Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Danieide Rodrigues da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056
Resumo: This study aims to investigate the action of description as a tool for guiding the development process of critical reflection of English teachers in public schools, and more specifically understand and analyze how the action of description can assist in conducting this critical reflection. For that, we analyzed and compared three versions of the action of description, elaborated during Reflexão na/sobre a ação, in the course Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. The study is done through action research, with interpretive view, based on the performance of an English teacher in public school. This research is theoretically based on the following authors: Liberali (2008), with fundamental questions about the teacher’s formation; Perrenoud (2002), Romero (2009); Magalhães (2004), Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987), Gomez (1992), Freeman (1992), apud Shimoura and Fidalgo (2007), Vygotsky (1934), cited Liberali (2008); Leontiev (1972), Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat - Orecchioni (2006), among others. The results of the research reveal the process of reconstruction of the action of description and also show how this action became an important instrument for the conduct of critical reflection
id PUC_SP-1_5f9e600a807c9f3f9b8e6c6a67423aa0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/30056
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Shimoura, Alzira da SilvaCruz, Danieide Rodrigues da2022-11-11T21:30:22Z2022-11-11T21:30:22Z2013-03-26Cruz, Danieide Rodrigues da. Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056This study aims to investigate the action of description as a tool for guiding the development process of critical reflection of English teachers in public schools, and more specifically understand and analyze how the action of description can assist in conducting this critical reflection. For that, we analyzed and compared three versions of the action of description, elaborated during Reflexão na/sobre a ação, in the course Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. The study is done through action research, with interpretive view, based on the performance of an English teacher in public school. This research is theoretically based on the following authors: Liberali (2008), with fundamental questions about the teacher’s formation; Perrenoud (2002), Romero (2009); Magalhães (2004), Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987), Gomez (1992), Freeman (1992), apud Shimoura and Fidalgo (2007), Vygotsky (1934), cited Liberali (2008); Leontiev (1972), Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat - Orecchioni (2006), among others. The results of the research reveal the process of reconstruction of the action of description and also show how this action became an important instrument for the conduct of critical reflectionEste estudo objetiva investigar a ação do descrever como um instrumento para a condução do processo de desenvolvimento da reflexão crítica de professores nas aulas de língua inglesa na escola pública; mais especificamente compreender e analisar como a ação do descrever pode auxiliar na condução dessa reflexão crítica. Para tanto, são analisadas e comparadas três versões da ação do descrever, elaboradas durante a disciplina de Reflexão na/sobre a ação, no curso de Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. O estudo é feito por meio da pesquisa-ação, com cunho interpretativista, com base na atuação de uma professora de língua inglesa na escola pública. Esta pesquisa baseia-se teoricamente nos seguintes autores: Liberali (2008), com questões fundamentais sobre a formação de professor; Perrenoud (2002); Romero (2009); Magalhães (2004); Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987); Gomez (1992); Freeman (1992), apud Fidalgo e Shimoura (2007); Vygotsky (1934), apud Liberali (2008); Leontiev (1972); Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat-Orecchioni (2006), entre outros estudiosos. Os resultados da pesquisa revelaram o processo de reconstruções da ação do descrever e mostrou também como essa ação se constituiu em um importante instrumento para a condução da reflexão críticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASReflexão críticaLíngua estrangeiraFormação de professoresEscola públicaCritical reflectionForeign languageTeacher trainingPublic schoolFormação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdfapplication/pdf999795https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/1/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf4f42a89f8f26840f8c446027da8bb38fMD51TEXTDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.txtDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.txtExtracted texttext/plain168687https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/2/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.txtc9cd26c18cb3edf395a84f56c359c00eMD52THUMBNAILDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.jpgDANIEIDE RODRIGUES DA CRUZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/3/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.jpgdc74742b7b694cb9e4662e46ec0b948dMD53handle/300562022-11-12 01:08:01.97oai:repositorio.pucsp.br:handle/30056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
title Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
spellingShingle Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
Cruz, Danieide Rodrigues da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Reflexão crítica
Língua estrangeira
Formação de professores
Escola pública
Critical reflection
Foreign language
Teacher training
Public school
title_short Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
title_full Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
title_fullStr Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
title_full_unstemmed Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
title_sort Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública
author Cruz, Danieide Rodrigues da
author_facet Cruz, Danieide Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Danieide Rodrigues da
contributor_str_mv Shimoura, Alzira da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Reflexão crítica
Língua estrangeira
Formação de professores
Escola pública
Critical reflection
Foreign language
Teacher training
Public school
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão crítica
Língua estrangeira
Formação de professores
Escola pública
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical reflection
Foreign language
Teacher training
Public school
description This study aims to investigate the action of description as a tool for guiding the development process of critical reflection of English teachers in public schools, and more specifically understand and analyze how the action of description can assist in conducting this critical reflection. For that, we analyzed and compared three versions of the action of description, elaborated during Reflexão na/sobre a ação, in the course Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública. The study is done through action research, with interpretive view, based on the performance of an English teacher in public school. This research is theoretically based on the following authors: Liberali (2008), with fundamental questions about the teacher’s formation; Perrenoud (2002), Romero (2009); Magalhães (2004), Schön (2000); Celani (2004); Schön (1987), Gomez (1992), Freeman (1992), apud Shimoura and Fidalgo (2007), Vygotsky (1934), cited Liberali (2008); Leontiev (1972), Bakhtin (1979), apud Liberali (2008); Kerbrat - Orecchioni (2006), among others. The results of the research reveal the process of reconstruction of the action of description and also show how this action became an important instrument for the conduct of critical reflection
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cruz, Danieide Rodrigues da. Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056
identifier_str_mv Cruz, Danieide Rodrigues da. Formação de professores: o descrever como instrumento no processo de desenvolvimento da reflexão crítica do professor nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/1/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/2/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30056/3/DANIEIDE%20RODRIGUES%20DA%20CRUZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f42a89f8f26840f8c446027da8bb38f
c9cd26c18cb3edf395a84f56c359c00e
dc74742b7b694cb9e4662e46ec0b948d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277808575250432