2316-17521413-2095opendoar:2024-07-07T11:59:24Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
title |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO Teixeira, Clodoaldo Educação Social. Educação Integral. Território Educativo. |
title_short |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
title_full |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO |
author |
Teixeira, Clodoaldo |
author_facet |
Teixeira, Clodoaldo Santos Junior, Wilson Ribeiro dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior, Wilson Ribeiro dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Clodoaldo Santos Junior, Wilson Ribeiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Social. Educação Integral. Território Educativo. |
topic |
Educação Social. Educação Integral. Território Educativo. |
description |
Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública, ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena convivência em comunidade, incorporando a integração além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esse artigo, recorte da pesquisa de mestrado recém-concluída, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo discutir os conceitos de educação integral a partir da corrente de pensamento progressiva como principio de formação do individuo a partir da dinâmica da realidade social do território, reconhecendo sua capacidade experimental para as ações educadoras, de forma a ampliar os horizontes e a dimensão para a formação em sociedade e apresentar a experiência do Centro Integrado de Educação Pública – CEUs na cidade de São Paulo devido a sua importância conceitual que aproxima e agrupa as mais recentes e atuais metodologias de integração educacional e território educativo, com foco na formação integral da sociedade permitindo que se estabeleça uma relação entre a cidade, o espaço da escola pública e o território educativo. Para isso, o método utilizado foi a revisão bibliográfica baseada no estudo de casos. A pesquisa buscou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo, permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/19909 10.5752/P.2316-1752.2019v26n38p162 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/19909 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2316-1752.2019v26n38p162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/19909/16321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos de Arquitetura e Urbanismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos de Arquitetura e Urbanismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo; v. 26 n. 38 (2019); 162 2316-1752 1413-2095 reponame:Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
collection |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
waleskacamposrabelo@gmail.com||waleskacamposrabelo@gmail.com |
_version_ |
1809307910000345088 |