Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Souto Soares De
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306
Resumo: The present work aims to reflect on my teaching practice in elementary school I. The research revolves around the planning, application and analysis of data from a didactic sequence to a third year English class of elementary school I. At the same time, analyze the data, the teacher-researcher discoversthat everything she does in the classroom is questionable, moreover, she realizes that she teaches vocabulary and that she speaks in English only the words she thinks necessary. These perceptions lead to a process of reflection on the practice itself triggering in a reconstruction of the planningTo support this study I will have as a starting point the Language that will be discussed through Vygotsky's studies from Jobim and Souza (1995) and Rego (2002).The concept of gender will be of great importance in this study and will be presented by the view of Marcuschi (2008) and Schnewly (2011).The teaching of English in elementary school I will be investigated by Graddol (2006) and Rocha (2008).The official PMSP Curriculum will be based on the PMSP Curricular Guidelines (2007) and the official elementary school curriculum I will be guided by ordinance 5,361 of December 4, 2011
id PUC_SP-1_46d91a2ddc9d77095873e3dfd6f11f77
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33306
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Shimoura, Alzira da SilvaSouza, Ana Paula Souto Soares De2023-07-05T19:18:07Z2023-07-05T19:18:07Z2017-02-14Souza, Ana Paula Souto Soares De. Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306The present work aims to reflect on my teaching practice in elementary school I. The research revolves around the planning, application and analysis of data from a didactic sequence to a third year English class of elementary school I. At the same time, analyze the data, the teacher-researcher discoversthat everything she does in the classroom is questionable, moreover, she realizes that she teaches vocabulary and that she speaks in English only the words she thinks necessary. These perceptions lead to a process of reflection on the practice itself triggering in a reconstruction of the planningTo support this study I will have as a starting point the Language that will be discussed through Vygotsky's studies from Jobim and Souza (1995) and Rego (2002).The concept of gender will be of great importance in this study and will be presented by the view of Marcuschi (2008) and Schnewly (2011).The teaching of English in elementary school I will be investigated by Graddol (2006) and Rocha (2008).The official PMSP Curriculum will be based on the PMSP Curricular Guidelines (2007) and the official elementary school curriculum I will be guided by ordinance 5,361 of December 4, 2011O presente trabalho tem como objetivo a reflexãocríticaacerca da prática docenteda professora e pesquisadorano ensino fundamental I. A pesquisa gira em torno do planejamento, aplicação e análise de dados de uma sequência didática para uma turma de Inglês de terceiro ano do ensino fundamental I. Ao analisar os dados, a professora-pesquisadora descobre que tudo o que faz em sala de aula é questionável. Além disso, percebe que ministraaulassobrevocabulário e fala em Inglês somenteas palavras as quais julganecessárias. Essas percepções levam-na a um processo de reflexão sobre a própria prática, desencadeando uma reconstrução do planejamento.Para embasar esse estudo,teve-secomo ponto de partida a Linguagem discutida por meio dos estudos de Vygotsky sob a ótica de Jobim e Souza (1995) e Rego (2002).O conceito de gênero terá grande importância neste estudo e será apresentado pela visão de Marcuschi (2008) e Schnewly(2011).Já o ensino de Inglês no ensino fundamental I será investigado com base emGraddol (2006) e Rocha (2008).Por fim, oCurrículo oficial da PMSP será norteado pelas Orientações Curriculares da PMSP (2007) e o currículo oficial do ensino fundamental I será guiado pela portaria 5.361 de 04 de dezembro de 2011.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de língua inglesa para criançasLíngua inglesa no Ensino Fundamental IConto de fadasReceita culináriaReflexão críticaEnglish language teaching for childrenEnglish language in Elementary School IFairy taleCooking recipeCritical reflectionReflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdfapplication/pdf4251659https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/1/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf05813e37ca904e513bb1c328180f8388MD51TEXTANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.txtANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain174523https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/2/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txtd6ca7607122340c720a027caf8f9377aMD52THUMBNAILANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.jpgANA PAULA SOUTO SOARES DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/3/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg1f48cdd8b92f77e7e1a584b6c89e0d82MD53handle/333062023-07-06 01:06:56.804oai:repositorio.pucsp.br:handle/33306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:06:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
title Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
spellingShingle Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
Souza, Ana Paula Souto Soares De
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de língua inglesa para crianças
Língua inglesa no Ensino Fundamental I
Conto de fadas
Receita culinária
Reflexão crítica
English language teaching for children
English language in Elementary School I
Fairy tale
Cooking recipe
Critical reflection
title_short Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
title_full Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
title_fullStr Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
title_sort Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I
author Souza, Ana Paula Souto Soares De
author_facet Souza, Ana Paula Souto Soares De
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Souto Soares De
contributor_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de língua inglesa para crianças
Língua inglesa no Ensino Fundamental I
Conto de fadas
Receita culinária
Reflexão crítica
English language teaching for children
English language in Elementary School I
Fairy tale
Cooking recipe
Critical reflection
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua inglesa para crianças
Língua inglesa no Ensino Fundamental I
Conto de fadas
Receita culinária
Reflexão crítica
dc.subject.eng.fl_str_mv English language teaching for children
English language in Elementary School I
Fairy tale
Cooking recipe
Critical reflection
description The present work aims to reflect on my teaching practice in elementary school I. The research revolves around the planning, application and analysis of data from a didactic sequence to a third year English class of elementary school I. At the same time, analyze the data, the teacher-researcher discoversthat everything she does in the classroom is questionable, moreover, she realizes that she teaches vocabulary and that she speaks in English only the words she thinks necessary. These perceptions lead to a process of reflection on the practice itself triggering in a reconstruction of the planningTo support this study I will have as a starting point the Language that will be discussed through Vygotsky's studies from Jobim and Souza (1995) and Rego (2002).The concept of gender will be of great importance in this study and will be presented by the view of Marcuschi (2008) and Schnewly (2011).The teaching of English in elementary school I will be investigated by Graddol (2006) and Rocha (2008).The official PMSP Curriculum will be based on the PMSP Curricular Guidelines (2007) and the official elementary school curriculum I will be guided by ordinance 5,361 of December 4, 2011
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:18:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:18:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Ana Paula Souto Soares De. Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306
identifier_str_mv Souza, Ana Paula Souto Soares De. Reflexão crítica sobre o trabalho com conto de fadas e receita culinária no ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/1/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/2/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33306/3/ANA%20PAULA%20SOUTO%20SOARES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05813e37ca904e513bb1c328180f8388
d6ca7607122340c720a027caf8f9377a
1f48cdd8b92f77e7e1a584b6c89e0d82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277776743628800