Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta apresentar as concepções dos Designers Instrucionais sobre a aprendizagem dos adultos nos Cursos de Educação Corporativa a Distância. Nosso objetivo foi compreender a visão dos Designers Instrucionais, que atuam na Educação Corporativa a Distância, sobre a aprendizagem dos adultos que participam dos Cursos planejados por eles. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento para coleta de dados e, ao todo, analisamos as respostas de cinco sujeitos. Nossa fundamentação teórica buscou relacionar os dados coletados com as ideias de Andrea Filatro, sobre Design Instrucional, e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak que, nesse trabalho, foram interpretadas por Marco Antonio Moreira. Durante a análise dos dados chegamos a um total de três categorias: perfil dos sujeitos e concepções sobre o Design Instrucional; fluxo de trabalho do Designer Instrucional; e aprendizagem de adultos. Na primeira categoria apresentamos o perfil dos nossos Sujeitos, juntamente com o contexto de trabalho em que estão inseridos e com suas concepções sobre o que é ser Designer Instrucional. Na segunda categoria abordamos o fluxo de trabalho dos sujeitos almejando obter informações sobre a etapa de coleta de informações sobre o públicoalvo dos projetos que desenvolvem. Por fim, na terceira categoria, contemplamos mais especificamente as estratégias didáticas utilizadas para que um curso favoreça a aprendizagem significativa. Os resultados dessa pesquisa deixam claro que os Designers Instrucionais buscam alinhar os objetivos da empresa com os recursos disponíveis para que as estratégias didáticas atendam o público-alvo e promovam uma aprendizagem que esteja relacionada e será utilizada no seu dia a dia de trabalho |
id |
PUC_SP-1_32f9d16813e0d7f6eb09c4eccb7ff595 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29412 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Hessel, Ana Maria Di GradoCunha, Luciana de Almeida2022-10-25T21:01:20Z2022-10-25T21:01:20Z2014-12-10Cunha, Luciana de Almeida. Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412Este trabalho tem como proposta apresentar as concepções dos Designers Instrucionais sobre a aprendizagem dos adultos nos Cursos de Educação Corporativa a Distância. Nosso objetivo foi compreender a visão dos Designers Instrucionais, que atuam na Educação Corporativa a Distância, sobre a aprendizagem dos adultos que participam dos Cursos planejados por eles. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento para coleta de dados e, ao todo, analisamos as respostas de cinco sujeitos. Nossa fundamentação teórica buscou relacionar os dados coletados com as ideias de Andrea Filatro, sobre Design Instrucional, e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak que, nesse trabalho, foram interpretadas por Marco Antonio Moreira. Durante a análise dos dados chegamos a um total de três categorias: perfil dos sujeitos e concepções sobre o Design Instrucional; fluxo de trabalho do Designer Instrucional; e aprendizagem de adultos. Na primeira categoria apresentamos o perfil dos nossos Sujeitos, juntamente com o contexto de trabalho em que estão inseridos e com suas concepções sobre o que é ser Designer Instrucional. Na segunda categoria abordamos o fluxo de trabalho dos sujeitos almejando obter informações sobre a etapa de coleta de informações sobre o públicoalvo dos projetos que desenvolvem. Por fim, na terceira categoria, contemplamos mais especificamente as estratégias didáticas utilizadas para que um curso favoreça a aprendizagem significativa. Os resultados dessa pesquisa deixam claro que os Designers Instrucionais buscam alinhar os objetivos da empresa com os recursos disponíveis para que as estratégias didáticas atendam o público-alvo e promovam uma aprendizagem que esteja relacionada e será utilizada no seu dia a dia de trabalhoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALDesigner instrucionalAprendizagem de adultosAprendizagem significativaEducação corporativaConcepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdfapplication/pdf560233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/1/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdfd4e4b108075a99b632f4ffb81eb6a228MD51TEXTLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.txtLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.txtExtracted texttext/plain157757https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/2/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.txt2738a8a4f80deaf9ad1d3c796d5f88feMD52THUMBNAILLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.jpgLUCIANA DE ALMEIDA CUNHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/3/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.jpg2df695a0f263ffb3ac030cf0aa5c0bacMD53handle/294122022-10-26 01:03:40.008oai:repositorio.pucsp.br:handle/29412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
title |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
spellingShingle |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância Cunha, Luciana de Almeida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Designer instrucional Aprendizagem de adultos Aprendizagem significativa Educação corporativa |
title_short |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
title_full |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
title_fullStr |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
title_full_unstemmed |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
title_sort |
Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância |
author |
Cunha, Luciana de Almeida |
author_facet |
Cunha, Luciana de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hessel, Ana Maria Di Grado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Luciana de Almeida |
contributor_str_mv |
Hessel, Ana Maria Di Grado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Designer instrucional Aprendizagem de adultos Aprendizagem significativa Educação corporativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Designer instrucional Aprendizagem de adultos Aprendizagem significativa Educação corporativa |
description |
Este trabalho tem como proposta apresentar as concepções dos Designers Instrucionais sobre a aprendizagem dos adultos nos Cursos de Educação Corporativa a Distância. Nosso objetivo foi compreender a visão dos Designers Instrucionais, que atuam na Educação Corporativa a Distância, sobre a aprendizagem dos adultos que participam dos Cursos planejados por eles. Realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento para coleta de dados e, ao todo, analisamos as respostas de cinco sujeitos. Nossa fundamentação teórica buscou relacionar os dados coletados com as ideias de Andrea Filatro, sobre Design Instrucional, e com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak que, nesse trabalho, foram interpretadas por Marco Antonio Moreira. Durante a análise dos dados chegamos a um total de três categorias: perfil dos sujeitos e concepções sobre o Design Instrucional; fluxo de trabalho do Designer Instrucional; e aprendizagem de adultos. Na primeira categoria apresentamos o perfil dos nossos Sujeitos, juntamente com o contexto de trabalho em que estão inseridos e com suas concepções sobre o que é ser Designer Instrucional. Na segunda categoria abordamos o fluxo de trabalho dos sujeitos almejando obter informações sobre a etapa de coleta de informações sobre o públicoalvo dos projetos que desenvolvem. Por fim, na terceira categoria, contemplamos mais especificamente as estratégias didáticas utilizadas para que um curso favoreça a aprendizagem significativa. Os resultados dessa pesquisa deixam claro que os Designers Instrucionais buscam alinhar os objetivos da empresa com os recursos disponíveis para que as estratégias didáticas atendam o público-alvo e promovam uma aprendizagem que esteja relacionada e será utilizada no seu dia a dia de trabalho |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cunha, Luciana de Almeida. Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412 |
identifier_str_mv |
Cunha, Luciana de Almeida. Concepções do designer instrucional: a aprendizagem de adultos em cursos de educação corporativa a distância. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/1/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/2/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29412/3/LUCIANA%20DE%20ALMEIDA%20CUNHA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4e4b108075a99b632f4ffb81eb6a228 2738a8a4f80deaf9ad1d3c796d5f88fe 2df695a0f263ffb3ac030cf0aa5c0bac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277954980577280 |