A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100150 |
Resumo: | Resumo A evasão no ensino superior apresenta índices significativos de ocorrência nos últimos anos. Buscar conhecer os motivos pelos quais o fenômeno ocorre pode auxiliar a compreendê-lo e pensar estratégias para a sua minimização, principalmente quando estudado o microcontexto (instituição de ensino ou curso superior específico). Este estudo realizou uma revisão da literatura sobre estudos acerca da evasão nos cursos de graduação em psicologia no Brasil, consultando-se para tanto as bases de dados SciELO, Scopus, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, sem delimitação de período de busca. Como resultado, percebe-se inicialmente uma escassez de publicações, com apenas sete estudos encontrados. Quanto aos motivos da evasão, há questões que são gerais dentre as pesquisas que investigam este fenômeno em diferentes cursos superiores, como as dificuldades em conciliar trabalho e estudo, por exemplo, mas também há razões próprias do ambiente de formação em psicologia, como aspectos idealizados sobre a profissão de psicólogo, a busca do curso com finalidade terapêutica, e conflitos entre visões diferentes da psicologia - que causavam divergências. Espera-se que os dados e as considerações apresentadas auxiliem os pesquisadores e práticos que se dedicam às questões do ensino superior e, também, àqueles que se dedicam à formação de estudantes nos cursos de graduação em psicologia, uma vez que por meio do conhecimento dos principais motivos elencados por evadidos deste curso como influenciadores do abandono, pode-se planejar e implantar estratégias de prevenção ao fenômeno da evasão. |
id |
CFP-1_33473c3108779791c2fbe274bb14740e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932020000100150 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da LiteraturaEvasãoEnsino SuperiorEstudantePsicologiaResumo A evasão no ensino superior apresenta índices significativos de ocorrência nos últimos anos. Buscar conhecer os motivos pelos quais o fenômeno ocorre pode auxiliar a compreendê-lo e pensar estratégias para a sua minimização, principalmente quando estudado o microcontexto (instituição de ensino ou curso superior específico). Este estudo realizou uma revisão da literatura sobre estudos acerca da evasão nos cursos de graduação em psicologia no Brasil, consultando-se para tanto as bases de dados SciELO, Scopus, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, sem delimitação de período de busca. Como resultado, percebe-se inicialmente uma escassez de publicações, com apenas sete estudos encontrados. Quanto aos motivos da evasão, há questões que são gerais dentre as pesquisas que investigam este fenômeno em diferentes cursos superiores, como as dificuldades em conciliar trabalho e estudo, por exemplo, mas também há razões próprias do ambiente de formação em psicologia, como aspectos idealizados sobre a profissão de psicólogo, a busca do curso com finalidade terapêutica, e conflitos entre visões diferentes da psicologia - que causavam divergências. Espera-se que os dados e as considerações apresentadas auxiliem os pesquisadores e práticos que se dedicam às questões do ensino superior e, também, àqueles que se dedicam à formação de estudantes nos cursos de graduação em psicologia, uma vez que por meio do conhecimento dos principais motivos elencados por evadidos deste curso como influenciadores do abandono, pode-se planejar e implantar estratégias de prevenção ao fenômeno da evasão.Conselho Federal de Psicologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100150Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003212214info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Carlos AlexandreBardagi,Marucia Pattapor2020-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932020000100150Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-12-04T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
title |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
spellingShingle |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura Campos,Carlos Alexandre Evasão Ensino Superior Estudante Psicologia |
title_short |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
title_full |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
title_fullStr |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
title_full_unstemmed |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
title_sort |
A Evasão nos Cursos de Psicologia no Brasil:Uma Revisão da Literatura |
author |
Campos,Carlos Alexandre |
author_facet |
Campos,Carlos Alexandre Bardagi,Marucia Patta |
author_role |
author |
author2 |
Bardagi,Marucia Patta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos,Carlos Alexandre Bardagi,Marucia Patta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Ensino Superior Estudante Psicologia |
topic |
Evasão Ensino Superior Estudante Psicologia |
description |
Resumo A evasão no ensino superior apresenta índices significativos de ocorrência nos últimos anos. Buscar conhecer os motivos pelos quais o fenômeno ocorre pode auxiliar a compreendê-lo e pensar estratégias para a sua minimização, principalmente quando estudado o microcontexto (instituição de ensino ou curso superior específico). Este estudo realizou uma revisão da literatura sobre estudos acerca da evasão nos cursos de graduação em psicologia no Brasil, consultando-se para tanto as bases de dados SciELO, Scopus, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, sem delimitação de período de busca. Como resultado, percebe-se inicialmente uma escassez de publicações, com apenas sete estudos encontrados. Quanto aos motivos da evasão, há questões que são gerais dentre as pesquisas que investigam este fenômeno em diferentes cursos superiores, como as dificuldades em conciliar trabalho e estudo, por exemplo, mas também há razões próprias do ambiente de formação em psicologia, como aspectos idealizados sobre a profissão de psicólogo, a busca do curso com finalidade terapêutica, e conflitos entre visões diferentes da psicologia - que causavam divergências. Espera-se que os dados e as considerações apresentadas auxiliem os pesquisadores e práticos que se dedicam às questões do ensino superior e, também, àqueles que se dedicam à formação de estudantes nos cursos de graduação em psicologia, uma vez que por meio do conhecimento dos principais motivos elencados por evadidos deste curso como influenciadores do abandono, pode-se planejar e implantar estratégias de prevenção ao fenômeno da evasão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100150 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003212214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122432175669248 |