DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2
Resumo: Foi desenvolvido neste trabalho um conjunto de procedimentos computacionais com o objetivo de estudar o comportamento da dinâmica de veículos terrestres. Utilizando recursos de armazenamento em banco de dados, programas de simulação de modelos dinâmicos e geração de animações gráficas são possível analisar o comportamento dos veículos, representados por modelos matemáticos consagrados ou que estejam sendo desenvolvidos. A característica mais importante da estrutura computacional implementada neste trabalho é o conceito de modularidade, ou seja, diversos modelos dinâmicos podem ser empregados e simulados, a partir da alteração ou adaptação de alguns módulos, sem que seja necessário modificar a estrutura computacional desenvolvida. O ambiente de banco de dados pode armazenar os parâmetros de veículos e pneus, além da descrição da pista e da trajetória a ser percorrida. O objetivo é que todas as inofrmações pertinentes ao estudo da dinâmica de veículos estejam contidas neste banco de dados, e que futuramente ele s torne um ponto de referencia para consultas diversas nesta área. Já o ambiente de animação gráfica permite representar a trajetória real percorrida pelo veículo, que depende de suas características dinâmicas, e os seus movimentos típicos, como as rotações em torno do eixo lateral e longitudinal, além de possibilitar a visualização do contexto no qual o veículo está inserido e o acompanhamento do percurso através de câmeras localizadas em posições escolhidas pelo usuário.
id PUC_RIO-1_8fa74da464542bcda4d016798f6105ee
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19409
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES DEVELPMENT OF A COMPUTATIONAL ENVIRONMENT FOR GROUND VEHICLES DYNAMICS SIMULATION AND VISUALIZATION 2002-02-26MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MARCELO DE ANDRADE DREUX79194222720lattes.cnpq.br/2910200420096917MARCELO DE ANDRADE DREUX79194222720lattes.cnpq.br/2910200420096917MAURO SPERANZA NETOJORGE DIAS LAGEMARCELO DE ANDRADE DREUXMARCELO DE ANDRADE DREUXMAURO SPERANZA NETOALEXANDRE RODRIGUES TAVARESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRFoi desenvolvido neste trabalho um conjunto de procedimentos computacionais com o objetivo de estudar o comportamento da dinâmica de veículos terrestres. Utilizando recursos de armazenamento em banco de dados, programas de simulação de modelos dinâmicos e geração de animações gráficas são possível analisar o comportamento dos veículos, representados por modelos matemáticos consagrados ou que estejam sendo desenvolvidos. A característica mais importante da estrutura computacional implementada neste trabalho é o conceito de modularidade, ou seja, diversos modelos dinâmicos podem ser empregados e simulados, a partir da alteração ou adaptação de alguns módulos, sem que seja necessário modificar a estrutura computacional desenvolvida. O ambiente de banco de dados pode armazenar os parâmetros de veículos e pneus, além da descrição da pista e da trajetória a ser percorrida. O objetivo é que todas as inofrmações pertinentes ao estudo da dinâmica de veículos estejam contidas neste banco de dados, e que futuramente ele s torne um ponto de referencia para consultas diversas nesta área. Já o ambiente de animação gráfica permite representar a trajetória real percorrida pelo veículo, que depende de suas características dinâmicas, e os seus movimentos típicos, como as rotações em torno do eixo lateral e longitudinal, além de possibilitar a visualização do contexto no qual o veículo está inserido e o acompanhamento do percurso através de câmeras localizadas em posições escolhidas pelo usuário.It has been developed a set of computacional procedures with the objective of studying the synamic behavior of ground vehicles. By using database resources, dynamic simulation models and graphic animation generation it is possible to abnalyze vehicles behavior, represented by well known mathematical models or new ones. The most important charateristic about the developed computacional enviromment it is modulatity, which means that many different dynamics models can be employed and simulated with the daptation of some modules, without beng necessary to modify the main structure. The database environment can store the vehicles and tires parameters, and the track and tragetory description. The main obejective is to store on the database all the concerned information necessary to the study of vehicles dynamic. The graphical animation environment displays the simulated vehicle trajectory, which depends on vehicle dynamic characteristics and is typical movements, as the rotation around the lateral (pitch) and longitudinal axis. The graphical animation environment is also important to allow the visualization od the context where the vehicles are inserted, not mentioning the path tracking through video cameras pre configured by the user.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19409Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DEVELPMENT OF A COMPUTATIONAL ENVIRONMENT FOR GROUND VEHICLES DYNAMICS SIMULATION AND VISUALIZATION
title DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES
title_short DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
title_full DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A SIMULAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS TERRESTRES
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES
author_facet ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MARCELO DE ANDRADE DREUX
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 79194222720
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2910200420096917
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MARCELO DE ANDRADE DREUX
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 79194222720
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2910200420096917
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JORGE DIAS LAGE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO DE ANDRADE DREUX
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO DE ANDRADE DREUX
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE RODRIGUES TAVARES
contributor_str_mv MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
MARCELO DE ANDRADE DREUX
MARCELO DE ANDRADE DREUX
MAURO SPERANZA NETO
JORGE DIAS LAGE
MARCELO DE ANDRADE DREUX
MARCELO DE ANDRADE DREUX
MAURO SPERANZA NETO
description Foi desenvolvido neste trabalho um conjunto de procedimentos computacionais com o objetivo de estudar o comportamento da dinâmica de veículos terrestres. Utilizando recursos de armazenamento em banco de dados, programas de simulação de modelos dinâmicos e geração de animações gráficas são possível analisar o comportamento dos veículos, representados por modelos matemáticos consagrados ou que estejam sendo desenvolvidos. A característica mais importante da estrutura computacional implementada neste trabalho é o conceito de modularidade, ou seja, diversos modelos dinâmicos podem ser empregados e simulados, a partir da alteração ou adaptação de alguns módulos, sem que seja necessário modificar a estrutura computacional desenvolvida. O ambiente de banco de dados pode armazenar os parâmetros de veículos e pneus, além da descrição da pista e da trajetória a ser percorrida. O objetivo é que todas as inofrmações pertinentes ao estudo da dinâmica de veículos estejam contidas neste banco de dados, e que futuramente ele s torne um ponto de referencia para consultas diversas nesta área. Já o ambiente de animação gráfica permite representar a trajetória real percorrida pelo veículo, que depende de suas características dinâmicas, e os seus movimentos típicos, como as rotações em torno do eixo lateral e longitudinal, além de possibilitar a visualização do contexto no qual o veículo está inserido e o acompanhamento do percurso através de câmeras localizadas em posições escolhidas pelo usuário.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19409@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324911847309312