FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2 |
Resumo: | Essa dissertação oferece um modelo para o cálculo de custos de frete no transporte rodoviário para pequenas e médias empresas brasileiras. Este modelo possibilita as empresas atender às necessidades de seus clientes que tem exigido melhores níveis de serviços ao menor preço. Este trabalho busca a fundamentação teórica para a construção de um modelo de custeio para o Transporte Rodoviário no Brasil. País que apresenta uma alta dependência deste modal, tendo em vista a pouca infraestrutura logística para outros meios de transporte de carga e a concorrência predatória entre os operadores logísticos. Para a construção deste modelo, analisaremos quais os motivos que levam as empresas a terceirizar atividades logísticas e os critérios que devem ser levados em conta no momento da seleção de um parceiro logístico. O objetivo é identificar como o preço afeta essa decisão e construir um modelo de precificação dos fretes que serão ofertados. O modelo criado materializou-se numa ferramenta de cálculo de frete em forma de planilha que poderá ser utilizada pequenas e médias empresas para aplicação às suas operações melhorando assim a gestão dos seus custos. Especificamente, na empresa estudada, em que a planilha já está sendo utilizada nas negociações do preço de frete com seus clientes, o ganho potencial por rota pode chegar a aproximadamente 100.000,00 reais por ano, caso o preço seja ajustado conforme a ferramenta criada neste trabalho. |
id |
PUC_RIO-1_801f29fdb55f70e4b1adc2fadbf07d5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:35438 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANYMODELO DE CUSTO DE FRETE PARA O TRANSPORTE DE PETRÓLEO POR MODAL RODOVIÁRIO: APLICAÇÃO A UMA EMPRESA BRASILEIRA2018-03-13HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO06223686722lattes.cnpq.br/5808368569134468HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO06223686722lattes.cnpq.br/5808368569134468HUGO MIGUEL VARELA REPOLHOORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORANTONIO MARCIO TAVARES THOME07899229677LUCAS DUARTE SABIR FERRAZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBREssa dissertação oferece um modelo para o cálculo de custos de frete no transporte rodoviário para pequenas e médias empresas brasileiras. Este modelo possibilita as empresas atender às necessidades de seus clientes que tem exigido melhores níveis de serviços ao menor preço. Este trabalho busca a fundamentação teórica para a construção de um modelo de custeio para o Transporte Rodoviário no Brasil. País que apresenta uma alta dependência deste modal, tendo em vista a pouca infraestrutura logística para outros meios de transporte de carga e a concorrência predatória entre os operadores logísticos. Para a construção deste modelo, analisaremos quais os motivos que levam as empresas a terceirizar atividades logísticas e os critérios que devem ser levados em conta no momento da seleção de um parceiro logístico. O objetivo é identificar como o preço afeta essa decisão e construir um modelo de precificação dos fretes que serão ofertados. O modelo criado materializou-se numa ferramenta de cálculo de frete em forma de planilha que poderá ser utilizada pequenas e médias empresas para aplicação às suas operações melhorando assim a gestão dos seus custos. Especificamente, na empresa estudada, em que a planilha já está sendo utilizada nas negociações do preço de frete com seus clientes, o ganho potencial por rota pode chegar a aproximadamente 100.000,00 reais por ano, caso o preço seja ajustado conforme a ferramenta criada neste trabalho.This dissertation offers a model for calculating freight cost in road transport for small and medium-sized Brazilian companies. This model enables companies to meet the needs of their customers who have demanded better services levels at the lowest price. This dissertation seeks the theoretical basis for the construction of a costing model for Road Transport in Brazil. This country has a high dependency on this modal, due to the lack of logistics infrastructure for other mode of cargo transportation and the predatory competition among logistics operators. For the construction of this model, we will analyze the reasons that lead companies to outsource logistics activities and the criteria that should be considered when selecting a logistics partner. The objective is to identify how the price affects this decision and to construct a pricing model of the freights that will be offered. The created model materialized in a freight calculation tool in the form of a spreadsheet that could be used by small and medium sized companies to apply to their operations, thus improving the management of their costs. Specifically, in the company studied, where the spreadsheet is already being used in the freight price negotiations with its customers, the potential gain per route can reach approximately 100,000.00 reais per year, if the price is adjusted according to the tool created in this job.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35438Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
MODELO DE CUSTO DE FRETE PARA O TRANSPORTE DE PETRÓLEO POR MODAL RODOVIÁRIO: APLICAÇÃO A UMA EMPRESA BRASILEIRA |
title |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
spellingShingle |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ |
title_short |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
title_full |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
title_fullStr |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
title_full_unstemmed |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
title_sort |
FREIGHT COST MODEL FOR TRANSPORTATION OF PETROLEUM BY ROAD MODAL: APPLICATION TO A BRAZILIAN COMPANY |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ |
author_facet |
LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
06223686722 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
06223686722 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5808368569134468 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5808368569134468 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
07899229677 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCAS DUARTE SABIR FERRAZ |
contributor_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR ANTONIO MARCIO TAVARES THOME |
description |
Essa dissertação oferece um modelo para o cálculo de custos de frete no transporte rodoviário para pequenas e médias empresas brasileiras. Este modelo possibilita as empresas atender às necessidades de seus clientes que tem exigido melhores níveis de serviços ao menor preço. Este trabalho busca a fundamentação teórica para a construção de um modelo de custeio para o Transporte Rodoviário no Brasil. País que apresenta uma alta dependência deste modal, tendo em vista a pouca infraestrutura logística para outros meios de transporte de carga e a concorrência predatória entre os operadores logísticos. Para a construção deste modelo, analisaremos quais os motivos que levam as empresas a terceirizar atividades logísticas e os critérios que devem ser levados em conta no momento da seleção de um parceiro logístico. O objetivo é identificar como o preço afeta essa decisão e construir um modelo de precificação dos fretes que serão ofertados. O modelo criado materializou-se numa ferramenta de cálculo de frete em forma de planilha que poderá ser utilizada pequenas e médias empresas para aplicação às suas operações melhorando assim a gestão dos seus custos. Especificamente, na empresa estudada, em que a planilha já está sendo utilizada nas negociações do preço de frete com seus clientes, o ganho potencial por rota pode chegar a aproximadamente 100.000,00 reais por ano, caso o preço seja ajustado conforme a ferramenta criada neste trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35438@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324940786958336 |