CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTA ROCHA FREIRE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@2
Resumo: O Brasil possui aproximadamente 54 milhões de pessoas consideradas analfabetas funcionais, segundo o Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2016). Com base na premissa de que os consumidores só estão aptos a interagir no mercado se são capazes de responder adequadamente aos elementos da sua comunicação, é necessário analisar como os indivíduos com baixo letramento deveriam ser abordados para acessar bens e serviços de forma transparente. Neste contexto, o presente estudo objetiva explorar como os consumidores analfabetos funcionais interpretam a comunicação de marketing feita no Brasil. Para tal, foram realizadas dezessete entrevistas em profundidade com sujeitos com baixo letramento e os dados gerados foram analisados utilizando técnicas de análise do conteúdo. Os resultados indicam que uma parte dos entrevistados não diferencia o que é atividade de merchandising (product placement) do que normalmente é difundido como notícias e entretenimento por meio de programas de TV. Outra questão relevante foi o desafio frente à dificuldade de abstração dos sujeitos de pesquisa. Nesse sentido o estudo corrobora uma evidência presente na literatura estrangeira sobre o tema, que relata a maior facilidade de processamento e memorização por parte destes sujeitos de elementos que guardam correspondência de 1 para 1 com a realidade. Por fim, a pesquisa aponta características da interação dos sujeitos com o mercado, abordando pontos como a dependência de uma pessoa de referência; a preferência por compra em varejo de autosserviço; e o afastamento do comércio online quando não há assistência de outras pessoas.
id PUC_RIO-1_d2c388b2500d86b761d4424c6277278e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52602
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETINGFUNCTIONAL ILLITERACY AND CONSUMPTION IN BRAZIL: HOW LOW-LITERATE CONSUMERS INTERACT WITH MARKETING COMMUNICATIONS2017-03-06LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120MARCUS WILCOX HEMAISLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAMARCUS WILCOX HEMAISSEVERINO JOAQUIM NUNES PEREIRA01420385712ROBERTA ROCHA FREIREPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO Brasil possui aproximadamente 54 milhões de pessoas consideradas analfabetas funcionais, segundo o Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2016). Com base na premissa de que os consumidores só estão aptos a interagir no mercado se são capazes de responder adequadamente aos elementos da sua comunicação, é necessário analisar como os indivíduos com baixo letramento deveriam ser abordados para acessar bens e serviços de forma transparente. Neste contexto, o presente estudo objetiva explorar como os consumidores analfabetos funcionais interpretam a comunicação de marketing feita no Brasil. Para tal, foram realizadas dezessete entrevistas em profundidade com sujeitos com baixo letramento e os dados gerados foram analisados utilizando técnicas de análise do conteúdo. Os resultados indicam que uma parte dos entrevistados não diferencia o que é atividade de merchandising (product placement) do que normalmente é difundido como notícias e entretenimento por meio de programas de TV. Outra questão relevante foi o desafio frente à dificuldade de abstração dos sujeitos de pesquisa. Nesse sentido o estudo corrobora uma evidência presente na literatura estrangeira sobre o tema, que relata a maior facilidade de processamento e memorização por parte destes sujeitos de elementos que guardam correspondência de 1 para 1 com a realidade. Por fim, a pesquisa aponta características da interação dos sujeitos com o mercado, abordando pontos como a dependência de uma pessoa de referência; a preferência por compra em varejo de autosserviço; e o afastamento do comércio online quando não há assistência de outras pessoas.Brazil has approximately 54 million functionally illiterate individuals, according to the National Index of Functional Literacy (INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2016). Based on the premise that consumers are only able to interact if they respond adequately to the elements of communication in the market, it is necessary to analyze how individuals with this type of limitation should be approached so that they can have a fair chance to access to goods and services. In this context, the present study aims to explore how functional illiterate consumers interpret a marketing communication made in Brazil. Thus, seventeen in-depth interviews with low-literate subjects were performed and the data generated was analyzed using content analysis techniques. The results indicate that some of the respondents do not differentiate between product placement and what is usually broadcast as news and entertainment through TV programs. Another relevant finding challenged the difficulty of abstraction of the subjects. In this sense the study corroborates evidence presented in the foreign literature on this subject, which reports the greater ease of processing and memorization by these subjects of elements that keep 1 to 1 correspondence with reality. Finally, the research points out characteristics of the interaction of the subjects with the market, addressing points such as the dependence of a reference person, the preference for retail self-service purchases and the removal of online commerce when there is no assistance from other people.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52602Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-09-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
dc.title.alternative.en.fl_str_mv FUNCTIONAL ILLITERACY AND CONSUMPTION IN BRAZIL: HOW LOW-LITERATE CONSUMERS INTERACT WITH MARKETING COMMUNICATIONS
title CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
spellingShingle CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
ROBERTA ROCHA FREIRE
title_short CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
title_full CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
title_fullStr CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
title_full_unstemmed CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
title_sort CONSUMIDORES ANALFABETOS FUNCIONAIS NO BRASIL: COMO INDIVÍDUOS DE BAIXO LETRAMENTO INTERAGEM COM A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ROBERTA ROCHA FREIRE
author_facet ROBERTA ROCHA FREIRE
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv SEVERINO JOAQUIM NUNES PEREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01420385712
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTA ROCHA FREIRE
contributor_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
MARCUS WILCOX HEMAIS
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
MARCUS WILCOX HEMAIS
SEVERINO JOAQUIM NUNES PEREIRA
description O Brasil possui aproximadamente 54 milhões de pessoas consideradas analfabetas funcionais, segundo o Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2016). Com base na premissa de que os consumidores só estão aptos a interagir no mercado se são capazes de responder adequadamente aos elementos da sua comunicação, é necessário analisar como os indivíduos com baixo letramento deveriam ser abordados para acessar bens e serviços de forma transparente. Neste contexto, o presente estudo objetiva explorar como os consumidores analfabetos funcionais interpretam a comunicação de marketing feita no Brasil. Para tal, foram realizadas dezessete entrevistas em profundidade com sujeitos com baixo letramento e os dados gerados foram analisados utilizando técnicas de análise do conteúdo. Os resultados indicam que uma parte dos entrevistados não diferencia o que é atividade de merchandising (product placement) do que normalmente é difundido como notícias e entretenimento por meio de programas de TV. Outra questão relevante foi o desafio frente à dificuldade de abstração dos sujeitos de pesquisa. Nesse sentido o estudo corrobora uma evidência presente na literatura estrangeira sobre o tema, que relata a maior facilidade de processamento e memorização por parte destes sujeitos de elementos que guardam correspondência de 1 para 1 com a realidade. Por fim, a pesquisa aponta características da interação dos sujeitos com o mercado, abordando pontos como a dependência de uma pessoa de referência; a preferência por compra em varejo de autosserviço; e o afastamento do comércio online quando não há assistência de outras pessoas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52602@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324955619065856