Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882 |
Resumo: | For a long time both private schools and language institutes have been teaching English for kindergarteners and nowadays we face this phenomenon also in the public schools in the State of Sao Paulo. This research aims to describe and interpret the phenomenon of teachinglearning English for children. The theoretical framework that orients the research is: Theories proposed by Vygotsky (1930/1998;1934/1987;1925/2001), Bakthins concept of language (1929/2004;1979/2003), the role of a foreign language expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the Referencial Curricular Educação Infantil (1998), Escola Tempo Integral (2006), Celani (2001;2003;2004), Freire (1986;1993;1996), Kumaravadivelu (1994;2001), Canagarajah (2002), Claxton (2000), Allwright (2003), and Higgins (2003). This study is based on the Hermeneutic-Phenomenological Approach proposed by van Manen (1990). The results of the interpretations reveal that the phenomenon in focus shows the need of a pedagogical practice of learning-teaching English that includes a vision of language that guides the children towards the ownership of the language (Higgins, 2003) and shows that the structure of the phenomenon in focus consists of one major theme: inquiries |
id |
PUC_SP-1_2139a2e52ee46838b010580ce5d54eed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13882 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Celani, Maria Antonieta AlbaLinguevis, Ana Maria2016-04-28T18:23:29Z2007-06-082007-05-18Linguevis, Ana Maria. Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882For a long time both private schools and language institutes have been teaching English for kindergarteners and nowadays we face this phenomenon also in the public schools in the State of Sao Paulo. This research aims to describe and interpret the phenomenon of teachinglearning English for children. The theoretical framework that orients the research is: Theories proposed by Vygotsky (1930/1998;1934/1987;1925/2001), Bakthins concept of language (1929/2004;1979/2003), the role of a foreign language expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the Referencial Curricular Educação Infantil (1998), Escola Tempo Integral (2006), Celani (2001;2003;2004), Freire (1986;1993;1996), Kumaravadivelu (1994;2001), Canagarajah (2002), Claxton (2000), Allwright (2003), and Higgins (2003). This study is based on the Hermeneutic-Phenomenological Approach proposed by van Manen (1990). The results of the interpretations reveal that the phenomenon in focus shows the need of a pedagogical practice of learning-teaching English that includes a vision of language that guides the children towards the ownership of the language (Higgins, 2003) and shows that the structure of the phenomenon in focus consists of one major theme: inquiriesEsta dissertação tem o objetivo de descrever e interpretar o fenômeno de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em uma sala da Educação Infantil-II em uma escola particular da região Grande São Paulo, de forma a propor uma reflexão sobre visões de ensino-aprendizagem e de linguagem desvinculadas do contexto sócio-histórico-cultural. Fundamenta-se nas concepções de ensino-aprendizagem e na concepção de arte de Vygotsky (1930/1998; 1934/1987; 1925/2001); nas concepções de linguagem e de arte e no conceito de exotopia de Bakhtin (1929/2004; 1979/2003); nas concepções de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de Kumaravadivelu (1994; 2001), Canagarajah (2002), Higgins (2003), Allwright (2003; 2006), Claxton (2000); nos estudos da educação reflexivo-crítica apresentados por Celani (2001; 2003; 2004) e Freire (1986; 1993; 1996); no papel das línguas estrangeiras na educação segundo os Parâmetros Curriculares de Língua Estrangeira (1998); nas indicações sobre a educação de crianças presentes no Referencial Curricular de Educação Infantil (1998) e nas diretrizes da Escola de Tempo Integral (2006) que asseguram a inserção de Língua Inglesa nas primeiras séries do ciclo I do Ensino Fundamental na escola pública do estado de São Paulo. O caminho metodológico seguido para a descrição e interpretação dos dados gerados foi o hermenêutico-fenomenológico (Van Manen, 1990). A descrição e interpretação dos dados gerados apontam a necessidade de uma prática pedagógica de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa somada a uma visão de linguagem que valorize e oportunize (Higgins,2003) o que de fato as crianças fazem na Educação Infantil e revelam que o fenômeno de ensinoaprendizagem de Língua Inglesa para crianças da Educação Infantil se estrutura neste momento sócio-histórico no macro-tema questionamentos que se manifesta no âmbito das diferentes inter-relaçõesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30681/Ana%20M%20Linguevis.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-AprendizagemLíngua InglesaLinguagemTeachinglearningTeaching EnglishLanguageKindergartenersCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEducação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna M Linguevis.pdf.txtAna M Linguevis.pdf.txtExtracted texttext/plain222976https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/3/Ana%20M%20Linguevis.pdf.txt355f473cae75075473b76f5b30bf0871MD53ORIGINALAna M Linguevis.pdfapplication/pdf4865670https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/1/Ana%20M%20Linguevis.pdf3d16c471812aa80559aede4081337443MD51THUMBNAILAna M Linguevis.pdf.jpgAna M Linguevis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/2/Ana%20M%20Linguevis.pdf.jpg70a382057972ecaa6a09575e49d8de59MD52handle/138822022-04-27 22:52:40.099oai:repositorio.pucsp.br:handle/13882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:52:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
spellingShingle |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa Linguevis, Ana Maria Ensino-Aprendizagem Língua Inglesa Linguagem Teachinglearning Teaching English Language Kindergarteners CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_full |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_fullStr |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
title_sort |
Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa |
author |
Linguevis, Ana Maria |
author_facet |
Linguevis, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linguevis, Ana Maria |
contributor_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem Língua Inglesa Linguagem |
topic |
Ensino-Aprendizagem Língua Inglesa Linguagem Teachinglearning Teaching English Language Kindergarteners CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachinglearning Teaching English Language Kindergarteners |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
For a long time both private schools and language institutes have been teaching English for kindergarteners and nowadays we face this phenomenon also in the public schools in the State of Sao Paulo. This research aims to describe and interpret the phenomenon of teachinglearning English for children. The theoretical framework that orients the research is: Theories proposed by Vygotsky (1930/1998;1934/1987;1925/2001), Bakthins concept of language (1929/2004;1979/2003), the role of a foreign language expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the Referencial Curricular Educação Infantil (1998), Escola Tempo Integral (2006), Celani (2001;2003;2004), Freire (1986;1993;1996), Kumaravadivelu (1994;2001), Canagarajah (2002), Claxton (2000), Allwright (2003), and Higgins (2003). This study is based on the Hermeneutic-Phenomenological Approach proposed by van Manen (1990). The results of the interpretations reveal that the phenomenon in focus shows the need of a pedagogical practice of learning-teaching English that includes a vision of language that guides the children towards the ownership of the language (Higgins, 2003) and shows that the structure of the phenomenon in focus consists of one major theme: inquiries |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Linguevis, Ana Maria. Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882 |
identifier_str_mv |
Linguevis, Ana Maria. Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/3/Ana%20M%20Linguevis.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/1/Ana%20M%20Linguevis.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/2/Ana%20M%20Linguevis.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
355f473cae75075473b76f5b30bf0871 3d16c471812aa80559aede4081337443 70a382057972ecaa6a09575e49d8de59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277965106675712 |