Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Telling stories with augmented reality: a strategy to increase fluency in children’s reading Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests. Keywords: Reading comprehension; Reading fluency; Augmented reality |
id |
PUC_RS-19_ae86d287eda38828f9caeed1d044b68a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18394 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantilCompreensão leitoraFluência leitoraRealidade aumentadaLiteraturaO objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Telling stories with augmented reality: a strategy to increase fluency in children’s reading Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests. Keywords: Reading comprehension; Reading fluency; Augmented realityEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLiteratura; Psicolinguística; Neurociênciasapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1839410.15448/1984-7726.2015.1.18394Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-1461984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394/12880Naschold, AngelaBalen, SheilaCampos, AndréSantos, SelanSoltosky, MicheleBrazorotto, JoseliPereira, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T20:59:33Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18394Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:59:33Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
title |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
spellingShingle |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil Naschold, Angela Compreensão leitora Fluência leitora Realidade aumentada Literatura |
title_short |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
title_full |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
title_fullStr |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
title_full_unstemmed |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
title_sort |
Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil |
author |
Naschold, Angela |
author_facet |
Naschold, Angela Balen, Sheila Campos, André Santos, Selan Soltosky, Michele Brazorotto, Joseli Pereira, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Balen, Sheila Campos, André Santos, Selan Soltosky, Michele Brazorotto, Joseli Pereira, Antonio |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naschold, Angela Balen, Sheila Campos, André Santos, Selan Soltosky, Michele Brazorotto, Joseli Pereira, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora Fluência leitora Realidade aumentada Literatura |
topic |
Compreensão leitora Fluência leitora Realidade aumentada Literatura |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir o papel das tecnologias digitais no incentivo à leitura infantil. A compreensão textual de estudantes brasileiros é muito precária, e são necessárias medidas eficazes para melhorar esse quadro. Uma estratégia é fomentar a leitura desde os primeiros anos de escola, na esperança de que melhorias na fluência, na construção de vocabulário e no desenvolvimento de atração pela narrativa textual possam contribuir para a criação de uma sociedade leitora. Neste trabalho, discutimos e apresentamos uma proposta de utilização de uma tecnologia digital em particular, a realidade aumentada, que cria uma nova perspectiva de interação com o livro como objeto físico, para melhorar a fluência da leitura e auxiliar a melhorar os índices de compreensão leitora dos estudantes brasileiros. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Telling stories with augmented reality: a strategy to increase fluency in children’s reading Abstract: This paper aims to discuss the role of digital technologies in stimulating children’s reading. Brazilian students’ reading comprehension is very poor, and effective actions are necessary to improve this situation. One strategy is to stimulate reading habits since the early grades, hoping that improvements in fluency, vocabulary building and increased interest in narratives may contribute to the creation of a society of readers. In this paper, we discuss and present a proposal for the utilization of augmented reality, a digital technology that has brought about a new perspective for interacting with books as physical objects, in order to improve Brazilian students’ reading fluency and their performance in reading comprehension tests. Keywords: Reading comprehension; Reading fluency; Augmented reality |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Literatura; Psicolinguística; Neurociências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394 10.15448/1984-7726.2015.1.18394 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2015.1.18394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18394/12880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146 Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146 Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 138-146 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2015.1 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128779169202176 |