DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2 |
Resumo: | Foi desenvolvido neste trabalho um conjunto de procedimentos computacionais com o objetivo de estudar o comportamento da dinâmica de veículos terrestres. Utilizando recursos de armazenamento em banco de dados, programas de simulação de modelos dinâmicos e geração de animações gráficas são possível analisar o comportamento dos veículos, representados por modelos matemáticos consagrados ou que estejam sendo desenvolvidos. A característica mais importante da estrutura computacional implementada neste trabalho é o conceito de modularidade, ou seja, diversos modelos dinâmicos podem ser empregados e simulados, a partir da alteração ou adaptação de alguns módulos, sem que seja necessário modificar a estrutura computacional desenvolvida. O ambiente de banco de dados pode armazenar os parâmetros de veículos e pneus, além da descrição da pista e da trajetória a ser percorrida. O objetivo é que todas as inofrmações pertinentes ao estudo da dinâmica de veículos estejam contidas neste banco de dados, e que futuramente ele s torne um ponto de referencia para consultas diversas nesta área. Já o ambiente de animação gráfica permite representar a trajetória real percorrida pelo veículo, que depende de suas características dinâmicas, e os seus movimentos típicos, como as rotações em torno do eixo lateral e longitudinal, além de possibilitar a visualização do contexto no qual o veículo está inserido e o acompanhamento do percurso através de câmeras localizadas em posições escolhidas pelo usuário. |
id |
PUC_RIO-1_8fa74da464542bcda4d016798f6105ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:19409 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES DEVELPMENT OF A COMPUTATIONAL ENVIRONMENT FOR GROUND VEHICLES DYNAMICS SIMULATION AND VISUALIZATION 2002-02-26MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MARCELO DE ANDRADE DREUX79194222720lattes.cnpq.br/2910200420096917MARCELO DE ANDRADE DREUX79194222720lattes.cnpq.br/2910200420096917MAURO SPERANZA NETOJORGE DIAS LAGEMARCELO DE ANDRADE DREUXMARCELO DE ANDRADE DREUXMAURO SPERANZA NETOALEXANDRE RODRIGUES TAVARESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRFoi desenvolvido neste trabalho um conjunto de procedimentos computacionais com o objetivo de estudar o comportamento da dinâmica de veículos terrestres. Utilizando recursos de armazenamento em banco de dados, programas de simulação de modelos dinâmicos e geração de animações gráficas são possível analisar o comportamento dos veículos, representados por modelos matemáticos consagrados ou que estejam sendo desenvolvidos. A característica mais importante da estrutura computacional implementada neste trabalho é o conceito de modularidade, ou seja, diversos modelos dinâmicos podem ser empregados e simulados, a partir da alteração ou adaptação de alguns módulos, sem que seja necessário modificar a estrutura computacional desenvolvida. O ambiente de banco de dados pode armazenar os parâmetros de veículos e pneus, além da descrição da pista e da trajetória a ser percorrida. O objetivo é que todas as inofrmações pertinentes ao estudo da dinâmica de veículos estejam contidas neste banco de dados, e que futuramente ele s torne um ponto de referencia para consultas diversas nesta área. Já o ambiente de animação gráfica permite representar a trajetória real percorrida pelo veículo, que depende de suas características dinâmicas, e os seus movimentos típicos, como as rotações em torno do eixo lateral e longitudinal, além de possibilitar a visualização do contexto no qual o veículo está inserido e o acompanhamento do percurso através de câmeras localizadas em posições escolhidas pelo usuário.It has been developed a set of computacional procedures with the objective of studying the synamic behavior of ground vehicles. By using database resources, dynamic simulation models and graphic animation generation it is possible to abnalyze vehicles behavior, represented by well known mathematical models or new ones. The most important charateristic about the developed computacional enviromment it is modulatity, which means that many different dynamics models can be employed and simulated with the daptation of some modules, without beng necessary to modify the main structure. The database environment can store the vehicles and tires parameters, and the track and tragetory description. The main obejective is to store on the database all the concerned information necessary to the study of vehicles dynamic. The graphical animation environment displays the simulated vehicle trajectory, which depends on vehicle dynamic characteristics and is typical movements, as the rotation around the lateral (pitch) and longitudinal axis. The graphical animation environment is also important to allow the visualization od the context where the vehicles are inserted, not mentioning the path tracking through video cameras pre configured by the user.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19409Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
DEVELPMENT OF A COMPUTATIONAL ENVIRONMENT FOR GROUND VEHICLES DYNAMICS SIMULATION AND VISUALIZATION |
title |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES |
author_facet |
ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
75207150782 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
75207150782 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5379579615510416 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5379579615510416 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MARCELO DE ANDRADE DREUX |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
79194222720 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2910200420096917 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
MARCELO DE ANDRADE DREUX |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
79194222720 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2910200420096917 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JORGE DIAS LAGE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCELO DE ANDRADE DREUX |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCELO DE ANDRADE DREUX |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES |
contributor_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO MAURO SPERANZA NETO MARCELO DE ANDRADE DREUX MARCELO DE ANDRADE DREUX MAURO SPERANZA NETO JORGE DIAS LAGE MARCELO DE ANDRADE DREUX MARCELO DE ANDRADE DREUX MAURO SPERANZA NETO |
description |
Foi desenvolvido neste trabalho um conjunto de procedimentos computacionais com o objetivo de estudar o comportamento da dinâmica de veículos terrestres. Utilizando recursos de armazenamento em banco de dados, programas de simulação de modelos dinâmicos e geração de animações gráficas são possível analisar o comportamento dos veículos, representados por modelos matemáticos consagrados ou que estejam sendo desenvolvidos. A característica mais importante da estrutura computacional implementada neste trabalho é o conceito de modularidade, ou seja, diversos modelos dinâmicos podem ser empregados e simulados, a partir da alteração ou adaptação de alguns módulos, sem que seja necessário modificar a estrutura computacional desenvolvida. O ambiente de banco de dados pode armazenar os parâmetros de veículos e pneus, além da descrição da pista e da trajetória a ser percorrida. O objetivo é que todas as inofrmações pertinentes ao estudo da dinâmica de veículos estejam contidas neste banco de dados, e que futuramente ele s torne um ponto de referencia para consultas diversas nesta área. Já o ambiente de animação gráfica permite representar a trajetória real percorrida pelo veículo, que depende de suas características dinâmicas, e os seus movimentos típicos, como as rotações em torno do eixo lateral e longitudinal, além de possibilitar a visualização do contexto no qual o veículo está inserido e o acompanhamento do percurso através de câmeras localizadas em posições escolhidas pelo usuário. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324911847309312 |