A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinelato, Patricia Thomasio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13802
Resumo: Esta pesquisa tem como foco apresentar os jogos como possibilidade de desenvolvimento de interação dentro da sala de aula de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE). O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com sete alunas iniciantes no curso de inglês de um instituto de idiomas da cidade de São Paulo. A coleta de dados realizou-se no primeiro e segundo semestres de 2003 por meio de gravação em áudio e vídeo, previamente autorizada pelos pais das participantes, que na época tinham entre 14 e 17 anos. O interesse pelo tema surgiu da percepção de que em momentos de jogo a interação na sala de aula acontecia de maneira mais efetiva, gerando mediação e conseqüente construção compartilhada de conhecimento. Isto justifica o uso do jogo no ensino de LE. Como pressuposto teórico, a pesquisa assume uma postura sócio-construtivista, com base em Vygotsky (1930/1987, 1934/1987). Como parte da teoria e também como proposta de análise de dados, minha pesquisa encontra suporte em Góes (1994), que sugere os Modos de Participação como caminho para a análise de dados. Após a análise, os dados revelaram que nos momentos de interação nos jogos, tanto a professora como as alunas assumem um papel de mediadoras, contribuindo para a construção compartilhada do conhecimento. Os dados denotam o papel central da linguagem no processo de ensino-aprendizagem, pois é ela a mediadora da interação entre a professora e as alunas. Os modos de participação da professora e das alunas relacionam-se com a mediação, pois é por meio das ações da professora e das alunas, nos jogos, que a mediação acontece entre as participantes, justificando o uso de jogos no ensino de LE
id PUC_SP-1_08389440342c06a78cc11c609438bf69
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13802
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734023T1Quinelato, Patricia Thomasio2016-04-28T18:23:16Z2012-04-022005-04-08Quinelato, Patricia Thomasio. A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13802Esta pesquisa tem como foco apresentar os jogos como possibilidade de desenvolvimento de interação dentro da sala de aula de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE). O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com sete alunas iniciantes no curso de inglês de um instituto de idiomas da cidade de São Paulo. A coleta de dados realizou-se no primeiro e segundo semestres de 2003 por meio de gravação em áudio e vídeo, previamente autorizada pelos pais das participantes, que na época tinham entre 14 e 17 anos. O interesse pelo tema surgiu da percepção de que em momentos de jogo a interação na sala de aula acontecia de maneira mais efetiva, gerando mediação e conseqüente construção compartilhada de conhecimento. Isto justifica o uso do jogo no ensino de LE. Como pressuposto teórico, a pesquisa assume uma postura sócio-construtivista, com base em Vygotsky (1930/1987, 1934/1987). Como parte da teoria e também como proposta de análise de dados, minha pesquisa encontra suporte em Góes (1994), que sugere os Modos de Participação como caminho para a análise de dados. Após a análise, os dados revelaram que nos momentos de interação nos jogos, tanto a professora como as alunas assumem um papel de mediadoras, contribuindo para a construção compartilhada do conhecimento. Os dados denotam o papel central da linguagem no processo de ensino-aprendizagem, pois é ela a mediadora da interação entre a professora e as alunas. Os modos de participação da professora e das alunas relacionam-se com a mediação, pois é por meio das ações da professora e das alunas, nos jogos, que a mediação acontece entre as participantes, justificando o uso de jogos no ensino de LEapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30575/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaIinteraçãoMediaçãoModos de participaçãoConstrução de conhecimento compartilhadaLíngua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeirosAtividades criativas na sala de aulaJogos educativosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPatricia Thomasio Quinelato.pdf.txtPatricia Thomasio Quinelato.pdf.txtExtracted texttext/plain110https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13802/3/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf.txt26d2646c199ec5c9c3575ccdd65c222cMD53ORIGINALPatricia Thomasio Quinelato.pdfapplication/pdf5033143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13802/1/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf32674faa20792d9ff5c7f46f7857704eMD51THUMBNAILPatricia Thomasio Quinelato.pdf.jpgPatricia Thomasio Quinelato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2878https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13802/2/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf.jpg72c743c86997e601f9b6aa552487098fMD52handle/138022022-04-28 11:21:30.221oai:repositorio.pucsp.br:handle/13802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T14:21:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
title A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
spellingShingle A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
Quinelato, Patricia Thomasio
Iinteração
Mediação
Modos de participação
Construção de conhecimento compartilhada
Língua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeiros
Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
title_full A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
title_fullStr A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
title_full_unstemmed A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
title_sort A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas
author Quinelato, Patricia Thomasio
author_facet Quinelato, Patricia Thomasio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734023T1
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinelato, Patricia Thomasio
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Iinteração
Mediação
Modos de participação
Construção de conhecimento compartilhada
Língua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeiros
Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
topic Iinteração
Mediação
Modos de participação
Construção de conhecimento compartilhada
Língua inglesa -- Estudo e ensino -- Falantes estrangeiros
Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Esta pesquisa tem como foco apresentar os jogos como possibilidade de desenvolvimento de interação dentro da sala de aula de língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE). O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com sete alunas iniciantes no curso de inglês de um instituto de idiomas da cidade de São Paulo. A coleta de dados realizou-se no primeiro e segundo semestres de 2003 por meio de gravação em áudio e vídeo, previamente autorizada pelos pais das participantes, que na época tinham entre 14 e 17 anos. O interesse pelo tema surgiu da percepção de que em momentos de jogo a interação na sala de aula acontecia de maneira mais efetiva, gerando mediação e conseqüente construção compartilhada de conhecimento. Isto justifica o uso do jogo no ensino de LE. Como pressuposto teórico, a pesquisa assume uma postura sócio-construtivista, com base em Vygotsky (1930/1987, 1934/1987). Como parte da teoria e também como proposta de análise de dados, minha pesquisa encontra suporte em Góes (1994), que sugere os Modos de Participação como caminho para a análise de dados. Após a análise, os dados revelaram que nos momentos de interação nos jogos, tanto a professora como as alunas assumem um papel de mediadoras, contribuindo para a construção compartilhada do conhecimento. Os dados denotam o papel central da linguagem no processo de ensino-aprendizagem, pois é ela a mediadora da interação entre a professora e as alunas. Os modos de participação da professora e das alunas relacionam-se com a mediação, pois é por meio das ações da professora e das alunas, nos jogos, que a mediação acontece entre as participantes, justificando o uso de jogos no ensino de LE
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-08
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Quinelato, Patricia Thomasio. A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13802
identifier_str_mv Quinelato, Patricia Thomasio. A interação propiciada pelos jogos na sala de aula de língua inglesa: modos de participação da professora e das alunas. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13802/3/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13802/1/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13802/2/Patricia%20Thomasio%20Quinelato.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26d2646c199ec5c9c3575ccdd65c222c
32674faa20792d9ff5c7f46f7857704e
72c743c86997e601f9b6aa552487098f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277957415370752