O impacto da aplicação do e-commerce num website: O caso da Samsung Electrónica Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bhanji, Honey Jaiantilal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2772
Resumo: O objectivo central deste Projecto consiste na avaliação da aceitação de uma plataforma colaborativa de e-commerce no website da Samsung Electrónica Portuguesa. Deste modo, torna-se objecto de estudo a contribuição da Internet num contexto de compra virtual de produtos tecnológicos, mais concretamente, de telemóveis. Tornou-se relevante compreender que esta forma de comercialização permitirá melhorar a quantidade e qualidade de informação ao nível do marketing dos telemóveis e incrementar o Costumer Relationship Management. Para tal, procurou-se sustentar o Projecto num modelo integrador das variáveis relevantes para este tipo de compras. No que respeita à metodologia, esta complementa-se em duas fases, passando por um processo qualitativo – que conta com a colaboração das entrevistas do Director de Marketing e da Online Marketeer da empresa Samsung - e uma abordagem quantitativa em que participaram 215 indivíduos. A população-alvo é membro utilizador de Internet, o único meio recorrido para a distribuição do questionário, e residente em Portugal. Os inquiridos foram seleccionados utilizando o método de amostragem por conveniência. Posteriormente recorreu-se a técnicas estatísticas para análise dos resultados quantitativos obtidos, nomeadamente, análise descritiva e a sua relação com o Projecto. Numa segunda fase, suportou-se a análise descritiva com a elaboração de testes de hipótese. As conclusões foram elaboradas com base nos resultados obtidos e estas sintetizam que a actividade mais realizada pelo cybernauta na Internet é a procura de informação acerca de produtos/serviços. As informações sobre telemóveis com maior relevância são as características dos produtos, seguindo-se as informações de preço. Maioritariamente, as informações são pesquisadas na Internet (nomeadamente, no site do retalhista) e na loja. Os inquiridos demonstram ainda satisfação com o actual website da Samsung, e quem recorreria ao mesmo para realizar a efectiva compra, recomendá-lo-ia.
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