[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298 |
Resumo: | [pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea. |
id |
PUC_RIO-1_d10dff8d235605b57f9548095d47802d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:55298 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008[pt] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008[pt] INDIGENAS[pt] LEI 11645 2008[pt] JOGO PEDAGOGICO[pt] XINGU[en] INDIGENOUS[en] LAW 11645 2008[en] EDUCATIONAL GAME[en] XINGU[pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.[en] Is presented a didactic material for Elementary School II thought an educational game that aims to inform about contemporary indigenous. Through this game , students will have access to data about some ethnic groups in the Parque Indígena do Xingu ( PIX ) and the issues related them, such as territory formation and dispute; relationship between indigenous people and nature; relationship between different indigenous to each other; relationship between indigenous people and the rest of society . The game aims to build a different historical perspective away from the linear narrative model that presents truths and promoting a sense of dynamic history , permeated by conflicts and unresolved issues , expressing that the story is change . The game bid in the presentation of indigenous with protagonists in contemporary society.MAXWELLEUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDESMARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA2021-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55298Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-10-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 [pt] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008 |
title |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 |
spellingShingle |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA [pt] INDIGENAS [pt] LEI 11645 2008 [pt] JOGO PEDAGOGICO [pt] XINGU [en] INDIGENOUS [en] LAW 11645 2008 [en] EDUCATIONAL GAME [en] XINGU |
title_short |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 |
title_full |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 |
title_fullStr |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 |
title_full_unstemmed |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 |
title_sort |
[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008 |
author |
MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA |
author_facet |
MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] INDIGENAS [pt] LEI 11645 2008 [pt] JOGO PEDAGOGICO [pt] XINGU [en] INDIGENOUS [en] LAW 11645 2008 [en] EDUCATIONAL GAME [en] XINGU |
topic |
[pt] INDIGENAS [pt] LEI 11645 2008 [pt] JOGO PEDAGOGICO [pt] XINGU [en] INDIGENOUS [en] LAW 11645 2008 [en] EDUCATIONAL GAME [en] XINGU |
description |
[pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822631852998656 |