O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33865 |
Resumo: | Nowadays football is seen as a profitable business where clubs apply innovative strategies to increase revenues, enhance your brand, win and keep their fans. Among the strategies used by clubs to achieve these goals stands licensing. Despite its relevance in sports marketing management structured the licensing programs of Brazilian clubs and is a recent literature on the topic is scarce, arguments that justify this work. Through qualitative research, we studied the marketing efforts of five clubs in order to identify the advantages of licensing and its importance in building and managing brands in football. Initially bibliographical research, in order to conceptualize points related to sports marketing, identity and brand image. Later, analogies and comparisons were made between these concepts and examples of strategic actions of the clubs. Thus, it was possible to prove that besides contributing to the increase in revenue, licensing is an important tool in the construction, management and valuation of brands of football clubs |
id |
PUC_SP-1_1f6840e947899c63504336a5b041b7d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33865 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Zenone, Luiz ClaudioGomes, Cristiane da Silva2023-07-05T19:25:56Z2023-07-05T19:25:56Z2013-03-15Gomes, Cristiane da Silva. O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33865Nowadays football is seen as a profitable business where clubs apply innovative strategies to increase revenues, enhance your brand, win and keep their fans. Among the strategies used by clubs to achieve these goals stands licensing. Despite its relevance in sports marketing management structured the licensing programs of Brazilian clubs and is a recent literature on the topic is scarce, arguments that justify this work. Through qualitative research, we studied the marketing efforts of five clubs in order to identify the advantages of licensing and its importance in building and managing brands in football. Initially bibliographical research, in order to conceptualize points related to sports marketing, identity and brand image. Later, analogies and comparisons were made between these concepts and examples of strategic actions of the clubs. Thus, it was possible to prove that besides contributing to the increase in revenue, licensing is an important tool in the construction, management and valuation of brands of football clubsAtualmente o futebol é visto como negócio rentável onde os clubes aplicam estratégias inovadoras para aumentar suas receitas, valorizar sua marca, conquistar e manter seus torcedores. Entre as estratégias utilizadas pelos clubes para alcançar estes objetivos destaca-se o licenciamento. Apesar de sua relevância no marketing esportivo a gestão estruturada dos programas de licenciamento dos clubes Brasileiros é recente e a bibliografia referente ao tema é escassa, argumentos que justificam a realização deste trabalho. Através de pesquisa qualitativa exploratória, foram estudadas as ações de marketing de cinco clubes com objetivo de identificar as vantagens do licenciamento e sua importância na construção e gestão de marcas no futebol. Inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica, com o objetivo de conceituar pontos referentes ao marketing esportivo, identidade e imagem de marca. Posteriormente, foram feitas comparações e analogias entre estes conceitos e os exemplos de ações estratégicas dos clubes. Desta forma, foi possível comprovar que além de contribuir para o aumento das receitas, o licenciamento é uma importante ferramenta na construção, gestão e valorização das marcas dos clubes de futebolporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketing esportivo marca licenciamentoProdutos licenciadosClubes de futebolSports marketingBrandLicensingLicensed productsFootball clubO futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCRISTIANE DA SILVA GOMES.pdfapplication/pdf2346263https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33865/1/CRISTIANE%20DA%20SILVA%20GOMES.pdf942caffffc855b362f8e5ddf4bcfa35aMD51TEXTCRISTIANE DA SILVA GOMES.pdf.txtCRISTIANE DA SILVA GOMES.pdf.txtExtracted texttext/plain146281https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33865/2/CRISTIANE%20DA%20SILVA%20GOMES.pdf.txtb9b4c3f282b4b230c9f58663387edc11MD52THUMBNAILCRISTIANE DA SILVA GOMES.pdf.jpgCRISTIANE DA SILVA GOMES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33865/3/CRISTIANE%20DA%20SILVA%20GOMES.pdf.jpge2f9c7d29df5ca36a4702f63eeebeb02MD53handle/338652023-07-06 01:13:26.972oai:repositorio.pucsp.br:handle/33865Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:13:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
title |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
spellingShingle |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados Gomes, Cristiane da Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing esportivo marca licenciamento Produtos licenciados Clubes de futebol Sports marketing Brand Licensing Licensed products Football club |
title_short |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
title_full |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
title_fullStr |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
title_full_unstemmed |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
title_sort |
O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados |
author |
Gomes, Cristiane da Silva |
author_facet |
Gomes, Cristiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zenone, Luiz Claudio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cristiane da Silva |
contributor_str_mv |
Zenone, Luiz Claudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing esportivo marca licenciamento Produtos licenciados Clubes de futebol Sports marketing Brand Licensing Licensed products Football club |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo marca licenciamento Produtos licenciados Clubes de futebol |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sports marketing Brand Licensing Licensed products Football club |
description |
Nowadays football is seen as a profitable business where clubs apply innovative strategies to increase revenues, enhance your brand, win and keep their fans. Among the strategies used by clubs to achieve these goals stands licensing. Despite its relevance in sports marketing management structured the licensing programs of Brazilian clubs and is a recent literature on the topic is scarce, arguments that justify this work. Through qualitative research, we studied the marketing efforts of five clubs in order to identify the advantages of licensing and its importance in building and managing brands in football. Initially bibliographical research, in order to conceptualize points related to sports marketing, identity and brand image. Later, analogies and comparisons were made between these concepts and examples of strategic actions of the clubs. Thus, it was possible to prove that besides contributing to the increase in revenue, licensing is an important tool in the construction, management and valuation of brands of football clubs |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:25:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:25:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes, Cristiane da Silva. O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33865 |
identifier_str_mv |
Gomes, Cristiane da Silva. O futebol como ferramenta mercadológica: como os clubes de futebol são transformados em marcas e influenciam o mercado de produtos licenciados. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em MBA em Marketing |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33865/1/CRISTIANE%20DA%20SILVA%20GOMES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33865/2/CRISTIANE%20DA%20SILVA%20GOMES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33865/3/CRISTIANE%20DA%20SILVA%20GOMES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
942caffffc855b362f8e5ddf4bcfa35a b9b4c3f282b4b230c9f58663387edc11 e2f9c7d29df5ca36a4702f63eeebeb02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277796590026752 |