O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27157 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar características do professor nativo e do professor não nativo de Língua Inglesa no Brasil. Autores como Leffa (2001), Nunes (2006), Seidlhofer (1999), Graddol (2006), Jenkins (2000) e McArthur (1999) serviram como suporte e base teórica para refletir e analisar os dados coletados. Os participantes do estudo foram dois professores, sendo um nativo e um não nativo, que atuam ou já atuaram em escolas públicas brasileiras como professores de inglês. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso e embasada em teóricos como Njie & Asimiran (2014), Hartley (2004) e Stake (1994). Os resultados do estudo sugerem que tanto o nativo quanto o não nativo têm opiniões bastante parecidas em relação ao de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Além disso, tanto o nativo quanto o não nativo ressaltaram a importância de uma boa formação profissional e da constante atualização |
id |
PUC_SP-1_0230d38bbd16f3fb9cf14988ae4e9a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27157 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaFerreira, Juliana Soares2022-08-23T23:43:50Z2022-08-23T23:43:50Z2018-02-08Ferreira, Juliana Soares. O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27157Esta pesquisa teve como objetivo investigar características do professor nativo e do professor não nativo de Língua Inglesa no Brasil. Autores como Leffa (2001), Nunes (2006), Seidlhofer (1999), Graddol (2006), Jenkins (2000) e McArthur (1999) serviram como suporte e base teórica para refletir e analisar os dados coletados. Os participantes do estudo foram dois professores, sendo um nativo e um não nativo, que atuam ou já atuaram em escolas públicas brasileiras como professores de inglês. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso e embasada em teóricos como Njie & Asimiran (2014), Hartley (2004) e Stake (1994). Os resultados do estudo sugerem que tanto o nativo quanto o não nativo têm opiniões bastante parecidas em relação ao de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Além disso, tanto o nativo quanto o não nativo ressaltaram a importância de uma boa formação profissional e da constante atualizaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASProfessores de inglêsProfessor nativoProfessor não nativoO professor nativo e o não nativo no ensino de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIANA SOARES FERREIRA.pdfapplication/pdf315874https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27157/1/JULIANA%20SOARES%20FERREIRA.pdf91acbdc63b58ae6b386085f63ccf357eMD51TEXTJULIANA SOARES FERREIRA.pdf.txtJULIANA SOARES FERREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain34091https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27157/2/JULIANA%20SOARES%20FERREIRA.pdf.txtd490ab3c8e549be1e28915b52eaa2b3fMD52THUMBNAILJULIANA SOARES FERREIRA.pdf.jpgJULIANA SOARES FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27157/3/JULIANA%20SOARES%20FERREIRA.pdf.jpgb17bfb4205ce9fdb75e9e6bd85ce0f29MD53handle/271572022-08-24 01:04:19.579oai:repositorio.pucsp.br:handle/27157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-24T04:04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
title |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
spellingShingle |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês Ferreira, Juliana Soares CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Professores de inglês Professor nativo Professor não nativo |
title_short |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
title_full |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
title_fullStr |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
title_full_unstemmed |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
title_sort |
O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês |
author |
Ferreira, Juliana Soares |
author_facet |
Ferreira, Juliana Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Soares |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Professores de inglês Professor nativo Professor não nativo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de inglês Professor nativo Professor não nativo |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar características do professor nativo e do professor não nativo de Língua Inglesa no Brasil. Autores como Leffa (2001), Nunes (2006), Seidlhofer (1999), Graddol (2006), Jenkins (2000) e McArthur (1999) serviram como suporte e base teórica para refletir e analisar os dados coletados. Os participantes do estudo foram dois professores, sendo um nativo e um não nativo, que atuam ou já atuaram em escolas públicas brasileiras como professores de inglês. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso e embasada em teóricos como Njie & Asimiran (2014), Hartley (2004) e Stake (1994). Os resultados do estudo sugerem que tanto o nativo quanto o não nativo têm opiniões bastante parecidas em relação ao de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Além disso, tanto o nativo quanto o não nativo ressaltaram a importância de uma boa formação profissional e da constante atualização |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T23:43:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T23:43:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Soares. O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27157 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Juliana Soares. O professor nativo e o não nativo no ensino de inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27157/1/JULIANA%20SOARES%20FERREIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27157/2/JULIANA%20SOARES%20FERREIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27157/3/JULIANA%20SOARES%20FERREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91acbdc63b58ae6b386085f63ccf357e d490ab3c8e549be1e28915b52eaa2b3f b17bfb4205ce9fdb75e9e6bd85ce0f29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277822214078464 |