A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2 |
Resumo: | Esta dissertação tem por propósito investigar a violência no Complexo da Maré em sua relação com a Escola Municipal da Paz. Tomando a referida escola como epicentro, busca-se analisar de que forma os objetos ou coisas, em sua agência, se afirmam como marcadores de um estado de paz ou violência, mediante um engajamento de percepção dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A fim de considerarmos as ações em rede, pensamos em como coisas e pessoas se articulam nessa relação. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a discussão sobre as favelas em seu percurso de criação e afirmação no espaço da cidade, focalizando, em seguida, a Maré em suas múltiplas potências. Discute-se ainda de que forma as vivências da pesquisadora se entrecruzam com a história do referido espaço. A segunda parte da dissertação traz ao plano central um debate sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, com especial ênfase à educação da atenção, realizando ainda uma apresentação da Escola Municipal da Paz. O terceiro capítulo discute a noção de violência, com posterior investigação etnográfica das coisas, apontando um saber da violência feito e refeito no fluxo entre coisas e pessoas. |
id |
PUC_RIO-1_19417cfc314070840e495831ec2cfa1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:58884 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ THE MATERIALITY OF VIOLENCE AT A SCHOOL IN MARÉ 2021-02-23MYLENE MIZRAHI80038646749lattes.cnpq.br/4050651102536855MYLENE MIZRAHI80038646749lattes.cnpq.br/4050651102536855ROSALIA MARIA DUARTEMYLENE MIZRAHIEDSON DINIZ NOBREGA JUNIOREDSON DINIZ NOBREGA JUNIOREDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR14678668730lattes.cnpq.br/7617230012673982MARIANA MUNIZ OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta dissertação tem por propósito investigar a violência no Complexo da Maré em sua relação com a Escola Municipal da Paz. Tomando a referida escola como epicentro, busca-se analisar de que forma os objetos ou coisas, em sua agência, se afirmam como marcadores de um estado de paz ou violência, mediante um engajamento de percepção dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A fim de considerarmos as ações em rede, pensamos em como coisas e pessoas se articulam nessa relação. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a discussão sobre as favelas em seu percurso de criação e afirmação no espaço da cidade, focalizando, em seguida, a Maré em suas múltiplas potências. Discute-se ainda de que forma as vivências da pesquisadora se entrecruzam com a história do referido espaço. A segunda parte da dissertação traz ao plano central um debate sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, com especial ênfase à educação da atenção, realizando ainda uma apresentação da Escola Municipal da Paz. O terceiro capítulo discute a noção de violência, com posterior investigação etnográfica das coisas, apontando um saber da violência feito e refeito no fluxo entre coisas e pessoas.This dissertation aims to investigate violence in Maré Complex of favelas considering its relationship with Escola Municipal da Paz. It focuses on this school as an epicenter of discussion and tries to analyze how objects or things, in their agency, assert themselves as markers of peace or violence states, through the engagement of the perception of the subjects involved in this context. In order to examine network actions, we take into consideration how things and people evolve in this relationship. In the first part of the work, there is a discussion about the journey of favelas creation and their affirmation inside the urban space. Then, it focuses on the multiple powers of the Maré complex. It also discusses how the experiences of the researcher dialogue with the history of that territory. The second part of the paper highlights the debate between Anthropology and Education, with special emphasis on the education of care. We also have a presentation of Escola Municipal da Pazin this chapter. The third chapter discusses the notion of violence, with subsequent ethnographic research of things, pointing out the knowledge of violence, which is done and redone in the flow of things and people.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:24Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:58884Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE MATERIALITY OF VIOLENCE AT A SCHOOL IN MARÉ |
title |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
spellingShingle |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ MARIANA MUNIZ OLIVEIRA |
title_short |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
title_full |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
title_fullStr |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
title_full_unstemmed |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
title_sort |
A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ |
author |
MARIANA MUNIZ OLIVEIRA |
author_facet |
MARIANA MUNIZ OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
80038646749 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MYLENE MIZRAHI |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
80038646749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4050651102536855 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MYLENE MIZRAHI |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4050651102536855 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MYLENE MIZRAHI |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
14678668730 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7617230012673982 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIANA MUNIZ OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
MYLENE MIZRAHI MYLENE MIZRAHI ROSALIA MARIA DUARTE MYLENE MIZRAHI EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR |
description |
Esta dissertação tem por propósito investigar a violência no Complexo da Maré em sua relação com a Escola Municipal da Paz. Tomando a referida escola como epicentro, busca-se analisar de que forma os objetos ou coisas, em sua agência, se afirmam como marcadores de um estado de paz ou violência, mediante um engajamento de percepção dos sujeitos envolvidos nesse contexto. A fim de considerarmos as ações em rede, pensamos em como coisas e pessoas se articulam nessa relação. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a discussão sobre as favelas em seu percurso de criação e afirmação no espaço da cidade, focalizando, em seguida, a Maré em suas múltiplas potências. Discute-se ainda de que forma as vivências da pesquisadora se entrecruzam com a história do referido espaço. A segunda parte da dissertação traz ao plano central um debate sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, com especial ênfase à educação da atenção, realizando ainda uma apresentação da Escola Municipal da Paz. O terceiro capítulo discute a noção de violência, com posterior investigação etnográfica das coisas, apontando um saber da violência feito e refeito no fluxo entre coisas e pessoas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58884@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324963570417664 |