[en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298
Resumo: [pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.
id PUC_RIO-1_d10dff8d235605b57f9548095d47802d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:55298
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008[pt] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008[pt] INDIGENAS[pt] LEI 11645 2008[pt] JOGO PEDAGOGICO[pt] XINGU[en] INDIGENOUS[en] LAW 11645 2008[en] EDUCATIONAL GAME[en] XINGU[pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.[en] Is presented a didactic material for Elementary School II thought an educational game that aims to inform about contemporary indigenous. Through this game , students will have access to data about some ethnic groups in the Parque Indígena do Xingu ( PIX ) and the issues related them, such as territory formation and dispute; relationship between indigenous people and nature; relationship between different indigenous to each other; relationship between indigenous people and the rest of society . The game aims to build a different historical perspective away from the linear narrative model that presents truths and promoting a sense of dynamic history , permeated by conflicts and unresolved issues , expressing that the story is change . The game bid in the presentation of indigenous with protagonists in contemporary society.MAXWELLEUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDESMARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA2021-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55298Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-10-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
[pt] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008
title [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
spellingShingle [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
[pt] INDIGENAS
[pt] LEI 11645 2008
[pt] JOGO PEDAGOGICO
[pt] XINGU
[en] INDIGENOUS
[en] LAW 11645 2008
[en] EDUCATIONAL GAME
[en] XINGU
title_short [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_full [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_fullStr [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_full_unstemmed [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
title_sort [en] PARQUE INDÍGENA DO XINGU: A GAME FOR THE LAW 11.645/2008
author MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
author_facet MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] INDIGENAS
[pt] LEI 11645 2008
[pt] JOGO PEDAGOGICO
[pt] XINGU
[en] INDIGENOUS
[en] LAW 11645 2008
[en] EDUCATIONAL GAME
[en] XINGU
topic [pt] INDIGENAS
[pt] LEI 11645 2008
[pt] JOGO PEDAGOGICO
[pt] XINGU
[en] INDIGENOUS
[en] LAW 11645 2008
[en] EDUCATIONAL GAME
[en] XINGU
description [pt] É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas, expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822631852998656