Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linguevis, Ana Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882
Resumo: For a long time both private schools and language institutes have been teaching English for kindergarteners and nowadays we face this phenomenon also in the public schools in the State of Sao Paulo. This research aims to describe and interpret the phenomenon of teachinglearning English for children. The theoretical framework that orients the research is: Theories proposed by Vygotsky (1930/1998;1934/1987;1925/2001), Bakthins concept of language (1929/2004;1979/2003), the role of a foreign language expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the Referencial Curricular Educação Infantil (1998), Escola Tempo Integral (2006), Celani (2001;2003;2004), Freire (1986;1993;1996), Kumaravadivelu (1994;2001), Canagarajah (2002), Claxton (2000), Allwright (2003), and Higgins (2003). This study is based on the Hermeneutic-Phenomenological Approach proposed by van Manen (1990). The results of the interpretations reveal that the phenomenon in focus shows the need of a pedagogical practice of learning-teaching English that includes a vision of language that guides the children towards the ownership of the language (Higgins, 2003) and shows that the structure of the phenomenon in focus consists of one major theme: inquiries
id PUC_SP-1_2139a2e52ee46838b010580ce5d54eed
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13882
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta AlbaLinguevis, Ana Maria2016-04-28T18:23:29Z2007-06-082007-05-18Linguevis, Ana Maria. Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882For a long time both private schools and language institutes have been teaching English for kindergarteners and nowadays we face this phenomenon also in the public schools in the State of Sao Paulo. This research aims to describe and interpret the phenomenon of teachinglearning English for children. The theoretical framework that orients the research is: Theories proposed by Vygotsky (1930/1998;1934/1987;1925/2001), Bakthins concept of language (1929/2004;1979/2003), the role of a foreign language expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the Referencial Curricular Educação Infantil (1998), Escola Tempo Integral (2006), Celani (2001;2003;2004), Freire (1986;1993;1996), Kumaravadivelu (1994;2001), Canagarajah (2002), Claxton (2000), Allwright (2003), and Higgins (2003). This study is based on the Hermeneutic-Phenomenological Approach proposed by van Manen (1990). The results of the interpretations reveal that the phenomenon in focus shows the need of a pedagogical practice of learning-teaching English that includes a vision of language that guides the children towards the ownership of the language (Higgins, 2003) and shows that the structure of the phenomenon in focus consists of one major theme: inquiriesEsta dissertação tem o objetivo de descrever e interpretar o fenômeno de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em uma sala da Educação Infantil-II em uma escola particular da região Grande São Paulo, de forma a propor uma reflexão sobre visões de ensino-aprendizagem e de linguagem desvinculadas do contexto sócio-histórico-cultural. Fundamenta-se nas concepções de ensino-aprendizagem e na concepção de arte de Vygotsky (1930/1998; 1934/1987; 1925/2001); nas concepções de linguagem e de arte e no conceito de exotopia de Bakhtin (1929/2004; 1979/2003); nas concepções de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de Kumaravadivelu (1994; 2001), Canagarajah (2002), Higgins (2003), Allwright (2003; 2006), Claxton (2000); nos estudos da educação reflexivo-crítica apresentados por Celani (2001; 2003; 2004) e Freire (1986; 1993; 1996); no papel das línguas estrangeiras na educação segundo os Parâmetros Curriculares de Língua Estrangeira (1998); nas indicações sobre a educação de crianças presentes no Referencial Curricular de Educação Infantil (1998) e nas diretrizes da Escola de Tempo Integral (2006) que asseguram a inserção de Língua Inglesa nas primeiras séries do ciclo I do Ensino Fundamental na escola pública do estado de São Paulo. O caminho metodológico seguido para a descrição e interpretação dos dados gerados foi o hermenêutico-fenomenológico (Van Manen, 1990). A descrição e interpretação dos dados gerados apontam a necessidade de uma prática pedagógica de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa somada a uma visão de linguagem que valorize e oportunize (Higgins,2003) o que de fato as crianças fazem na Educação Infantil e revelam que o fenômeno de ensinoaprendizagem de Língua Inglesa para crianças da Educação Infantil se estrutura neste momento sócio-histórico no macro-tema questionamentos que se manifesta no âmbito das diferentes inter-relaçõesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30681/Ana%20M%20Linguevis.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-AprendizagemLíngua InglesaLinguagemTeachinglearningTeaching EnglishLanguageKindergartenersCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEducação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna M Linguevis.pdf.txtAna M Linguevis.pdf.txtExtracted texttext/plain222976https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/3/Ana%20M%20Linguevis.pdf.txt355f473cae75075473b76f5b30bf0871MD53ORIGINALAna M Linguevis.pdfapplication/pdf4865670https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/1/Ana%20M%20Linguevis.pdf3d16c471812aa80559aede4081337443MD51THUMBNAILAna M Linguevis.pdf.jpgAna M Linguevis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/2/Ana%20M%20Linguevis.pdf.jpg70a382057972ecaa6a09575e49d8de59MD52handle/138822022-04-27 22:52:40.099oai:repositorio.pucsp.br:handle/13882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:52:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
Linguevis, Ana Maria
Ensino-Aprendizagem
Língua Inglesa
Linguagem
Teachinglearning
Teaching English
Language
Kindergarteners
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
title_sort Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
author Linguevis, Ana Maria
author_facet Linguevis, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.author.fl_str_mv Linguevis, Ana Maria
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Língua Inglesa
Linguagem
topic Ensino-Aprendizagem
Língua Inglesa
Linguagem
Teachinglearning
Teaching English
Language
Kindergarteners
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachinglearning
Teaching English
Language
Kindergarteners
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description For a long time both private schools and language institutes have been teaching English for kindergarteners and nowadays we face this phenomenon also in the public schools in the State of Sao Paulo. This research aims to describe and interpret the phenomenon of teachinglearning English for children. The theoretical framework that orients the research is: Theories proposed by Vygotsky (1930/1998;1934/1987;1925/2001), Bakthins concept of language (1929/2004;1979/2003), the role of a foreign language expressed by the Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the Referencial Curricular Educação Infantil (1998), Escola Tempo Integral (2006), Celani (2001;2003;2004), Freire (1986;1993;1996), Kumaravadivelu (1994;2001), Canagarajah (2002), Claxton (2000), Allwright (2003), and Higgins (2003). This study is based on the Hermeneutic-Phenomenological Approach proposed by van Manen (1990). The results of the interpretations reveal that the phenomenon in focus shows the need of a pedagogical practice of learning-teaching English that includes a vision of language that guides the children towards the ownership of the language (Higgins, 2003) and shows that the structure of the phenomenon in focus consists of one major theme: inquiries
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Linguevis, Ana Maria. Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882
identifier_str_mv Linguevis, Ana Maria. Educação infantil: a porta de entrada para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/3/Ana%20M%20Linguevis.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/1/Ana%20M%20Linguevis.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13882/2/Ana%20M%20Linguevis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 355f473cae75075473b76f5b30bf0871
3d16c471812aa80559aede4081337443
70a382057972ecaa6a09575e49d8de59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277965106675712