Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Kleber
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34644
Resumo: Este trabalho se ocupou de diversas pesquisas direcionadas na avaliação no Ensino Superior no Brasil atual, tendo como eixo central duas vertentes, a dimensão da avaliação formativa e a dimensão de políticas públicas. Elencamos entre os objetivos examinar ambas as dimensões e as perspectivas do Ensino Superior no Brasil. Optamos para usar como metodologia a pesquisa bibliográfica no qual ao longo desta trajetória se configurou em quatro capítulos e as discussões e conclusões. Nossa fundamentação teórica apoiou em estudos de Demo (2006), Juliatto (2005), Zabala (2007) e Stallivieri (2009) no qual buscou aclarar e responder de que forma as dimensões da avaliação formativa e de políticas públicas contribui para o Ensino Superior no Brasil atual? Para além de revelar a contribuição de ambas às dimensões, percebemos que elas são indispensáveis no cenário educacional, pois a priori está inserida em qualquer esforço realizado na implantação de uma avaliação que tenha o objetivo de alcançar a excelência
id PUC_SP-1_218416ba1ed3e5c3b1bb6a660a023ac0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34644
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Paixão, Elisa Maria Cordeiro daMarin, Kleber2023-07-05T19:34:16Z2023-07-05T19:34:16Z2010-06-19Marin, Kleber. Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34644Este trabalho se ocupou de diversas pesquisas direcionadas na avaliação no Ensino Superior no Brasil atual, tendo como eixo central duas vertentes, a dimensão da avaliação formativa e a dimensão de políticas públicas. Elencamos entre os objetivos examinar ambas as dimensões e as perspectivas do Ensino Superior no Brasil. Optamos para usar como metodologia a pesquisa bibliográfica no qual ao longo desta trajetória se configurou em quatro capítulos e as discussões e conclusões. Nossa fundamentação teórica apoiou em estudos de Demo (2006), Juliatto (2005), Zabala (2007) e Stallivieri (2009) no qual buscou aclarar e responder de que forma as dimensões da avaliação formativa e de políticas públicas contribui para o Ensino Superior no Brasil atual? Para além de revelar a contribuição de ambas às dimensões, percebemos que elas são indispensáveis no cenário educacional, pois a priori está inserida em qualquer esforço realizado na implantação de uma avaliação que tenha o objetivo de alcançar a excelênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloAperfeiçoamento em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes ContextosPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAvaliaçãoAvaliação formativaPolíticas públicasEnsino superiorAvaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKLEBER MARIN.pdfapplication/pdf417846https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34644/1/KLEBER%20MARIN.pdf4ee22bc9b59654c24eec6d55420c75d3MD51TEXTKLEBER MARIN.pdf.txtKLEBER MARIN.pdf.txtExtracted texttext/plain201881https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34644/2/KLEBER%20MARIN.pdf.txt90cba86baaa02d7add3325a44c74005dMD52THUMBNAILKLEBER MARIN.pdf.jpgKLEBER MARIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1538https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34644/3/KLEBER%20MARIN.pdf.jpg7294a833c4ee3c47ad53a0fe8f33ae48MD53handle/346442023-09-18 10:39:32.229oai:repositorio.pucsp.br:handle/34644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T13:39:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
title Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
spellingShingle Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
Marin, Kleber
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Avaliação
Avaliação formativa
Políticas públicas
Ensino superior
title_short Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
title_full Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
title_fullStr Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
title_full_unstemmed Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
title_sort Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública
author Marin, Kleber
author_facet Marin, Kleber
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Elisa Maria Cordeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Kleber
contributor_str_mv Paixão, Elisa Maria Cordeiro da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Avaliação
Avaliação formativa
Políticas públicas
Ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação formativa
Políticas públicas
Ensino superior
description Este trabalho se ocupou de diversas pesquisas direcionadas na avaliação no Ensino Superior no Brasil atual, tendo como eixo central duas vertentes, a dimensão da avaliação formativa e a dimensão de políticas públicas. Elencamos entre os objetivos examinar ambas as dimensões e as perspectivas do Ensino Superior no Brasil. Optamos para usar como metodologia a pesquisa bibliográfica no qual ao longo desta trajetória se configurou em quatro capítulos e as discussões e conclusões. Nossa fundamentação teórica apoiou em estudos de Demo (2006), Juliatto (2005), Zabala (2007) e Stallivieri (2009) no qual buscou aclarar e responder de que forma as dimensões da avaliação formativa e de políticas públicas contribui para o Ensino Superior no Brasil atual? Para além de revelar a contribuição de ambas às dimensões, percebemos que elas são indispensáveis no cenário educacional, pois a priori está inserida em qualquer esforço realizado na implantação de uma avaliação que tenha o objetivo de alcançar a excelência
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:34:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:34:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marin, Kleber. Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34644
identifier_str_mv Marin, Kleber. Avaliação no Ensino Superior no Brasil atual: dimensões formativas e de políticas pública. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Aperfeiçoamento em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34644/1/KLEBER%20MARIN.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34644/2/KLEBER%20MARIN.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34644/3/KLEBER%20MARIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ee22bc9b59654c24eec6d55420c75d3
90cba86baaa02d7add3325a44c74005d
7294a833c4ee3c47ad53a0fe8f33ae48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796055164846080