Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754 |
Resumo: | This research aims to analyze and contrast and senses-and-meanings attributed by English language teachers of the state's public school in Sao Paulo to official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). It is based on Learning Theories (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; Mizukami, 1986), the Socio- Historical- Cultural Theory (TSHC). (Vygotsky,1930/1998 and 1934/1999 and circle) and dialogical conception of language (BAKHTIN ,2004). The methodological approach is centered on content analysis (Bardin, 1977, 2011) and senses - and - meanings ((VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001)) as a category of interpretation. It is hoped that this study will contribute with ideas and information about the reality of English language teaching in public schools in order to forward possible actions that take into account this complex reality |
id |
PUC_SP-1_2cb5067aa21294dabf9f3f2ad664676b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13754 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavenaghi-Lessa, Angelahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259888J6Luiz, Valkíria Bento2016-04-28T18:23:07Z2015-09-152015-08-17Luiz, Valkíria Bento. Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754This research aims to analyze and contrast and senses-and-meanings attributed by English language teachers of the state's public school in Sao Paulo to official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). It is based on Learning Theories (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; Mizukami, 1986), the Socio- Historical- Cultural Theory (TSHC). (Vygotsky,1930/1998 and 1934/1999 and circle) and dialogical conception of language (BAKHTIN ,2004). The methodological approach is centered on content analysis (Bardin, 1977, 2011) and senses - and - meanings ((VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001)) as a category of interpretation. It is hoped that this study will contribute with ideas and information about the reality of English language teaching in public schools in order to forward possible actions that take into account this complex realityEsta pesquisa tem como objetivo analisar e contrastar os sentidos-e-significados atribuídos pelos professores de língua inglesa, da escola pública do Estado de São Paulo, aos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). Apoia-se nas Teorias de Aprendizagem (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; MIZUKAMI, 1986), na Teoria Sócio-Histórico-Cultural (TSHC) (VYGOTSKY, 1930/1998 e 1934/1999 e seus colaboradores) e na concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2004). O aporte metodológico está centrado na análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011) e sentidos-e-significados (VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001) como categoria de interpretação. Espera-se que este estudo contribua com reflexões e informações sobre a realidade do ensino de língua inglesa na escola pública, com vista a encaminhar possíveis ações que levem em conta essa complexa realidadeSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30543/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-aprendizagem de inglêsConcepções de linguagemPCN-LECurrículo do Estado de São PauloTeaching and learning of EnglishLanguage conceptsPCN-LECNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADADocumentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTValkiria Bento Luiz.pdf.txtValkiria Bento Luiz.pdf.txtExtracted texttext/plain262975https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/3/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.txt0307c08e4fcae58d331067856f899bc1MD53ORIGINALValkiria Bento Luiz.pdfapplication/pdf2060384https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/1/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdff93e15846df2ca7329de1a4ca22a9cebMD51THUMBNAILValkiria Bento Luiz.pdf.jpgValkiria Bento Luiz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/2/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/137542024-08-30 20:04:20.295oai:repositorio.pucsp.br:handle/13754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-08-30T23:04:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
title |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
spellingShingle |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado Luiz, Valkíria Bento Ensino-aprendizagem de inglês Concepções de linguagem PCN-LE Currículo do Estado de São Paulo Teaching and learning of English Language concepts PCN-LE CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
title_full |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
title_fullStr |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
title_full_unstemmed |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
title_sort |
Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado |
author |
Luiz, Valkíria Bento |
author_facet |
Luiz, Valkíria Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavenaghi-Lessa, Angela |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259888J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Valkíria Bento |
contributor_str_mv |
Cavenaghi-Lessa, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de inglês Concepções de linguagem PCN-LE Currículo do Estado de São Paulo |
topic |
Ensino-aprendizagem de inglês Concepções de linguagem PCN-LE Currículo do Estado de São Paulo Teaching and learning of English Language concepts PCN-LE CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching and learning of English Language concepts PCN-LE |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This research aims to analyze and contrast and senses-and-meanings attributed by English language teachers of the state's public school in Sao Paulo to official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, Orientações Curriculares do Ensino Médio e Currículo do estado de São Paulo). It is based on Learning Theories (MIILHOLLAN; FORISHA, 1972; Mizukami, 1986), the Socio- Historical- Cultural Theory (TSHC). (Vygotsky,1930/1998 and 1934/1999 and circle) and dialogical conception of language (BAKHTIN ,2004). The methodological approach is centered on content analysis (Bardin, 1977, 2011) and senses - and - meanings ((VYGOTSKY, 1930/1998; 1934/1999; 2001)) as a category of interpretation. It is hoped that this study will contribute with ideas and information about the reality of English language teaching in public schools in order to forward possible actions that take into account this complex reality |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Luiz, Valkíria Bento. Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754 |
identifier_str_mv |
Luiz, Valkíria Bento. Documentos oficiais do ensino de Língua Inglesa e sentidos-e-significados a eles atribuídos pelos professores de Inglês: entre o prescrito e o realizado. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/3/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/1/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13754/2/Valkiria%20Bento%20Luiz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0307c08e4fcae58d331067856f899bc1 f93e15846df2ca7329de1a4ca22a9ceb cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277855223250944 |