DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100224 |
Resumo: | RESUMO Em diversos países, a educação baseada em evidências (EBE) ocupa um papel central na tomada de decisões acerca dos processos e procedimentos educacionais. No Brasil, a EBE ainda não é muito difundida na educação, mas dado o aumento gradual de publicações e organizações relacionadas a esta temática e dada a sua importância no cenário educacional internacional, é esperado que esta prática passe a ser mais discutida no país, especialmente pelos profissionais que trabalham na interseção entre a psicologia e a educação. Tendo por base o processo de tomada de decisão da EBE, mais especificamente, a necessidade de avaliação sistemática das intervenções educacionais e, tendo como corpo teórico-conceitual a análise do comportamento, os objetivos deste artigo são (a) apresentar como as formas de avaliação diagnóstica e formativa propostas pela análise do comportamento se relacionam a formas tradicionais de implementar avaliações de práticas psicoeducacionais e (b) demonstrar a importância dos delineamentos intrassujeitos como forma de avaliação e monitoramento de intervenções psicoeducacionais na busca por decisões que levem à EBE a partir da literatura da área. As análises realizadas neste manuscrito permitem a conclusão de que delineamentos intrassujeitos podem ser utilizados como avaliações na prática educacional como produtores de evidência. |
id |
PUC_RIO-24_fced5c565309e34e0a44ac305ddfdfd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722019000100224 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIAMétodos experimentaisavaliaçãopsicopedagogiaRESUMO Em diversos países, a educação baseada em evidências (EBE) ocupa um papel central na tomada de decisões acerca dos processos e procedimentos educacionais. No Brasil, a EBE ainda não é muito difundida na educação, mas dado o aumento gradual de publicações e organizações relacionadas a esta temática e dada a sua importância no cenário educacional internacional, é esperado que esta prática passe a ser mais discutida no país, especialmente pelos profissionais que trabalham na interseção entre a psicologia e a educação. Tendo por base o processo de tomada de decisão da EBE, mais especificamente, a necessidade de avaliação sistemática das intervenções educacionais e, tendo como corpo teórico-conceitual a análise do comportamento, os objetivos deste artigo são (a) apresentar como as formas de avaliação diagnóstica e formativa propostas pela análise do comportamento se relacionam a formas tradicionais de implementar avaliações de práticas psicoeducacionais e (b) demonstrar a importância dos delineamentos intrassujeitos como forma de avaliação e monitoramento de intervenções psicoeducacionais na busca por decisões que levem à EBE a partir da literatura da área. As análises realizadas neste manuscrito permitem a conclusão de que delineamentos intrassujeitos podem ser utilizados como avaliações na prática educacional como produtores de evidência.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100224Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v24i0.39062info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Jackeline Joyce de SantanaSella,Ana CarolinaRibeiro,Daniela Mendonçapor2019-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100224Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-07-12T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
title |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
spellingShingle |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA Santos,Jackeline Joyce de Santana Métodos experimentais avaliação psicopedagogia |
title_short |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
title_full |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
title_fullStr |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
title_full_unstemmed |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
title_sort |
DELINEAMENTOS INTRASSUJEITOS NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS BASEADAS EM EVIDÊNCIA |
author |
Santos,Jackeline Joyce de Santana |
author_facet |
Santos,Jackeline Joyce de Santana Sella,Ana Carolina Ribeiro,Daniela Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Sella,Ana Carolina Ribeiro,Daniela Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Jackeline Joyce de Santana Sella,Ana Carolina Ribeiro,Daniela Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos experimentais avaliação psicopedagogia |
topic |
Métodos experimentais avaliação psicopedagogia |
description |
RESUMO Em diversos países, a educação baseada em evidências (EBE) ocupa um papel central na tomada de decisões acerca dos processos e procedimentos educacionais. No Brasil, a EBE ainda não é muito difundida na educação, mas dado o aumento gradual de publicações e organizações relacionadas a esta temática e dada a sua importância no cenário educacional internacional, é esperado que esta prática passe a ser mais discutida no país, especialmente pelos profissionais que trabalham na interseção entre a psicologia e a educação. Tendo por base o processo de tomada de decisão da EBE, mais especificamente, a necessidade de avaliação sistemática das intervenções educacionais e, tendo como corpo teórico-conceitual a análise do comportamento, os objetivos deste artigo são (a) apresentar como as formas de avaliação diagnóstica e formativa propostas pela análise do comportamento se relacionam a formas tradicionais de implementar avaliações de práticas psicoeducacionais e (b) demonstrar a importância dos delineamentos intrassujeitos como forma de avaliação e monitoramento de intervenções psicoeducacionais na busca por decisões que levem à EBE a partir da literatura da área. As análises realizadas neste manuscrito permitem a conclusão de que delineamentos intrassujeitos podem ser utilizados como avaliações na prática educacional como produtores de evidência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100224 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/psicolestud.v24i0.39062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.24 2019 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906479341568 |