INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE TAVARES DE VILHENA BRANDAO
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@2
Resumo: Neste trabalho são apresentados modelos para a dinâmica vertical e para a dinâmica lateral de veículos terrestres e desenvolve-se um procedimento para o aclopamento desses modelos. A simulação computacional é empregada para a análise e comparação do desempenho de veículos com suspensão convencional e ativa, quanto à dirigibilidade e estabilidade em curva. É realizado um estudo sobre a influencia dos parâmetros típicos dessas suspensões no comportamento das principais variáveis que caracterizam a dinâmica dos veículos, utilizando dados reais.
id PUC_RIO-1_fbae442b2d87019460705e9f738b3c05
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19400
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA SUSPENSION INFLUENCE ON THE STABILITY AND HANDLING OF VEHICLES IN TURN 1999-02-19MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETOHANS INGO WEBERMAURO SPERANZA NETOFRANCISCO JOSE DA CUNHA PIRES SOEIROFERNANDO RIBEIRO DA SILVAFELIPE TAVARES DE VILHENA BRANDAOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRNeste trabalho são apresentados modelos para a dinâmica vertical e para a dinâmica lateral de veículos terrestres e desenvolve-se um procedimento para o aclopamento desses modelos. A simulação computacional é empregada para a análise e comparação do desempenho de veículos com suspensão convencional e ativa, quanto à dirigibilidade e estabilidade em curva. É realizado um estudo sobre a influencia dos parâmetros típicos dessas suspensões no comportamento das principais variáveis que caracterizam a dinâmica dos veículos, utilizando dados reais.In this work models of vertical and lateral vehicle dynamics are presented. A procedure to couple them is also developed. A numerical simulation is applied to analyze and compare the performance between a vehicle with a conventional suspension and another with an active suspension. An analysis, based on real data, of how some chacteristic parameters of those suspensions influence the behavior of the main variables that characterize the vehicle dynamics is also performed.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19400Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SUSPENSION INFLUENCE ON THE STABILITY AND HANDLING OF VEHICLES IN TURN
title INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
spellingShingle INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
FELIPE TAVARES DE VILHENA BRANDAO
title_short INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
title_full INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
title_fullStr INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
title_sort INFLUÊNCIA DA SUSPENSÃO NA DIRIGIBILIDADE E ESTABILIDADE DE VEÍCULOS EM CURVA
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author FELIPE TAVARES DE VILHENA BRANDAO
author_facet FELIPE TAVARES DE VILHENA BRANDAO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv HANS INGO WEBER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FRANCISCO JOSE DA CUNHA PIRES SOEIRO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FERNANDO RIBEIRO DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE TAVARES DE VILHENA BRANDAO
contributor_str_mv MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
HANS INGO WEBER
MAURO SPERANZA NETO
FRANCISCO JOSE DA CUNHA PIRES SOEIRO
FERNANDO RIBEIRO DA SILVA
description Neste trabalho são apresentados modelos para a dinâmica vertical e para a dinâmica lateral de veículos terrestres e desenvolve-se um procedimento para o aclopamento desses modelos. A simulação computacional é empregada para a análise e comparação do desempenho de veículos com suspensão convencional e ativa, quanto à dirigibilidade e estabilidade em curva. É realizado um estudo sobre a influencia dos parâmetros típicos dessas suspensões no comportamento das principais variáveis que caracterizam a dinâmica dos veículos, utilizando dados reais.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19400@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324911836823552