EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2
Resumo: Documentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo.
id PUC_RIO-1_58fad50fc09d41ede77fc045cead1541
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27683
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGNEDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EM AÇÃO SOB O OLHAR DO DESIGN2016-04-08RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES99737094700lattes.cnpq.br/4412059982163936ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES99737094700lattes.cnpq.br/4412059982163936RITA MARIA DE SOUZA COUTOROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUESROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUESROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUESSTELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA01249442729lattes.cnpq.br/5677079938975743KARLA SIMONE DE SOUZA PORTASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRDocumentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo.Research project documentation developed by the Design Education Interdisciplinary Lab – LIDE, the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, in partnership with the Ministry of Education, Culture and Science and UNICEF the Democratic Republic of São Tomé and Príncipe. This project involves the development of curricular content regarding the early childhood education for the country s public school system, offering refresher course for educators and assistants in this age group, the teaching materials design and redefinition of physical spaces of Gardens Childhood. It was guided by an interdisciplinary dialogue between Design and Education and illustrates the various ways in which the activity of Design can participate in the teaching-learning processes, enhancing the construction of knowledge through artifacts configuration, environment and educational systems. To develop the project, we used the methodology of Design in Partnership, seeking validation by future users of all the elements that make up the curriculum.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:37Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27683Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EM AÇÃO SOB O OLHAR DO DESIGN
title EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
spellingShingle EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS
title_short EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
title_full EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
title_fullStr EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
title_full_unstemmed EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
title_sort EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
author KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS
author_facet KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00498488706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 99737094700
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4412059982163936
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 99737094700
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4412059982163936
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01249442729
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5677079938975743
dc.contributor.author.fl_str_mv KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS
contributor_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
description Documentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324927632572416