A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387 |
Resumo: | Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming community |
id |
PUC_SP-1_1cd19536ba8a3f7c0c6453e37c0e0e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/41387 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mieli, Silvio Robertohttp://lattes.cnpq.br/4340101060810837Lima, Hiero de la Vega de2024-05-09T19:32:17Z2024-05-09T19:32:17Z2023-12-05Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming communityPresente na indústria de games desde os tempos da Atari, a cultura do crunch é o encorajamento implícito ou explícito, por parte das lideranças e cultura corporativa geral de estúdios, à exploração dos desenvolvedores, que frequentemente se veem trabalhando longas horas e não recebendo qualquer tipo de compensação, normalmente para que um título saia dentro do prazo. O crunch gera uma série de impactos físicos, psicológicos e sociais para os funcionários que afeta, e, em casos extremos, chega a acabar com suas carreiras na indústria de games. A partir dos anos 2000, o tópico passa a ser abordado com cada vez mais espaço e relevância na mídia especializada, mas certos setores do fandom gamer — e mesmo o próprio jornalismo hegemônico na área — ainda se veem incapazes de confrontar o fenômeno crunch pelo que é, tratando o tópico com relativa permissividade, como exemplificado pelo estudo de caso The Game Awards 2020. Este projeto olha para as variadas respostas da indústria, da mídia e do público consumidor de games ao crunch, a fim de analisar e buscar motivos para as atitudes gerais ao redor desteporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em JornalismoPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCrunchJornalismo de gamesIndústria de gamesFandom gamerExploração de trabalhoCrunchGaming journalismGames industryGaming fandomLabor exploitationA cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_Nina de la Vega de L.pdfapplication/pdf323771https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/1/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf0b56692478965cdacda261c5b66edba9MD51TEXTTCC_Nina de la Vega de L.pdf.txtTCC_Nina de la Vega de L.pdf.txtExtracted texttext/plain78697https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/2/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.txt6c150965679f730b3339e7a7cb4b8b9bMD52THUMBNAILTCC_Nina de la Vega de L.pdf.jpgTCC_Nina de la Vega de L.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/3/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.jpgb0135f729fa492e3374d050e8ccd462aMD53handle/413872024-05-10 01:02:45.351oai:repositorio.pucsp.br:handle/41387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-05-10T04:02:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
title |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
spellingShingle |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer Lima, Hiero de la Vega de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Crunch Jornalismo de games Indústria de games Fandom gamer Exploração de trabalho Crunch Gaming journalism Games industry Gaming fandom Labor exploitation |
title_short |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
title_full |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
title_fullStr |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
title_full_unstemmed |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
title_sort |
A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer |
author |
Lima, Hiero de la Vega de |
author_facet |
Lima, Hiero de la Vega de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mieli, Silvio Roberto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4340101060810837 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Hiero de la Vega de |
contributor_str_mv |
Mieli, Silvio Roberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Crunch Jornalismo de games Indústria de games Fandom gamer Exploração de trabalho Crunch Gaming journalism Games industry Gaming fandom Labor exploitation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crunch Jornalismo de games Indústria de games Fandom gamer Exploração de trabalho |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Crunch Gaming journalism Games industry Gaming fandom Labor exploitation |
description |
Crunch culture in the video game industry and its reverberations in the gaming community |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-09T19:32:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-09T19:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387 |
identifier_str_mv |
Lima, Hiero de la Vega de. A cultura do crunch na indústria de videogames e suas reverberações na comunidade gamer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Jornalismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/1/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/2/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41387/3/TCC_Nina%20de%20la%20Vega%20de%20L.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b56692478965cdacda261c5b66edba9 6c150965679f730b3339e7a7cb4b8b9b b0135f729fa492e3374d050e8ccd462a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277828952227840 |