FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2
Resumo: Essa dissertação oferece um modelo para o cálculo de custos de frete no transporte rodoviário para pequenas e médias empresas brasileiras. Este modelo possibilita as empresas atender às necessidades de seus clientes que tem exigido melhores níveis de serviços ao menor preço. Este trabalho busca a fundamentação teórica para a construção de um modelo de custeio para o Transporte Rodoviário no Brasil. País que apresenta uma alta dependência deste modal, tendo em vista a pouca infraestrutura logística para outros meios de transporte de carga e a concorrência predatória entre os operadores logísticos. Para a construção deste modelo, analisaremos quais os motivos que levam as empresas a terceirizar atividades logísticas e os critérios que devem ser levados em conta no momento da seleção de um parceiro logístico. O objetivo é identificar como o preço afeta essa decisão e construir um modelo de precificação dos fretes que serão ofertados. O modelo criado materializou-se numa ferramenta de cálculo de frete em forma de planilha que poderá ser utilizada pequenas e médias empresas para aplicação às suas operações melhorando assim a gestão dos seus custos. Especificamente, na empresa estudada, em que a planilha já está sendo utilizada nas negociações do preço de frete com seus clientes, o ganho potencial por rota pode chegar a aproximadamente 100.000,00 reais por ano, caso o preço seja ajustado conforme a ferramenta criada neste trabalho.
id PUC_RIO-1_801f29fdb55f70e4b1adc2fadbf07d5b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35438
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANYMODELO DE CUSTO DE FRETE PARA O TRANSPORTE DE PETRÓLEO POR MODAL RODOVIÁRIO: APLICAÇÃO A UMA EMPRESA BRASILEIRA2018-03-13HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO06223686722lattes.cnpq.br/5808368569134468HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO06223686722lattes.cnpq.br/5808368569134468HUGO MIGUEL VARELA REPOLHOORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORANTONIO MARCIO TAVARES THOME07899229677LUCAS DUARTE SABIR FERRAZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBREssa dissertação oferece um modelo para o cálculo de custos de frete no transporte rodoviário para pequenas e médias empresas brasileiras. Este modelo possibilita as empresas atender às necessidades de seus clientes que tem exigido melhores níveis de serviços ao menor preço. Este trabalho busca a fundamentação teórica para a construção de um modelo de custeio para o Transporte Rodoviário no Brasil. País que apresenta uma alta dependência deste modal, tendo em vista a pouca infraestrutura logística para outros meios de transporte de carga e a concorrência predatória entre os operadores logísticos. Para a construção deste modelo, analisaremos quais os motivos que levam as empresas a terceirizar atividades logísticas e os critérios que devem ser levados em conta no momento da seleção de um parceiro logístico. O objetivo é identificar como o preço afeta essa decisão e construir um modelo de precificação dos fretes que serão ofertados. O modelo criado materializou-se numa ferramenta de cálculo de frete em forma de planilha que poderá ser utilizada pequenas e médias empresas para aplicação às suas operações melhorando assim a gestão dos seus custos. Especificamente, na empresa estudada, em que a planilha já está sendo utilizada nas negociações do preço de frete com seus clientes, o ganho potencial por rota pode chegar a aproximadamente 100.000,00 reais por ano, caso o preço seja ajustado conforme a ferramenta criada neste trabalho.This dissertation offers a model for calculating freight cost in road transport for small and medium-sized Brazilian companies. This model enables companies to meet the needs of their customers who have demanded better services levels at the lowest price. This dissertation seeks the theoretical basis for the construction of a costing model for Road Transport in Brazil. This country has a high dependency on this modal, due to the lack of logistics infrastructure for other mode of cargo transportation and the predatory competition among logistics operators. For the construction of this model, we will analyze the reasons that lead companies to outsource logistics activities and the criteria that should be considered when selecting a logistics partner. The objective is to identify how the price affects this decision and to construct a pricing model of the freights that will be offered. The created model materialized in a freight calculation tool in the form of a spreadsheet that could be used by small and medium sized companies to apply to their operations, thus improving the management of their costs. Specifically, in the company studied, where the spreadsheet is already being used in the freight price negotiations with its customers, the potential gain per route can reach approximately 100,000.00 reais per year, if the price is adjusted according to the tool created in this job.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35438Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MODELO DE CUSTO DE FRETE PARA O TRANSPORTE DE PETRÓLEO POR MODAL RODOVIÁRIO: APLICAÇÃO A UMA EMPRESA BRASILEIRA
title FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
spellingShingle FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ
title_short FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
title_full FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
title_fullStr FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
title_full_unstemmed FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
title_sort FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ
author_facet LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 06223686722
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06223686722
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5808368569134468
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5808368569134468
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANTONIO MARCIO TAVARES THOME
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07899229677
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ
contributor_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME
description Essa dissertação oferece um modelo para o cálculo de custos de frete no transporte rodoviário para pequenas e médias empresas brasileiras. Este modelo possibilita as empresas atender às necessidades de seus clientes que tem exigido melhores níveis de serviços ao menor preço. Este trabalho busca a fundamentação teórica para a construção de um modelo de custeio para o Transporte Rodoviário no Brasil. País que apresenta uma alta dependência deste modal, tendo em vista a pouca infraestrutura logística para outros meios de transporte de carga e a concorrência predatória entre os operadores logísticos. Para a construção deste modelo, analisaremos quais os motivos que levam as empresas a terceirizar atividades logísticas e os critérios que devem ser levados em conta no momento da seleção de um parceiro logístico. O objetivo é identificar como o preço afeta essa decisão e construir um modelo de precificação dos fretes que serão ofertados. O modelo criado materializou-se numa ferramenta de cálculo de frete em forma de planilha que poderá ser utilizada pequenas e médias empresas para aplicação às suas operações melhorando assim a gestão dos seus custos. Especificamente, na empresa estudada, em que a planilha já está sendo utilizada nas negociações do preço de frete com seus clientes, o ganho potencial por rota pode chegar a aproximadamente 100.000,00 reais por ano, caso o preço seja ajustado conforme a ferramenta criada neste trabalho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940786958336