Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306 |
Resumo: | The present work aims to reflect on my teaching practice in elementary school I. The research revolves around the planning, application and analysis of data from a didactic sequence to a third year English class of elementary school I. At the same time, analyze the data, the teacher-researcher discoversthat everything she does in the classroom is questionable, moreover, she realizes that she teaches vocabulary and that she speaks in English only the words she thinks necessary. These perceptions lead to a process of reflection on the practice itself triggering in a reconstruction of the planningTo support this study I will have as a starting point the Language that will be discussed through Vygotsky's studies from Jobim and Souza (1995) and Rego (2002).The concept of gender will be of great importance in this study and will be presented by the view of Marcuschi (2008) and Schnewly (2011).The teaching of English in elementary school I will be investigated by Graddol (2006) and Rocha (2008).The official PMSP Curriculum will be based on the PMSP Curricular Guidelines (2007) and the official elementary school curriculum I will be guided by ordinance 5,361 of December 4, 2011 |
id |
PUC_SP-1_46d91a2ddc9d77095873e3dfd6f11f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33306 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Shimoura, Alzira da SilvaSouza, Ana Paula Souto Soares De2023-07-05T19:18:07Z2023-07-05T19:18:07Z2017-02-14Souza, Ana Paula Souto Soares De. Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306The present work aims to reflect on my teaching practice in elementary school I. The research revolves around the planning, application and analysis of data from a didactic sequence to a third year English class of elementary school I. At the same time, analyze the data, the teacher-researcher discoversthat everything she does in the classroom is questionable, moreover, she realizes that she teaches vocabulary and that she speaks in English only the words she thinks necessary. These perceptions lead to a process of reflection on the practice itself triggering in a reconstruction of the planningTo support this study I will have as a starting point the Language that will be discussed through Vygotsky's studies from Jobim and Souza (1995) and Rego (2002).The concept of gender will be of great importance in this study and will be presented by the view of Marcuschi (2008) and Schnewly (2011).The teaching of English in elementary school I will be investigated by Graddol (2006) and Rocha (2008).The official PMSP Curriculum will be based on the PMSP Curricular Guidelines (2007) and the official elementary school curriculum I will be guided by ordinance 5,361 of December 4, 2011O presente trabalho tem como objetivo a reflexãocríticaacerca da prática docenteda professora e pesquisadorano ensino fundamental I. A pesquisa gira em torno do planejamento, aplicação e análise de dados de uma sequência didática para uma turma de Inglês de terceiro ano do ensino fundamental I. Ao analisar os dados, a professora-pesquisadora descobre que tudo o que faz em sala de aula é questionável. Além disso, percebe que ministraaulassobrevocabulário e fala em Inglês somenteas palavras as quais julganecessárias. Essas percepções levam-na a um processo de reflexão sobre a própria prática, desencadeando uma reconstrução do planejamento.Para embasar esse estudo,teve-secomo ponto de partida a Linguagem discutida por meio dos estudos de Vygotsky sob a ótica de Jobim e Souza (1995) e Rego (2002).O conceito de gênero terá grande importância neste estudo e será apresentado pela visão de Marcuschi (2008) e Schnewly(2011).Já o ensino de Inglês no ensino fundamental I será investigado com base emGraddol (2006) e Rocha (2008).Por fim, oCurrículo oficial da PMSP será norteado pelas Orientações Curriculares da PMSP (2007) e o currículo oficial do ensino fundamental I será guiado pela portaria 5.361 de 04 de dezembro de 2011.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de língua inglesa para criançasLíngua inglesa no Ensino Fundamental IConto de fadasReceita culináriaReflexão críticaEnglish language teaching for childrenEnglish language in Elementary School IFairy taleCooking recipeCritical reflectionReflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdfapplication/pdf4251659https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/1/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf05813e37ca904e513bb1c328180f8388MD51TEXTANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.txtANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain174523https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/2/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txtd6ca7607122340c720a027caf8f9377aMD52THUMBNAILANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.jpgANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/3/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg1f48cdd8b92f77e7e1a584b6c89e0d82MD53handle/333062023-07-06 01:06:56.804oai:repositorio.pucsp.br:handle/33306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:06:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
title |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I Souza, Ana Paula Souto Soares De CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de língua inglesa para crianças Língua inglesa no Ensino Fundamental I Conto de fadas Receita culinária Reflexão crítica English language teaching for children English language in Elementary School I Fairy tale Cooking recipe Critical reflection |
title_short |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
title_full |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
title_sort |
Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I |
author |
Souza, Ana Paula Souto Soares De |
author_facet |
Souza, Ana Paula Souto Soares De |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Souto Soares De |
contributor_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de língua inglesa para crianças Língua inglesa no Ensino Fundamental I Conto de fadas Receita culinária Reflexão crítica English language teaching for children English language in Elementary School I Fairy tale Cooking recipe Critical reflection |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua inglesa para crianças Língua inglesa no Ensino Fundamental I Conto de fadas Receita culinária Reflexão crítica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English language teaching for children English language in Elementary School I Fairy tale Cooking recipe Critical reflection |
description |
The present work aims to reflect on my teaching practice in elementary school I. The research revolves around the planning, application and analysis of data from a didactic sequence to a third year English class of elementary school I. At the same time, analyze the data, the teacher-researcher discoversthat everything she does in the classroom is questionable, moreover, she realizes that she teaches vocabulary and that she speaks in English only the words she thinks necessary. These perceptions lead to a process of reflection on the practice itself triggering in a reconstruction of the planningTo support this study I will have as a starting point the Language that will be discussed through Vygotsky's studies from Jobim and Souza (1995) and Rego (2002).The concept of gender will be of great importance in this study and will be presented by the view of Marcuschi (2008) and Schnewly (2011).The teaching of English in elementary school I will be investigated by Graddol (2006) and Rocha (2008).The official PMSP Curriculum will be based on the PMSP Curricular Guidelines (2007) and the official elementary school curriculum I will be guided by ordinance 5,361 of December 4, 2011 |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:18:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:18:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Souto Soares De. Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306 |
identifier_str_mv |
Souza, Ana Paula Souto Soares De. Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/1/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/2/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/3/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05813e37ca904e513bb1c328180f8388 d6ca7607122340c720a027caf8f9377a 1f48cdd8b92f77e7e1a584b6c89e0d82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277776743628800 |