A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Bruna Romero
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416
Resumo: Resultado das reflexões realizadas durante o curso de especialização ―Fundamentos de uma Educação para o Pensar‖, a pesquisa procurou analisar as influências das transformações no núcleo familiar para a formação da criança e seus desdobramentos na escola. A teoria psicogenética de Henri Wallon considera que o ser humano é geneticamente social e indica que a família é o primeiro núcleo formativo da criança, responsável por seu bem-estar, pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo, seguido pela escola, responsável pela sua formação sistemática. Atualmente, a família passa por inúmeras mudanças na sua estrutura, resultado de vários processos históricos. Ao constatar que a escola e a família são dois meios sociais fundamentais para a constituição e formação da pessoa, e as mudanças sociais que a contemporaneidade vive são refletidas na escola, é necessário discutir a relação que se estabelece entre a escola e a família, na perspectiva de uma Educação para o Pensar.
id PUC_SP-1_0178eefd29bdf77aac0c157d8494c081
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29416
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Tarricone, KatiaBaptista, Bruna Romero2022-10-25T21:01:22Z2022-10-25T21:01:22Z2014-12-19Baptista, Bruna Romero. A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416Resultado das reflexões realizadas durante o curso de especialização ―Fundamentos de uma Educação para o Pensar‖, a pesquisa procurou analisar as influências das transformações no núcleo familiar para a formação da criança e seus desdobramentos na escola. A teoria psicogenética de Henri Wallon considera que o ser humano é geneticamente social e indica que a família é o primeiro núcleo formativo da criança, responsável por seu bem-estar, pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo, seguido pela escola, responsável pela sua formação sistemática. Atualmente, a família passa por inúmeras mudanças na sua estrutura, resultado de vários processos históricos. Ao constatar que a escola e a família são dois meios sociais fundamentais para a constituição e formação da pessoa, e as mudanças sociais que a contemporaneidade vive são refletidas na escola, é necessário discutir a relação que se estabelece entre a escola e a família, na perspectiva de uma Educação para o Pensar.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEducaçãoDesenvolvimento infantilFamíliaEscolaRelação família-escolaA relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdfapplication/pdf358617https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/1/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdff96aa98041e1a079e78418285df6a631MD51TEXTBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.txtBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.txtExtracted texttext/plain127954https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/2/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.txtd167ae6f9be1e91393ee9eb8270a837aMD52THUMBNAILBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.jpgBRUNA ROMERO BAPTISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/3/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.jpg1e9ed03de5e61631850dd45d1913d5f3MD53handle/294162022-10-26 01:03:42.937oai:repositorio.pucsp.br:handle/29416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
title A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
spellingShingle A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
Baptista, Bruna Romero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Educação
Desenvolvimento infantil
Família
Escola
Relação família-escola
title_short A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
title_full A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
title_fullStr A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
title_full_unstemmed A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
title_sort A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil
author Baptista, Bruna Romero
author_facet Baptista, Bruna Romero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarricone, Katia
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Bruna Romero
contributor_str_mv Tarricone, Katia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Educação
Desenvolvimento infantil
Família
Escola
Relação família-escola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desenvolvimento infantil
Família
Escola
Relação família-escola
description Resultado das reflexões realizadas durante o curso de especialização ―Fundamentos de uma Educação para o Pensar‖, a pesquisa procurou analisar as influências das transformações no núcleo familiar para a formação da criança e seus desdobramentos na escola. A teoria psicogenética de Henri Wallon considera que o ser humano é geneticamente social e indica que a família é o primeiro núcleo formativo da criança, responsável por seu bem-estar, pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo, seguido pela escola, responsável pela sua formação sistemática. Atualmente, a família passa por inúmeras mudanças na sua estrutura, resultado de vários processos históricos. Ao constatar que a escola e a família são dois meios sociais fundamentais para a constituição e formação da pessoa, e as mudanças sociais que a contemporaneidade vive são refletidas na escola, é necessário discutir a relação que se estabelece entre a escola e a família, na perspectiva de uma Educação para o Pensar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Baptista, Bruna Romero. A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416
identifier_str_mv Baptista, Bruna Romero. A relação família-escola: consequências das novas dinâmicas familiares na Educação Infantil. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/1/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/2/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29416/3/BRUNA%20ROMERO%20BAPTISTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f96aa98041e1a079e78418285df6a631
d167ae6f9be1e91393ee9eb8270a837a
1e9ed03de5e61631850dd45d1913d5f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277911427973120