A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416 |
Resumo: | Resultado das reflexões realizadas durante o curso de especialização ―Fundamentos de uma Educação para o Pensar‖, a pesquisa procurou analisar as influências das transformações no núcleo familiar para a formação da criança e seus desdobramentos na escola. A teoria psicogenética de Henri Wallon considera que o ser humano é geneticamente social e indica que a família é o primeiro núcleo formativo da criança, responsável por seu bem-estar, pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo, seguido pela escola, responsável pela sua formação sistemática. Atualmente, a família passa por inúmeras mudanças na sua estrutura, resultado de vários processos históricos. Ao constatar que a escola e a família são dois meios sociais fundamentais para a constituição e formação da pessoa, e as mudanças sociais que a contemporaneidade vive são refletidas na escola, é necessário discutir a relação que se estabelece entre a escola e a família, na perspectiva de uma Educação para o Pensar. |
id |
PUC_SP-1_0178eefd29bdf77aac0c157d8494c081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29416 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarricone, KatiaBaptista, Bruna Romero2022-10-25T21:01:22Z2022-10-25T21:01:22Z2014-12-19Baptista, Bruna Romero. A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416Resultado das reflexões realizadas durante o curso de especialização ―Fundamentos de uma Educação para o Pensar‖, a pesquisa procurou analisar as influências das transformações no núcleo familiar para a formação da criança e seus desdobramentos na escola. A teoria psicogenética de Henri Wallon considera que o ser humano é geneticamente social e indica que a família é o primeiro núcleo formativo da criança, responsável por seu bem-estar, pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo, seguido pela escola, responsável pela sua formação sistemática. Atualmente, a família passa por inúmeras mudanças na sua estrutura, resultado de vários processos históricos. Ao constatar que a escola e a família são dois meios sociais fundamentais para a constituição e formação da pessoa, e as mudanças sociais que a contemporaneidade vive são refletidas na escola, é necessário discutir a relação que se estabelece entre a escola e a família, na perspectiva de uma Educação para o Pensar.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEducaçãoDesenvolvimento infantilFamíliaEscolaRelação família-escolaA relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdfapplication/pdf358617https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/1/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdff96aa98041e1a079e78418285df6a631MD51TEXTBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.txtBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.txtExtracted texttext/plain127954https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/2/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.txtd167ae6f9be1e91393ee9eb8270a837aMD52THUMBNAILBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.jpgBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/3/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.jpg1e9ed03de5e61631850dd45d1913d5f3MD53handle/294162022-10-26 01:03:42.937oai:repositorio.pucsp.br:handle/29416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
title |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
spellingShingle |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil Baptista, Bruna Romero CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Educação Desenvolvimento infantil Família Escola Relação família-escola |
title_short |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
title_full |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
title_fullStr |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
title_sort |
A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil |
author |
Baptista, Bruna Romero |
author_facet |
Baptista, Bruna Romero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarricone, Katia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Bruna Romero |
contributor_str_mv |
Tarricone, Katia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Educação Desenvolvimento infantil Família Escola Relação família-escola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desenvolvimento infantil Família Escola Relação família-escola |
description |
Resultado das reflexões realizadas durante o curso de especialização ―Fundamentos de uma Educação para o Pensar‖, a pesquisa procurou analisar as influências das transformações no núcleo familiar para a formação da criança e seus desdobramentos na escola. A teoria psicogenética de Henri Wallon considera que o ser humano é geneticamente social e indica que a família é o primeiro núcleo formativo da criança, responsável por seu bem-estar, pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo, seguido pela escola, responsável pela sua formação sistemática. Atualmente, a família passa por inúmeras mudanças na sua estrutura, resultado de vários processos históricos. Ao constatar que a escola e a família são dois meios sociais fundamentais para a constituição e formação da pessoa, e as mudanças sociais que a contemporaneidade vive são refletidas na escola, é necessário discutir a relação que se estabelece entre a escola e a família, na perspectiva de uma Educação para o Pensar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Baptista, Bruna Romero. A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416 |
identifier_str_mv |
Baptista, Bruna Romero. A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/1/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/2/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/3/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f96aa98041e1a079e78418285df6a631 d167ae6f9be1e91393ee9eb8270a837a 1e9ed03de5e61631850dd45d1913d5f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277911427973120 |