Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleith, Denise de Souza
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.
id UNB_50dfa265d39695f28cf8d84e031e3090
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26752
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividadePerception of elementary school students in relation to the classroom creativity environmentPercepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividadCriatividade (Educação)Sala de aulaEnsino fundamentalO objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.The purpose of this study was to examine the perception of elementary school students in relation to the classroom creativity environment. Six hundred and forty-four students, attending the 3rd and 4th grade in public and private schools participated in the study. The Classroom Creativity Environment Scale, used in the study, assesses five factors: Teacher s Support to the Student s Expression of his/her Own Ideas, Student s Self-Perception concerning Creativity, Student s Interest in Learning, Student s Autonomy, and Teacher s Support to the Student s Ideas Expression. The results indicated differences between male and female students, between students from 3rd and 4th grades, and between students from public and private schools. Moreover, the results revealed a significant interaction between the student s grade and the type of school students attend.El objetivo de este estudio fue examinar la percepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividad. Participaron en el estudio 644 alumnos de 3o. y 4o. año de escuelas públicas y particulares del Distrito Federal. La Escala sobre Ambiente para la Creatividad en el Aula, utilizada en este estudio, evalúa cinco factores: Soporte de la Profesora a la Expresión de Ideas del Alumno, Autopercepción del Alumno con relación a la Creatividad, Interés del Alumno por el Aprendizaje, Autonomía del Alumno y Estímulo de la Profesora a la Producción de Ideas del Alumno. Los resultados indicaron diferencias de percepción entre los alumnos del género masculino y femenino, alumnos de 3o. y 4o. año y entre alumnos de escuelas públicas y particulares. Los resultados revelaron aún interacción entre año y tipo de escuela.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá2017-12-07T04:45:45Z2017-12-07T04:45:45Z2006-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 513-521, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007Psicologia em Estudo - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFleith, Denise de SouzaAlencar, Eunice M. L. Soriano deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/26752Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
Perception of elementary school students in relation to the classroom creativity environment
Percepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividad
title Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
spellingShingle Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
Fleith, Denise de Souza
Criatividade (Educação)
Sala de aula
Ensino fundamental
title_short Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_full Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_fullStr Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_full_unstemmed Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
title_sort Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
author Fleith, Denise de Souza
author_facet Fleith, Denise de Souza
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_role author
author2 Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleith, Denise de Souza
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Sala de aula
Ensino fundamental
topic Criatividade (Educação)
Sala de aula
Ensino fundamental
description O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09
2017-12-07T04:45:45Z
2017-12-07T04:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 513-521, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007
identifier_str_mv FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 513-521, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580766594170880