[en] COMPETITIVE POSITIONING WITHIN THE STRATEGIC GROUPS OF THE BRAZILIAN PERSONAL CARE AND COSMETICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MICHEL LACERDA BAITELLI
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11701@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11701@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11701
Resumo: [pt] Este estudo tem como principal objetivo identificar, dentro da indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos, como as estratégias das empresas afetam o seu posicionamento e, principalmente, o seu desempenho. O período desta pesquisa compreende os anos de 2002 a 2006. Para atingir o objetivo principal, foram identificadas as principais dimensões estratégicas adotadas pelas firmas que operam no setor e a forma como competem. Utilizou-se, para este fim, uma base de dados composta de 41 firmas, contendo informações sobre o seu comportamento estratégico. Os dados foram obtidos através de pesquisas diretas na empresas. Para a avaliação, foram consideradas 14 variáveis estratégicas, 4 variáveis de desempenho e 5 variáveis de ambiente. A análise dos dados coletados foi realizada através de métodos estatísticos multivariados, tais como: análise de fator, análise de cluster e MANOVA. A presença de grupos estratégicos na indústria em questão foi criteriosamente avaliada. Os resultados obtidos nesta análise sugerem que a média das diferenças de desempenho em grupos estratégicos formados pode ser explicada em função das diferenças entre as decisões estratégicas de cada firma da amostra utilizada.
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