Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luciana de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar as concepções dos Designers Instrucionais sobre a aprendizagem dos adultos nos Cursos de Educação Corporativa a Distância. Nosso objetivo foi compreender a visão dos Designers Instrucionais, que atuam na Educação Corporativa a Distância, sobre a aprendizagem dos adultos que participam dos Cursos planejados por eles. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento para coleta de dados e, ao todo, analisamos as respostas de cinco sujeitos. Nossa fundamentação teórica buscou relacionar os dados coletados com as ideias de Andrea Filatro, sobre Design Instrucional, e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak que, nesse trabalho, foram interpretadas por Marco Antonio Moreira. Durante a análise dos dados chegamos a um total de três categorias: perfil dos sujeitos e concepções sobre o Design Instrucional; fluxo de trabalho do Designer Instrucional; e aprendizagem de adultos. Na primeira categoria apresentamos o perfil dos nossos Sujeitos, juntamente com o contexto de trabalho em que estão inseridos e com suas concepções sobre o que é ser Designer Instrucional. Na segunda categoria abordamos o fluxo de trabalho dos sujeitos almejando obter informações sobre a etapa de coleta de informações sobre o públicoalvo dos projetos que desenvolvem. Por fim, na terceira categoria, contemplamos mais especificamente as estratégias didáticas utilizadas para que um curso favoreça a aprendizagem significativa. Os resultados dessa pesquisa deixam claro que os Designers Instrucionais buscam alinhar os objetivos da empresa com os recursos disponíveis para que as estratégias didáticas atendam o público-alvo e promovam uma aprendizagem que esteja relacionada e será utilizada no seu dia a dia de trabalho
id PUC_SP-1_32f9d16813e0d7f6eb09c4eccb7ff595
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29412
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hessel, Ana Maria Di GradoCunha, Luciana de Almeida2022-10-25T21:01:20Z2022-10-25T21:01:20Z2014-12-10Cunha, Luciana de Almeida. Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412Este trabalho tem como proposta apresentar as concepções dos Designers Instrucionais sobre a aprendizagem dos adultos nos Cursos de Educação Corporativa a Distância. Nosso objetivo foi compreender a visão dos Designers Instrucionais, que atuam na Educação Corporativa a Distância, sobre a aprendizagem dos adultos que participam dos Cursos planejados por eles. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento para coleta de dados e, ao todo, analisamos as respostas de cinco sujeitos. Nossa fundamentação teórica buscou relacionar os dados coletados com as ideias de Andrea Filatro, sobre Design Instrucional, e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak que, nesse trabalho, foram interpretadas por Marco Antonio Moreira. Durante a análise dos dados chegamos a um total de três categorias: perfil dos sujeitos e concepções sobre o Design Instrucional; fluxo de trabalho do Designer Instrucional; e aprendizagem de adultos. Na primeira categoria apresentamos o perfil dos nossos Sujeitos, juntamente com o contexto de trabalho em que estão inseridos e com suas concepções sobre o que é ser Designer Instrucional. Na segunda categoria abordamos o fluxo de trabalho dos sujeitos almejando obter informações sobre a etapa de coleta de informações sobre o públicoalvo dos projetos que desenvolvem. Por fim, na terceira categoria, contemplamos mais especificamente as estratégias didáticas utilizadas para que um curso favoreça a aprendizagem significativa. Os resultados dessa pesquisa deixam claro que os Designers Instrucionais buscam alinhar os objetivos da empresa com os recursos disponíveis para que as estratégias didáticas atendam o público-alvo e promovam uma aprendizagem que esteja relacionada e será utilizada no seu dia a dia de trabalhoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALDesigner instrucionalAprendizagem de adultosAprendizagem significativaEducação corporativaConcepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdfapplication/pdf560233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/1/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdfd4e4b108075a99b632f4ffb81eb6a228MD51TEXTLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.txtLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.txtExtracted texttext/plain157757https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/2/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.txt2738a8a4f80deaf9ad1d3c796d5f88feMD52THUMBNAILLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.jpgLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/3/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.jpg2df695a0f263ffb3ac030cf0aa5c0bacMD53handle/294122022-10-26 01:03:40.008oai:repositorio.pucsp.br:handle/29412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
title Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
spellingShingle Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
Cunha, Luciana de Almeida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Designer instrucional
Aprendizagem de adultos
Aprendizagem significativa
Educação corporativa
title_short Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
title_full Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
title_fullStr Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
title_full_unstemmed Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
title_sort Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
author Cunha, Luciana de Almeida
author_facet Cunha, Luciana de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Luciana de Almeida
contributor_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Designer instrucional
Aprendizagem de adultos
Aprendizagem significativa
Educação corporativa
dc.subject.por.fl_str_mv Designer instrucional
Aprendizagem de adultos
Aprendizagem significativa
Educação corporativa
description Este trabalho tem como proposta apresentar as concepções dos Designers Instrucionais sobre a aprendizagem dos adultos nos Cursos de Educação Corporativa a Distância. Nosso objetivo foi compreender a visão dos Designers Instrucionais, que atuam na Educação Corporativa a Distância, sobre a aprendizagem dos adultos que participam dos Cursos planejados por eles. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento para coleta de dados e, ao todo, analisamos as respostas de cinco sujeitos. Nossa fundamentação teórica buscou relacionar os dados coletados com as ideias de Andrea Filatro, sobre Design Instrucional, e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak que, nesse trabalho, foram interpretadas por Marco Antonio Moreira. Durante a análise dos dados chegamos a um total de três categorias: perfil dos sujeitos e concepções sobre o Design Instrucional; fluxo de trabalho do Designer Instrucional; e aprendizagem de adultos. Na primeira categoria apresentamos o perfil dos nossos Sujeitos, juntamente com o contexto de trabalho em que estão inseridos e com suas concepções sobre o que é ser Designer Instrucional. Na segunda categoria abordamos o fluxo de trabalho dos sujeitos almejando obter informações sobre a etapa de coleta de informações sobre o públicoalvo dos projetos que desenvolvem. Por fim, na terceira categoria, contemplamos mais especificamente as estratégias didáticas utilizadas para que um curso favoreça a aprendizagem significativa. Os resultados dessa pesquisa deixam claro que os Designers Instrucionais buscam alinhar os objetivos da empresa com os recursos disponíveis para que as estratégias didáticas atendam o público-alvo e promovam uma aprendizagem que esteja relacionada e será utilizada no seu dia a dia de trabalho
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cunha, Luciana de Almeida. Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412
identifier_str_mv Cunha, Luciana de Almeida. Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/1/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/2/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/3/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4e4b108075a99b632f4ffb81eb6a228
2738a8a4f80deaf9ad1d3c796d5f88fe
2df695a0f263ffb3ac030cf0aa5c0bac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277954980577280