A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira,Marco Antônio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000200002
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.
id PUC_RIO-24_ade236f2ec37a349171ba92925862338
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722013000200002
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativaEvasãoPsicologiaEnsino superiorO objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.Universidade Estadual de Maringá2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000200002Psicologia em Estudo v.18 n.2 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Alexandre Kurtz dos Santos Sisson deTeixeira,Marco Antônio Pereirapor2013-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2013-11-29T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
title A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
spellingShingle A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
Castro,Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Evasão
Psicologia
Ensino superior
title_short A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
title_full A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
title_fullStr A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
title_full_unstemmed A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
title_sort A evasão em um curso de psicologia: uma análise qualitativa
author Castro,Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
author_facet Castro,Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Teixeira,Marco Antônio Pereira
author_role author
author2 Teixeira,Marco Antônio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de
Teixeira,Marco Antônio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Psicologia
Ensino superior
topic Evasão
Psicologia
Ensino superior
description O objetivo deste estudo foi descrever aspectos da experiência acadêmica que podem estar associados à evasão em um curso de Psicologia. Além disto, objetivou-se observar se categorias elaboradas a partir da literatura que pudessem servir de base para a análise da experiência acadêmica em estudos qualitativos sobre evasão. Participaram seis ex-alunos, adultos jovens, que haviam cursado entre dois e cinco semestres. Foram realizadas entrevistas individuais, que posteriormente foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultados pôde-se observar que estão associados à evasão tanto aspectos relacionados ao indivíduo (baixa motivação; dificuldades de relacionamento; baixo comportamento exploratório) quanto aspectos relacionados à instituição (relacionamento frio com professores; focalização do currículo em algumas áreas específicas; conflitos entre visões diferentes da Psicologia, levando a divergências internas). Salienta-se a necessidade de serem realizadas ações que ajudem a preparar o indivíduo para o ingresso na universidade, além de aconselhamento de carreira aos alunos que enfrentam dúvidas e dificuldades em sua trajetória acadêmica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722013000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.18 n.2 2013
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905772601344