EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2 |
Resumo: | Documentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo. |
id |
PUC_RIO-1_58fad50fc09d41ede77fc045cead1541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:27683 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGNEDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EM AÇÃO SOB O OLHAR DO DESIGN2016-04-08RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES99737094700lattes.cnpq.br/4412059982163936ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES99737094700lattes.cnpq.br/4412059982163936RITA MARIA DE SOUZA COUTOROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUESROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUESROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUESSTELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA01249442729lattes.cnpq.br/5677079938975743KARLA SIMONE DE SOUZA PORTASPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRDocumentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo.Research project documentation developed by the Design Education Interdisciplinary Lab – LIDE, the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, in partnership with the Ministry of Education, Culture and Science and UNICEF the Democratic Republic of São Tomé and Príncipe. This project involves the development of curricular content regarding the early childhood education for the country s public school system, offering refresher course for educators and assistants in this age group, the teaching materials design and redefinition of physical spaces of Gardens Childhood. It was guided by an interdisciplinary dialogue between Design and Education and illustrates the various ways in which the activity of Design can participate in the teaching-learning processes, enhancing the construction of knowledge through artifacts configuration, environment and educational systems. To develop the project, we used the methodology of Design in Partnership, seeking validation by future users of all the elements that make up the curriculum.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:37Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27683Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EM AÇÃO SOB O OLHAR DO DESIGN |
title |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
spellingShingle |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS |
title_short |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
title_full |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
title_fullStr |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
title_full_unstemmed |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
title_sort |
EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A PROPOSAL IN ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF DESIGN |
author |
KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS |
author_facet |
KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00498488706 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5874218092323774 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
99737094700 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4412059982163936 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
99737094700 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4412059982163936 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01249442729 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5677079938975743 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KARLA SIMONE DE SOUZA PORTAS |
contributor_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES RITA MARIA DE SOUZA COUTO ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA |
description |
Documentação do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Design Educação — LIDE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Ciência e o UNICEF, ambos da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tal projeto se refere à elaboração de conteúdo curricular concernente à Educação Infantil para a rede pública de ensino do país, o oferecimento de curso de reciclagem para educadores e auxiliares dessa faixa etária, o projeto de materiais didáticos e a ressignificação de espaços físicos dos Jardins de Infância. O projeto foi pautado em um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação e ilustra as diversas formas com que a atividade do Design pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, potencializando a construção de conhecimento por meio da configuração de artefatos, ambientes e sistemas educacionais. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizada a metodologia do Design em Parceria, visando à validação pelos futuros usuários de todos os elementos que compõem o currículo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27683@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324927632572416 |