A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA MUNIZ OLIVEIRA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2
Resumo: Esta dissertação tem por propósito investigar a violência no Complexo da Maré em sua relação com a Escola Municipal da Paz. Tomando a referida escola como epicentro, busca-se analisar de que forma os objetos ou coisas, em sua agência, se afirmam como marcadores de um estado de paz ou violência, mediante um engajamento de percepção dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A fim de considerarmos as ações em rede, pensamos em como coisas e pessoas se articulam nessa relação. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a discussão sobre as favelas em seu percurso de criação e afirmação no espaço da cidade, focalizando, em seguida, a Maré em suas múltiplas potências. Discute-se ainda de que forma as vivências da pesquisadora se entrecruzam com a história do referido espaço. A segunda parte da dissertação traz ao plano central um debate sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, com especial ênfase à educação da atenção, realizando ainda uma apresentação da Escola Municipal da Paz. O terceiro capítulo discute a noção de violência, com posterior investigação etnográfica das coisas, apontando um saber da violência feito e refeito no fluxo entre coisas e pessoas.
id PUC_RIO-1_19417cfc314070840e495831ec2cfa1c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:58884
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ THE MATERIALITY OF VIOLENCE AT A SCHOOL IN MARÉ 2021-02-23MYLENE MIZRAHI80038646749lattes.cnpq.br/4050651102536855MYLENE MIZRAHI80038646749lattes.cnpq.br/4050651102536855ROSALIA MARIA DUARTEMYLENE MIZRAHIEDSON DINIZ NOBREGA JUNIOREDSON DINIZ NOBREGA JUNIOREDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR14678668730lattes.cnpq.br/7617230012673982MARIANA MUNIZ OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta dissertação tem por propósito investigar a violência no Complexo da Maré em sua relação com a Escola Municipal da Paz. Tomando a referida escola como epicentro, busca-se analisar de que forma os objetos ou coisas, em sua agência, se afirmam como marcadores de um estado de paz ou violência, mediante um engajamento de percepção dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A fim de considerarmos as ações em rede, pensamos em como coisas e pessoas se articulam nessa relação. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a discussão sobre as favelas em seu percurso de criação e afirmação no espaço da cidade, focalizando, em seguida, a Maré em suas múltiplas potências. Discute-se ainda de que forma as vivências da pesquisadora se entrecruzam com a história do referido espaço. A segunda parte da dissertação traz ao plano central um debate sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, com especial ênfase à educação da atenção, realizando ainda uma apresentação da Escola Municipal da Paz. O terceiro capítulo discute a noção de violência, com posterior investigação etnográfica das coisas, apontando um saber da violência feito e refeito no fluxo entre coisas e pessoas.This dissertation aims to investigate violence in Maré Complex of favelas considering its relationship with Escola Municipal da Paz. It focuses on this school as an epicenter of discussion and tries to analyze how objects or things, in their agency, assert themselves as markers of peace or violence states, through the engagement of the perception of the subjects involved in this context. In order to examine network actions, we take into consideration how things and people evolve in this relationship. In the first part of the work, there is a discussion about the journey of favelas creation and their affirmation inside the urban space. Then, it focuses on the multiple powers of the Maré complex. It also discusses how the experiences of the researcher dialogue with the history of that territory. The second part of the paper highlights the debate between Anthropology and Education, with special emphasis on the education of care. We also have a presentation of Escola Municipal da Pazin this chapter. The third chapter discusses the notion of violence, with subsequent ethnographic research of things, pointing out the knowledge of violence, which is done and redone in the flow of things and people.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:24Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:58884Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE MATERIALITY OF VIOLENCE AT A SCHOOL IN MARÉ
title A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
spellingShingle A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
MARIANA MUNIZ OLIVEIRA
title_short A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
title_full A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
title_fullStr A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
title_full_unstemmed A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
title_sort A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
author MARIANA MUNIZ OLIVEIRA
author_facet MARIANA MUNIZ OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 80038646749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MYLENE MIZRAHI
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 80038646749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4050651102536855
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MYLENE MIZRAHI
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4050651102536855
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MYLENE MIZRAHI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
dc.contributor.referee4.fl_str_mv EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14678668730
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7617230012673982
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA MUNIZ OLIVEIRA
contributor_str_mv MYLENE MIZRAHI
MYLENE MIZRAHI
ROSALIA MARIA DUARTE
MYLENE MIZRAHI
EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
description Esta dissertação tem por propósito investigar a violência no Complexo da Maré em sua relação com a Escola Municipal da Paz. Tomando a referida escola como epicentro, busca-se analisar de que forma os objetos ou coisas, em sua agência, se afirmam como marcadores de um estado de paz ou violência, mediante um engajamento de percepção dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A fim de considerarmos as ações em rede, pensamos em como coisas e pessoas se articulam nessa relação. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a discussão sobre as favelas em seu percurso de criação e afirmação no espaço da cidade, focalizando, em seguida, a Maré em suas múltiplas potências. Discute-se ainda de que forma as vivências da pesquisadora se entrecruzam com a história do referido espaço. A segunda parte da dissertação traz ao plano central um debate sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, com especial ênfase à educação da atenção, realizando ainda uma apresentação da Escola Municipal da Paz. O terceiro capítulo discute a noção de violência, com posterior investigação etnográfica das coisas, apontando um saber da violência feito e refeito no fluxo entre coisas e pessoas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324963570417664