Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith,Denise de Souza
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alencar,Eunice Maria L. Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.
id PUC_RIO-24_ef465ebffe6899a058ca61c700c88cdb
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000300007
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividadecriatividadeclima de sala de aulaensino fundamentalO objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300007info:eu-repo/semantics/openAccessFleith,Denise de SouzaAlencar,Eunice Maria L. Soriano depor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
spellingShingle Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
Fleith,Denise de Souza
criatividade
clima de sala de aula
ensino fundamental
title_short Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_full Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_fullStr Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_full_unstemmed Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_sort Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
author Fleith,Denise de Souza
author_facet Fleith,Denise de Souza
Alencar,Eunice Maria L. Soriano de
author_role author
author2 Alencar,Eunice Maria L. Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith,Denise de Souza
Alencar,Eunice Maria L. Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
clima de sala de aula
ensino fundamental
topic criatividade
clima de sala de aula
ensino fundamental
description O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903869435904