Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056 |
Resumo: | This study aims to investigate the action of description as a tool for guiding the development process of critical reflection of English teachers in public schools, and more specifically understand and analyze how the action of description can assist in conducting this critical reflection. For that, we analyzed and compared three versions of the action of description, elaborated during Reflexão na/sobre a ação, in the course Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. The study is done through action research, with interpretive view, based on the performance of an English teacher in public school. This research is theoretically based on the following authors: Liberali (2008), with fundamental questions about the teacher’s formation; Perrenoud (2002), Romero (2009); Magalhães (2004), Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987), Gomez (1992), Freeman (1992), apud Shimoura and Fidalgo (2007), Vygotsky (1934), cited Liberali (2008); Leontiev (1972), Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat - Orecchioni (2006), among others. The results of the research reveal the process of reconstruction of the action of description and also show how this action became an important instrument for the conduct of critical reflection |
id |
PUC_SP-1_5f9e600a807c9f3f9b8e6c6a67423aa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/30056 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Shimoura, Alzira da SilvaCruz, Danieide Rodrigues da2022-11-11T21:30:22Z2022-11-11T21:30:22Z2013-03-26Cruz, Danieide Rodrigues da. Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056This study aims to investigate the action of description as a tool for guiding the development process of critical reflection of English teachers in public schools, and more specifically understand and analyze how the action of description can assist in conducting this critical reflection. For that, we analyzed and compared three versions of the action of description, elaborated during Reflexão na/sobre a ação, in the course Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. The study is done through action research, with interpretive view, based on the performance of an English teacher in public school. This research is theoretically based on the following authors: Liberali (2008), with fundamental questions about the teacher’s formation; Perrenoud (2002), Romero (2009); Magalhães (2004), Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987), Gomez (1992), Freeman (1992), apud Shimoura and Fidalgo (2007), Vygotsky (1934), cited Liberali (2008); Leontiev (1972), Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat - Orecchioni (2006), among others. The results of the research reveal the process of reconstruction of the action of description and also show how this action became an important instrument for the conduct of critical reflectionEste estudo objetiva investigar a ação do descrever como um instrumento para a condução do processo de desenvolvimento da reflexão crítica de professores nas aulas de língua inglesa na escola pública; mais especificamente compreender e analisar como a ação do descrever pode auxiliar na condução dessa reflexão crítica. Para tanto, são analisadas e comparadas três versões da ação do descrever, elaboradas durante a disciplina de Reflexão na/sobre a ação, no curso de Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. O estudo é feito por meio da pesquisa-ação, com cunho interpretativista, com base na atuação de uma professora de língua inglesa na escola pública. Esta pesquisa baseia-se teoricamente nos seguintes autores: Liberali (2008), com questões fundamentais sobre a formação de professor; Perrenoud (2002); Romero (2009); Magalhães (2004); Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987); Gomez (1992); Freeman (1992), apud Fidalgo e Shimoura (2007); Vygotsky (1934), apud Liberali (2008); Leontiev (1972); Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat-Orecchioni (2006), entre outros estudiosos. Os resultados da pesquisa revelaram o processo de reconstruções da ação do descrever e mostrou também como essa ação se constituiu em um importante instrumento para a condução da reflexão críticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASReflexão críticaLíngua estrangeiraFormação de professoresEscola públicaCritical reflectionForeign languageTeacher trainingPublic schoolFormação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdfapplication/pdf999795https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/1/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf4f42a89f8f26840f8c446027da8bb38fMD51TEXTDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.txtDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.txtExtracted texttext/plain168687https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/2/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.txtc9cd26c18cb3edf395a84f56c359c00eMD52THUMBNAILDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.jpgDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/3/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.jpgdc74742b7b694cb9e4662e46ec0b948dMD53handle/300562022-11-12 01:08:01.97oai:repositorio.pucsp.br:handle/30056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
title |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
spellingShingle |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública Cruz, Danieide Rodrigues da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Reflexão crítica Língua estrangeira Formação de professores Escola pública Critical reflection Foreign language Teacher training Public school |
title_short |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
title_full |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
title_fullStr |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
title_sort |
Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública |
author |
Cruz, Danieide Rodrigues da |
author_facet |
Cruz, Danieide Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Danieide Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Shimoura, Alzira da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Reflexão crítica Língua estrangeira Formação de professores Escola pública Critical reflection Foreign language Teacher training Public school |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão crítica Língua estrangeira Formação de professores Escola pública |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical reflection Foreign language Teacher training Public school |
description |
This study aims to investigate the action of description as a tool for guiding the development process of critical reflection of English teachers in public schools, and more specifically understand and analyze how the action of description can assist in conducting this critical reflection. For that, we analyzed and compared three versions of the action of description, elaborated during Reflexão na/sobre a ação, in the course Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. The study is done through action research, with interpretive view, based on the performance of an English teacher in public school. This research is theoretically based on the following authors: Liberali (2008), with fundamental questions about the teacher’s formation; Perrenoud (2002), Romero (2009); Magalhães (2004), Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987), Gomez (1992), Freeman (1992), apud Shimoura and Fidalgo (2007), Vygotsky (1934), cited Liberali (2008); Leontiev (1972), Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat - Orecchioni (2006), among others. The results of the research reveal the process of reconstruction of the action of description and also show how this action became an important instrument for the conduct of critical reflection |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:30:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cruz, Danieide Rodrigues da. Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056 |
identifier_str_mv |
Cruz, Danieide Rodrigues da. Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/1/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/2/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/3/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f42a89f8f26840f8c446027da8bb38f c9cd26c18cb3edf395a84f56c359c00e dc74742b7b694cb9e4662e46ec0b948d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277808575250432 |