A didática na Formação Pedagógica de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077 |
Resumo: | Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender. |
id |
PUC_RS-18_013ed97966efb12ff34c2f57a78faafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8077 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A didática na Formação Pedagógica de Professoresdidáticaformação de professoreslicenciaturateoria e prática.Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077Educação; Vol. 33 No. 3 (2010): Dossier - Teacher Education, curriculum and practiceEducação; Vol. 33 Núm. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e práticaEducação; v. 33 n. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077/5724Martin, Pura Lúcia OliverRomanowski, Joana Paulininfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T13:21:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8077Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T13:21:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
title |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
spellingShingle |
A didática na Formação Pedagógica de Professores Martin, Pura Lúcia Oliver didática formação de professores licenciatura teoria e prática. |
title_short |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
title_full |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
title_fullStr |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
title_full_unstemmed |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
title_sort |
A didática na Formação Pedagógica de Professores |
author |
Martin, Pura Lúcia Oliver |
author_facet |
Martin, Pura Lúcia Oliver Romanowski, Joana Paulin |
author_role |
author |
author2 |
Romanowski, Joana Paulin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Pura Lúcia Oliver Romanowski, Joana Paulin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didática formação de professores licenciatura teoria e prática. |
topic |
didática formação de professores licenciatura teoria e prática. |
description |
Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077/5724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 33 No. 3 (2010): Dossier - Teacher Education, curriculum and practice Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática Educação; v. 33 n. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128743024787456 |