Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Valkíria Bento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754
Resumo: This research aims to analyze and contrast and senses-and-meanings attributed by English language teachers of the state's public school in Sao Paulo to official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). It is based on Learning Theories (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; Mizukami, 1986), the Socio- Historical- Cultural Theory (TSHC). (Vygotsky,1930/1998 and 1934/1999 and circle) and dialogical conception of language (BAKHTIN ,2004). The methodological approach is centered on content analysis (Bardin, 1977, 2011) and senses - and - meanings ((VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001)) as a category of interpretation. It is hoped that this study will contribute with ideas and information about the reality of English language teaching in public schools in order to forward possible actions that take into account this complex reality
id PUC_SP-1_2cb5067aa21294dabf9f3f2ad664676b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13754
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cavenaghi-Lessa, Angelahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259888J6Luiz, Valkíria Bento2016-04-28T18:23:07Z2015-09-152015-08-17Luiz, Valkíria Bento. Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754This research aims to analyze and contrast and senses-and-meanings attributed by English language teachers of the state's public school in Sao Paulo to official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). It is based on Learning Theories (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; Mizukami, 1986), the Socio- Historical- Cultural Theory (TSHC). (Vygotsky,1930/1998 and 1934/1999 and circle) and dialogical conception of language (BAKHTIN ,2004). The methodological approach is centered on content analysis (Bardin, 1977, 2011) and senses - and - meanings ((VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001)) as a category of interpretation. It is hoped that this study will contribute with ideas and information about the reality of English language teaching in public schools in order to forward possible actions that take into account this complex realityEsta pesquisa tem como objetivo analisar e contrastar os sentidos-e-significados atribuídos pelos professores de língua inglesa, da escola pública do Estado de São Paulo, aos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). Apoia-se nas Teorias de Aprendizagem (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; MIZUKAMI, 1986), na Teoria Sócio-Histórico-Cultural (TSHC) (VYGOTSKY, 1930/1998 e 1934/1999 e seus colaboradores) e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2004). O aporte metodológico está centrado na análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011) e sentidos-e-significados (VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001) como categoria de interpretação. Espera-se que este estudo contribua com reflexões e informações sobre a realidade do ensino de língua inglesa na escola pública, com vista a encaminhar possíveis ações que levem em conta essa complexa realidadeSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30543/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-aprendizagem de inglêsConcepções de linguagemPCN-LECurrículo do Estado de São PauloTeaching and learning of EnglishLanguage conceptsPCN-LECNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADADocumentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTValkiria Bento Luiz.pdf.txtValkiria Bento Luiz.pdf.txtExtracted texttext/plain262975https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/3/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.txt0307c08e4fcae58d331067856f899bc1MD53ORIGINALValkiria Bento Luiz.pdfapplication/pdf2060384https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/1/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdff93e15846df2ca7329de1a4ca22a9cebMD51THUMBNAILValkiria Bento Luiz.pdf.jpgValkiria Bento Luiz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/2/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/137542024-08-30 20:04:20.295oai:repositorio.pucsp.br:handle/13754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-08-30T23:04:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
title Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
spellingShingle Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
Luiz, Valkíria Bento
Ensino-aprendizagem de inglês
Concepções de linguagem
PCN-LE
Currículo do Estado de São Paulo
Teaching and learning of English
Language concepts
PCN-LE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
title_full Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
title_fullStr Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
title_full_unstemmed Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
title_sort Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
author Luiz, Valkíria Bento
author_facet Luiz, Valkíria Bento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavenaghi-Lessa, Angela
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259888J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Valkíria Bento
contributor_str_mv Cavenaghi-Lessa, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de inglês
Concepções de linguagem
PCN-LE
Currículo do Estado de São Paulo
topic Ensino-aprendizagem de inglês
Concepções de linguagem
PCN-LE
Currículo do Estado de São Paulo
Teaching and learning of English
Language concepts
PCN-LE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning of English
Language concepts
PCN-LE
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This research aims to analyze and contrast and senses-and-meanings attributed by English language teachers of the state's public school in Sao Paulo to official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). It is based on Learning Theories (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; Mizukami, 1986), the Socio- Historical- Cultural Theory (TSHC). (Vygotsky,1930/1998 and 1934/1999 and circle) and dialogical conception of language (BAKHTIN ,2004). The methodological approach is centered on content analysis (Bardin, 1977, 2011) and senses - and - meanings ((VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001)) as a category of interpretation. It is hoped that this study will contribute with ideas and information about the reality of English language teaching in public schools in order to forward possible actions that take into account this complex reality
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Luiz, Valkíria Bento. Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754
identifier_str_mv Luiz, Valkíria Bento. Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/3/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/1/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/2/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0307c08e4fcae58d331067856f899bc1
f93e15846df2ca7329de1a4ca22a9ceb
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277855223250944